Graduação em Matemática (Licenciatura) (Petrópolis, Rio de Janeiro)

Universidade Católica de Petrópolis

Localização:Petrópolis - Rio de Janeiro

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do Egresso:

Com relação ao somatório de competências e habilidades específicas almejadas para a formação de um licenciado em Matemática tem-se que:
expressar-se com clareza e precisão nas formas oral e escrita, considerando a necessidade de mediar a relação entre o conhecimento matemático e o aluno, ou seja, tornar o saber matemático acumulado em saber escolar, passível de ensino e de aprendizagem.
trabalhar com equipes multidisciplinares, propiciando a visualização das relações que a Matemática mantém com as outras áreas do conhecimento.
compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas, organizando situações que favoreçam a construção de conceitos, promovendo debates e socializando soluções.
fazer de sua prática profissional uma fonte de produção de conhecimento e de aprendizagem continuada, sempre atento às influências sociais e culturais no processo de transformação do saber científico em saber escolar.
elaborar propostas de ensino-aprendizagem para a educação básica, preferencialmente, numa perspectiva interdisciplinar, reconhecendo as referências sociais e culturais dos alunos, assim como os conhecimentos prévios, sistematizados ou não.
analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica, tendo como parâmetro o conhecimento das propostas curriculares para a área e seus fundamentos, no decorrer do tempo.
cuidar para que o desenrolar das propostas pedagógicas na sala de aula favoreçam a criatividade e a autonomia intelectual dos educandos, considerando a flexibilidade do pensamento matemático presente nos diversos grupos.
enfatizar os conceitos, mais do que as técnicas, fórmulas e algoritmos. Esses últimos devem ser tratados e compreendidos como sínteses possíveis, mas não absolutas.
favorecer o trabalho em projetos coletivos, dentro das unidades escolares do ensino básico, possibilitando a conexão da Matemática com as outras áreas do conhecimento.


A Profissão e o Mercado de Trabalho:

A área de atuação profissional é a docência na educação básica, nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Exigindo cada vez mais profissionais competentes e bem formados, o atual mercado de trabalho para o professor é amplo e promissor, pois seu profissional pode atuar em toda a rede de escolas públicas e particulares. Além disso, o profissional que optar pelo ensino fundamental e médio em escolas públicas tem perspectivas otimistas no novo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que prevê o incentivo e a qualificação do corpo docente nos próximos anos. Enquanto tantas profissões vivem o fantasma do desemprego, a procura por professores só aumenta. Segundo estimativa realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), faltam 235.000 professores no Brasil. É, portanto, que, a partir de dados impactantes como este, podemos garantir que atualmente o mercado de trabalho para o licenciado é, sem dúvida, significativamente promissor, uma vez que vem absorvendo rapidamente os profissionais da área.
Outra possibilidade, ainda, está nas universidades onde o licenciado pode fazer cursos de pós-graduação em áreas correlatas, a fim de atuar no ensino superior.
Além de atuar nas instituições de ensino os professores de Matemática
atualmente encontram espaços em instituições públicas, bancos, corretoras de mercado financeiro ou de seguros. Nessas empresas, o matemtico pode atuar como consultor, analista de dados, analista de tendências de mercado e de riscos de investimentos. Outra possibilidade está em continuar seus estudos em cursos de pós-graduação em áreas como Educação Matemática, Matemática Aplicada, Estatística, Ciência da Computação, Física e diferentes ramos da Engenharia.
O licenciado em Matemática poderá ainda atuar no ensino não-formal, até agora pouco explorado, como ensino a distância.

Plano de estudos

Linguagem e redação
Introdução à filosofia
História da matemática
Matemática I
Resolução de problemas
Introdução à formação docente
Álgebra
Metodologia do estudo e da pesquisa
Matemática II
Elementos de desenho geométrico
Didática
Elementos de trigonometria
Políticas educacionais
Introdução à teologia I
Elementos de geometria
Informática em educação matemática
Matemática III
Avaliação educacional
Ética
Elementos de álgebra
Geometria analítica e cálculo vetorial
Elementos de estatística
Introdução à teologia II
Estágio supervisionado em matemática I
Elementos de matemática financeira
Psicologia da educação
Matemática IV
Cálculo numérico
Tendências em educação matemática
Estágio supervisionado em matemática II
Álgebra linear
Elementos de física I
Lógica matemática
Projeto de pesquisa
Estágio supervisionado em matemática III
Ética profissional na educação
Análise vetorial
Elementos de física II
Monografia
Filosofia da ciência
Estágio supervisionado em matemática IV

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