Graduação em Nutrição (Bacharelado) (Joinville, Santa Catarina)

Centro Universitário - Católica de Santa Catarina

Localização:Joinville - Santa Catarina

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A profissão

Atenção à saúde; Tomada de decisões; Comunicação; Liderança; Administração e gerenciamento; Educação permanente, são alguns dos conhecimentos requeridos para o exercício da profissão de nutricionista. Dotar os profissionais dessas competências e habilidades gerais deve ser a intencionalidade dos cursos de formação inicial.

O Curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina tem como objetivo a formação de um profissional com visão generalista, humanista e crítica, apto para atuar, de forma ética e inovadora, com os conhecimentos advindos da ciência dos alimentos e sua relação com a saúde humana, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, a partir do entendimento e interpretação das demandas da sociedade, com vistas à promoção, à prevenção, à manutenção e à recuperação da saúde humana.

Mercado de trabalho

De acordo com a RESOLUÇÃO N° 380/2005 do Conselho Federal de Nutrição o bacharel em Nutrição pode atuar em diferentes áreas:

- Alimentação Coletiva: Na gestão do processo produtivo de refeições para coletividades em Unidades de Alimentação e Nutrição - UAN em empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria, serviços de bufê e de alimentos congelados, cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador?.
- Nutrição Clinica: atividades de alimentação e Nutrição realizada nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios, nos banco de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos SPAS e atendimento domiciliar.
- Saúde Coletiva: atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais de atenção básica. Atua também na Vigilância em saúde que se estrutura em ações de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.
- Indústria de Alimentos: desenvolvimento de produtos relacionados à alimentação e à nutrição.
- Nutrição em Esportes: atividades relacionadas à alimentação e nutrição em academias e clubes esportivos.
- Atividade de marketing e publicidade científica: atividades relacionadas à alimentação e nutrição, bem como atividades de assessoria e consultorias alimentar e nutricional.
- Docência: atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição.

Por que fazer Nutrição no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina?

A elaboração do projeto de criação do Curso de Nutrição pautou-se na demanda identificada na região, bem como em diretrizes e fundamentações específicas.

Além das disciplinas obrigatórias, o Curso de Nutrição oferece a oportunidade para que o acadêmico participe de atividades de formação por meio de diferentes componentes curriculares. O acadêmico poderá flexibilizar a própria formação cursando outras disciplinas de interesse nos cursos ofertados pela IES, participar de Projetos Comunitários, desenvolver o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e não Obrigatório em locais que ampliem o referencial prático e teórico profissional; optar pelo desenvolvimento de pesquisa na área do curso com temáticas de interesse do acadêmico, seja através do PROINPES ou mesmo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além disso, há a possibilidade de participar de atividades complementares, extracurriculares.

O curso

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os conteúdos do curso de Nutrição deverão estar relacionados -[...] com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em nutrição- (BRASIL, 2001, p. 3).

As disciplinas do curso foram estruturadas a partir das seguintes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais, Humanas e Econômicas; Ciências da Alimentação e Nutrição.

Oferta Educativa semelhante