Graduação em Medicina (Nazaré, Bahia)

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Localização:Nazaré - Bahia

Duração:6 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos:

Norteado por princípios éticos, democráticos e humanísticos, o curso de Medicina tem como propósito a formação de um médico generalista, apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde e capacitado para o atendimento e cuidado integral ao paciente, família e comunidade.



Perfil do profissional:

Para tanto, desenvolve um perfil de profissional que deve apropriar-se de saberes científicos, técnicos e tecnológicos e incorporar atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer médico, desenvolvendo comportamentos orientados por valores éticos de uma medicina solidária e participativa, apoiada numa relação médico-paciente de boa qualidade, com senso de responsabilidade nas ações e decisões do cotidiano, respeito e compromisso consigo mesmo, com o paciente, com a vida e a cidadania, bem como ser capaz de atitude equânime nos atendimentos e procedimentos médicos aliada à aplicação crítica dos recursos cognitivos, técnicos e tecnológicos.



Currículo do curso:

A estrutura curricular do curso de Medicina é centrada no estudante, compreendido como o sujeito do processo histórico e intransferível de aprender. Baseia-se, também, na concepção crítico-reflexiva de educação e na busca da emancipação do ser que aprende e se educa. Para isso, apoia-se na problematização e na contextualização, em ações integradas interdisciplinarmente, e na conexão de conteúdos em feixes ou redes de conhecimentos, durante todo o percurso de formação do futuro profissional.

A concepção pedagógica do curso considera o estudante como um sujeito ativo e participativo do seu processo de aprender, dispondo de seus conhecimentos prévios e das condições necessárias para aprender a aprender, na busca da articulação entre a teoria e a prática para que haja uma aprendizagem significativa.

O estudante é estimulado à prática de atividades cooperativas, trabalhando em pequenos grupos, de forma ativa, responsável e colaborativa, sob a mediação de professores/tutores. O professor tem novo papel, atuando como mediador da relação entre o sujeito que aprende e o objeto de estudo a ser aprendido.

A prática avaliativa considera a avaliação como parte integrante do processo de formação profissional do médico, representando, em cada momento de avaliação uma oportunidade a mais de aprender, tendo aluno e professor como parceiros e coresponsáveis pelo sucesso do desempenho do futuro profissional.

O curso desenvolve-se em seis anos e, já no primeiro ano, o estudante inicia seu processo de aproximação e compromisso de atuação, crescentes em nível de envolvimento e complexidade, com pessoas e comunidades que atenderá como futuro médico. Começa, portanto, sua prática médica atuando na prevenção e promoção da saúde e, paulatinamente, passa a trabalhar, também, em unidades de saúde da família, em ambulatórios e hospitais, no diagnóstico e tratamento das doenças, tendo como referencial a interação entre as várias dimensões envolvidas no processo da saúde/doença - biológicas, psicológicas, sociais e ambientais - e a comunicação eficaz com o paciente, os colegas e a comunidade.

O curso da Bahiana está afinado com as políticas públicas, emanadas do Ministério da Saúde e atreladas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação - CNE / MEC / INEP, tendo obtido, em 2005, o conceito máximo (CMB) nos quesitos Projeto Político-Pedagógico, corpo docente e condições institucionais.

Mais de 60% dos professores são mestres e doutores, sendo a maioria do corpo docente constituída por profissionais atuantes nos vários segmentos da área de saúde, destacando-se, entre eles, pesquisadores com importantes publicações internacionais. Desde o início do curso, o estudante é estimulado a participar do Programa de Iniciação Científica, das inúmeras monitorias e projetos de pesquisa e extensão, com o objetivo de desenvolver uma postura de investigação científica permanente e de comprometimento cotidiano em bem servir à comunidade. Como cerca de 70% dos médicos registrados no CREMEB são oriundos da EBMSP, a melhoria permanente da qualidade do ensino é mais do que uma necessidade ou um desejo. É, acima de tudo, uma obrigação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para com a população.

Plano de estudos

Matriz Curricular

Componentes Curriculares C. H.
Metodologia Instrumental 25
Primeiros Socorros 54
Psicologia Médica 30
Biossegurança 10
Biomorfologia - I ( Anatomia I, Embriologia I e Histologia I ) 180
Saúde Comunitária I 36
Biologia Molecular e Celular - BMC 70
Biomorfologia - II ( Anatomia II, Embriologia II e Histologia II ) 180
Ética e Bioética 30
Saúde Comunitária I I 60
Desenvolvemto e Ciclos de Vida - DCV 40
Saúde da Família 35
Saúde Comunitária I I 60
Biofunção I (Bioquímica Médica, Fisiologia e Biofisica) 180
Introdução à Técnica Operatória 36
Saúde da Criança I 36
Saúde da Mulher I 36
Patologia Geral 80
Biofunção II 75
Biointeração (Imunologia, Parasitologia. e Microbiologia) 270
Saúde Comunitária I I I 72
Técnica Operatória e Cirurgia Experimental - I 75
Clínica Integrada - I 467
Técnica Operatória e Cirurgia Experimental - II 75
Clínica Integrada - II 396
Elem. de Metodologia Epidemiológica e Comunicação Científica - I 25
Medicina Legal 48
Saúde do Adulto e do Idoso - I 517
Saúde do Adulto e do Idoso - II 97
Elem. de Metodologia Epidemiológica e Comunicação Científica - II 35
Saúde da Criança II 48
Saúde da Mulher II - (Ginecologia) 40
Saúde da Mulher III - (Obstetrícia) 44
Saúde do Adulto e do Idoso - III 268
Saúde do Adulto e do Idoso - IV 183
Clínica Cirúrgica 300
Clínica Médica 300
Pediatria 300
Saúde Coletiva 300
Tocoginecologia 300
Emergências Médicas 432
Internato - I - Clínica Médica 1080
Internato Opcional - II 72

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