Graduação em Nutrição (São Carlos, São Paulo)

Centro Universitário Central Paulista

Localização:São Carlos - São Paulo

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O CURSO:

O curso de Nutrição da UNICEP objetiva formar um nutricionista com perfil generalista para atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição sejam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

No mercado de trabalho, o nutricionista pode atuar em consultórios, clínicas, hospitais (dietoterapia), academias, unidades de alimentação e nutrição (restaurantes industriais, hotéis e hospitais), saúde pública (programas governamentais, escolas e creches), ambulatórios, postos de saúde, spas, indústrias de alimentos, universidades e marketing.

A PROFISSÃO DO NUTRICIONISTA:

A profissão de nutricionista teve sua regulamentação atualizada pela lei nº 8234 de 17 de setembro de 1991. De acordo com a Lei, o nutricionista está apto a exercer funções técnicas, administrativas, educativas, de assessoria, consultoria e de pesquisa, podendo atuar nas áreas de Nutrição Clínica, Nutrição Experimental, Nutrição em Saúde Pública, Administração de Unidades de Alimentação, Nutrição Esportiva e Nutrição e Marketing.

HISTÓRICO DO CURSO:

O Curso de Nutrição do Centro Universitário Central Paulista, foi criado pela Resolução CONSEPE nº 005, de 18 de outubro de 2001. O curso recebeu sua primeira turma em fevereiro de 2002 e, desde então, novas turmas são recebidas anualmente. De forma excepcional, ocorreu o ingresso de uma turma em agosto de 2002.

Desde sua criação, buscou formar um profissional tecnicamente preparado, atualizado e comprometido com a construção de novos conhecimentos nas áreas de alimento, alimentação e nutrição, visando à promoção, à proteção e à recuperação da saúde humana. A proposta da seqüência curricular buscou atender o disposto nas diretrizes curriculares do MEC bem como as necessidades do mercado de trabalho do futuro profissional.

O desafio de oferecer vagas em período noturno é parte do projeto do curso, como forma de possibilitar maior inclusão educacional e social àqueles que têm necessidade de manter seus empregos/trabalhos em horário comercial, oferecendo oportunidade de buscarem formação superior em horário não comercial.

O curso de Nutrição oferece, periodicamente, atividades de extensão colocando os alunos e professores em atividades práticas, sempre enfocando temas atuais, visando a prestação de serviços à comunidade.

OBJETIVOS DO CURSO:

O nutricionista dedica-se à orientação alimentar personalizada e a outras formas de intervenção nutricional, visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida. Seu campo de trabalho se estende a hospitais, restaurantes industriais, escolas, hotéis, consultórios dietéticos, ambulatórios, centros de saúde, creches, indústrias de alimentos, instituições de pesquisa, universidades e, também a trabalhos em marketing e nutrição de atletas.

O curso de Nutrição do UNICEP, em acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares tem como objetivos:

Formar um profissional capaz de atuar, pautado em princípios éticos, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Oferecer condições para atuação do nutricionista no planejamento, organização, gerenciamento e avaliação de Unidades de Alimentação e Nutrição.
Desenvolver adequada formação profissional do futuro nutricionista deixando-o apto a planejar, prescrever, elaborar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.
Formar um profissional apto a atuar em comunidades agindo em políticas e em programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.

PERFIL DO FUTURO PROFISSIONAL:

O aluno egresso do Curso de Nutrição do UNICEP deverá, ainda de acordo com as Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo MEC, apresentar as seguintes competência e habilidades:

Atuar articulando os conhecimentos biológicos, políticos, econômicos e sociais em todas as áreas em que a alimentação e a nutrição são fundamentais para preservar, promover e recuperar a saúde de indivíduos e grupos populacionais;

Desenvolver atividades técnico-científicas específicas no campo da nutrição e alimentação humana, com percepção crítica da realidade social, econômica, cultural e política, em nível individual e coletivo.

Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.

Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional do indivíduo e de grupos populacionais.

Exercer a prática da nutrição clínica, em caráter preventivo e terapêutico.

Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em suas áreas de atuação.

Atuar em políticas e em programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.

Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional.

Avaliar e diagnosticar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.

Planejar, organizar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.

Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.

Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades nas áreas de alimentação e nutrição.
Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação.

Atuação em marketing em alimentação e nutrição.

Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.

Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.

Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição.

Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais.
Direcionar a prática profissional do interesse social, à cidadania e à ética.

Oferta Educativa semelhante