Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (Nilópolis, Rio de Janeiro)

Uniabeu

Diploma oferecido:Licenciado em Pedagogia

Localização:Nilópolis - Rio de Janeiro

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos do curso
Formar o profissional de educação, inspirado nos princípios democráticos e libertador do homem, fundado no humanismo crítico ? dialético e nos ideais de solidariedade como responsabilidade social, que se revistam do propósito de desenvolvimento pleno da pessoa humana, para a práxis social como cidadão brasileiro e do mundo e atuem eticamente em prol do atingimento dos princípios e fins da Educação Nacional em perspectiva da qualidade que atenda aos anseios, necessidades e liberdade da sociedade brasileira em relação com as novas exigências científico- tecnológico contemporâneo. Deste modo, a finalidade do curso de Pedagogia se define na:

Formação do professor docente, capaz de exercer a investigação da realidade concreta ? enquanto práxis social ? na busca de referencial à gestão democrática e a práxis pedagógica, e que tenha como base os fundamentos teórico ? científico da educação contemporânea, afim de contribuir para a formação de um ser humano individual e coletivo comprometido com a transformação social;
A promoção da conexão entre a formação inicial, o exercício profissional e o incentivo a educação continuada, oferecendo cursos e/ eventos que possam promover a renovação de conhecimentos numa práxis dialética e holística.
Geral:
Formar professores para o magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, preparados para atuar na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, participando de planejamentos, coordenação, execução, acompanhamento e avaliação de atividades inerentes ao campo educacional e de ensino escolar e não-escolar, integrados com a realidade concreta da práxis social em seu tempo histórico, com sólida base de conhecimentos científicos, de cunho multidisciplinar e interdisciplinar, que o levem a exercer com consciência e ética suas atividades didático pedagógicas.

Específicos:
Preparar para o exercício do magistério de forma comprometida com o processo ensino-aprendizagem, buscando metodologias e alternativas para a melhoria da aprendizagem dos alunos de forma a assegurar o sucesso no aprender, assim como desenvolver possibilidades de atendimento ao processo ensino aprendizagem nas diferentes realidades;
Promover conhecimentos teóricos científicos que visem a formação de um profissional capaz de integrar os diferentes setores que compõem a unidade escolar e não escolar (planejamento, coordenação, execução, acompanhamento e avaliação de atividades), com vistas a atingir os objetivos educacionais por ela estabelecidos no sentido de atender os anseios individuais, políticos e sociais da comunidade, além dos conhecimentos dos aspecto legal e político - social , tendo como pressuposto a qualidade do processo pedagógico;
Desenvolver atividades de caráter teórico-práticas, a fim de formar um profissional crítico-reflexivo e criativo.
O que faz o profissional:
Investigar a realidade concreta enquanto totalidade para desenvolver ações educacionais, em todas as instâncias da sociedade civil, principalmente em instituições escolares, com vistas ao desenvolvimento do homem como cidadão consciente, crítico e participativo diante das necessidades e anseios da sociedade brasileira. Deste modo, o profissional da educação organiza e implementa programas e projetos educacionais em todas os segmentos da sociedade que necessite de coordenação de atividades didático-pedagógicas, seja na empresa, nas instituições educacionais ou em organizações governamentais e não governamentais onde o princípio do desenvolvimento educacional seja mola propulsora da construção da cidadania.

Poderíamos resumir que o Pedagogo da UNIABEU seria um profissional de educação que a partir da apresentação de dados e informações sobre a realidade em que atua, assume a investigação como princípio orientador da práxis escolar para:

estabelecer formas de interação que promovam a constituição da identidade e o desenvolvimento da autonomia do aluno, a partir da compreensão do seu papel de professor na constituição da subjetividade deste último e da compreensão de suas características sociais, culturais e econômicas e de suas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem;
tomar decisões didáticas, a partir do conhecimento e da análise crítica das diferentes correntes explicativas do desenvolvimento bio-psico-social e da aprendizagem, da influência dessas correntes nas opções pedagógicas e práticas de ensino e de sua contribuição para a compreensão das relações entre ensino e aprendizagem;
avaliar seu trabalho de ensino, a aprendizagem dos alunos e a execução do projeto pedagógico da escola, a partir da compreensão dos objetivos da ação educacional e da análise dos fatores que incidem sobre seus processos e resultados;
integrar-se de modo ativo na sua categoria profissional, a partir do conhecimento das associações sindicais e científicas e da compreensão da dimensão sócio-política da profissão docente, do contexto e dos determinantes institucionais e legais da carreira de professor;
mobilizar competências que foram (ou deveriam ter sido) constituídas na educação básica, para acessar, processar, produzir, registrar e socializar conhecimentos e recursos profissionais, incluindo-se o domínio das linguagens que utilizam as tecnologias da comunicação e informação;
desenvolver atitudes de acolhimento e respeito à diversidade, a partir de informação e conhecimento adquiridos pela familiaridade com a problemática de grupos diferenciados existentes na população brasileira: gêneros, etnias, culturas, portadores de necessidades especiais, religiões;
Promover mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade do seu desempenho profissional quanto pessoal.
Escolas públicas, privadas, órgãos educacionais, ONGS e empresas em geral.

Plano de estudos

Arte e educação
Didática I
Dinâmica das relações humanas
Ética e cidadania
História da educação
Metodologia científica e da pesquisa
Tendências pedagógicas contemporâneas
Teoria e prática do texto
Antropologia cultural
Educação ambiental
Estudos integrados I
Gestão de projetos educacionais
Políticas públicas e organização do ensino I
Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Técnicas de narração de histórias
Teoria e prática do corpo e movimento
Filosofia da educação
Fundamentos teórico-metodológico da educação infantil I
Políticas públicas e organização do ensino II
Sociologia da educação
Tecnologias em educação
Teoria e prática da alfabetização e letramento
Teoria e prática da língua portuguesa no ensino fundamental
Estatística aplicada à educação
Estudos integrados II
Fundamentos teórico-metodológico da educação infantil II
Teoria do currículo
Teoria e prát. da geografia e da hist. No ensino fundamental
Teoria e prática da matemática no ensino fundamental
Teoria e prática das ciências naturais no ensino fundamental
Educação de jovens e adultos
Educação e trabalho
Enfoques na aprendizagem
Exercício da ação docente na educação infantil I
Exercício da ação docente no ensino fundamental I
Pedagogia da inclusão
Prática de pesquisa em educação I
Saúde em educação
Estudos especiais I
Estudos integrados III
Exercício da ação docente na educação infantil II
Exercício da ação docente no ensino fundamental II
Exercício da ação docente no ensino médio
Gestão de processos educativos I
Prática de pesquisa em educação II
Avaliação institucional e educacional
Empreendedorismo
Estudos especiais II
Fundamentos da educação à distância
Gestão de processos educativos II
Língua brasileira de sinais - libras
Optativa
Seminários de pesquisa

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