Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Faculdades Integradas Simonsen

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso
É a docência que possibilita o educador a visão integral do contexto escolar, indispensável para exercer a função como Pedagogo.
Objetivo
Capacitar o Pedagogo, profissional multiqualificado, ciente e comprometido da sua responsabilidade político-social e capaz de assumir, de forma crítica, criativa e construtiva, a prática educativa numa perspectiva transdisciplinar.
Público Alvo
Destina-se aos concluintes do Ensino Médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada; professores; profissionais da educação e demais interessados na área de serviços e apoio educacional.
Perfil Profissional
O perfil do profissional de Pedagogia deve incluir um conjunto de competências e habilidades, de forma a garantir uma base consistente no exercício de sua função, de acordo com a Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.
I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II - compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III - fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V - reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI - ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII - relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX - identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI - desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII - participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII - participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
XIV - realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV - utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI - estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

Mercado
Conforme Parecer CNE/CP 3, de 21 de fevereiro de 2006, homologado em 10/04/06 – publicado no D.O.U. 11/04/06, Artigo 4º o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano); nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal; de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos como:
- Professor em escolas da rede pública e privada;

- Coordenador de escolas da rede pública e privada;

- Supervisor de ensino do sistema público, estadual e municipal;

- Assessor Pedagógico;

- Participação da gestão das instituições escolares e não-escolares;

- Atuação na elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico;

- Atuação em Clínicas Psicopedagógicas;

- Programa de terapia ocupacional;

- Seleção e treinamento de pessoal em empresas;

- Organizações não Governamentais;

- Serviços de difusão cultural e de comunicação de massa: rádio, jornais, revistas, televisão, editoras, agências de publicidade etc.

Plano de estudos

Disciplinas Específicas do Curso
Administração Escolar – Métodos *
Avaliação do Rendimento Escolar *
Didática *
Educação, Arte e Cultura *
Educação de Jovens e Adultos – Teoria e Metodologia *
Educação Especial: Teorias e Metodologias *
Educação Infantil: Fund , Diretr. Curriculares e Metodologia*
Fundamentos e Metodologia das Ciências *
Fundamentos e Metodologia de História e Geografia *
Fundamentos e Metodologia de Matemática *
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa *
Organização Curricular *
Orientação Educacional – Métodos *
Supervisão Escolar – Métodos *
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC ***
Alfabetização: Fundamentos e Ação Pedagógica **
Educação a Distância: Metodologia e Avaliação **
Estatística Aplicada à Educação **
Psicologia da Educação – Criança e Adolescente *
Fundamentos Psicopedagógicos **

Disciplinas Complementares de Formação Pedagógica – carga horária 264 horas
Didática Geral *
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica *
Conhecimentos Históricos-Filosóficos da Educação *
Psicologia da Educação *
Sociologia da Educação **

Disciplinas de Conhecimentos Gerais – carga horária 154 horas
Produção Textual **
Estudos das Relações Etnicos-Raciais no Brasil **
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana **
Informática Instrumental **
Libras **
Metodologia Científica **

Disciplinas Eletivas – carga horária – 792 horas
a) Eletivas ofertadas na modalidade Semipresencial

Comportamento Humano nas Organizações **
Comunicação Oral e Escrita **
Ética e Relações de Cidadania **
Gestão de Carreira **
Meio Ambiente e Qualidade de Vida **
Realidade Social, Política e Econômica Brasileira **
Realidade Social, Política e Econ. do Município do RJ **
Trabalho no Mundo Contemporâneo **

b) Eletivas Presenciais

Gestão Pedagógica na Educação Formal e Não-formal **
Políticas Educacionais Brasileiras **
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal **
Ciência Política **
Dinâmica de Grupo **
Introdução à Sociologia **

Práticas Docentes e Pedagógicas – 402 horas
a )Aulas – 06 disciplinas de 44 horas/aula, cada uma, totalizando 264 horas/aula.

b Atividades – 138 horas de atividades propostas pelos docentes das disciplinas com o objetivo de articular a formação teórica do educador com a construção da sua prática. Não devendo ser confundida com o Estágio nem com as Atividades Complementares.


Prática Doc. Interdisciplinar – Instituição Escolar ***
Prática Doc. Interdisciplinar – Processos de Ensino ***
Prática Doc. Interdisciplinar – Planejamento***
Prática Pedagógica: Fundamentos ***
Prática Pedagógica: Diretrizes ***
Prática Pedagógica: Avaliação ***

- Ativ. Acadêmico-Científico-Culturais*** = 200 horas
- Estágio Curricular Supervisionado *** = 300 horas

* Núcleo de Estudos Básicos
* * Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos
* * * Núcleo de Estudos Integrados

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