Localização:Osvaldo Cruz - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
Formar profissionais capazes de aliar a competência profissional a uma consciência crítica, contemplando as tendências que regem a produção do saber na área da educação, para a aquisição das habilidades específicas, preparando-os para a vida, comprometidos com os avanços educacionais, com a ética profissional e a cidadania.
 
 
 O curso tem por objetivos específicos:
 
 » habilitar o profissional da pedagogia para atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, podendo cumprir,
 » outrossim, funções de supervisão técnica e orientação educacional, bem como na produção e difusão de conhecimentos nas áreas relacionadas à educação;
 » organizar a escola, visando transformá-la em ambiente propício a construção do saber;
 » formar cidadãos críticos e criativos.
 
 PERFIL
 
 
 
 Conforme o Art. 5º da Resolução 1, de 15 de maio de 2006, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:
 
 I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
 II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
 III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
 IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
 V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
 VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
 VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
 VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
 IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
 X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
 XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
 XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
 XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
 XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
 XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
 XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
 
 
 § 1º No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham e das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:
 
 I – promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;
 II – atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes;
 
 
 § 2º As mesmas determinações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.
 
 
Plano de estudos
PRIMEIRO ANO
 
 1º SEMESTRE 
 
 Língua Portuguesa I
 Didática I
 História da Educação Brasileira I
 Sociologia da Educação I
 Teorias da Educação I
 Filosofia da Educação I
 Metodologia Científica I
 Informática Aplicada I
 
 
 2º SEMESTRE 
 
 Língua Portuguesa II
 Didática II
 História da Educação Brasileira II
 Sociologia da Educação II
 Teorias da Educação II
 Filosofia da Educação II
 Metodologia Científica II
 Informática Aplicada II
 
 
 
 SEGUNDO ANO
 3º SEMESTRE 
 
 Língua Portuguesa III
 Política, Organização e Dinâmica da Escola I
 Psicologia da Educação I
 Planejamento e Gestão Educacional I
 Fundamentos da Educação Especial I
 Análise e Interpretação de Dados Estatísticos I
 Recreação e Jogos I
 Fundamentos e Metodologia da Alfabetização I
 
 
 4º SEMESTRE 
 
 Língua Portuguesa IV
 Política, Organização e Dinâmica da Escola II
 Psicologia da Educação II
 Planejamento e Gestão Educacional II
 Fundamentos da Educação Especial II
 Análise e Interpretação de Dados Estatísticos II
 Recreação e Jogos II
 Fundamentos e Metodologia da Alfabetização II
 
 
 
 TERCEIRO ANO
 
 5º SEMESTRE 
 
 Metodologia da Educação Infantil
 Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
 Artes na Expressão Infantil
 Competência Lógico-Matemática na Criança
 Ciências, Natureza e Sociedade na Educação Infantil
 Literatura Infantil
 Lúdico na Educação Infantil
 
 
 6º SEMESTRE 
 
 Metodologia do Ensino Fundamental
 Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
 Arte no Ensino Fundamental
 Matemática no Ensino Fundamental
 Ciências Naturais no Ensino Fundamental
 História no Ensino Fundamental
 Geografia no Ensino Fundamental
 
 
 QUARTO ANO
 
 7º SEMESTRE 
 
 
 Educação de Jovens e Adultos (EJA)
 Currículos e Programas
 Gestão Administrativa e Pedagógica
 Avaliação Educacional
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