Graduação em Psicologia (Bebedouro, São Paulo)

Faculdades Integradas Fafibe

Diploma oferecido:Psicólogo

Localização:Bebedouro - São Paulo

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Concepção / Objetivo O curso de Psicologia das Faculdades Integradas Fafibe possui uma proposta pedagógica que observa os avanços científico-tecnológicos, a evolução dos conceitos sociais e a dinâmica político-econômica, bem como as características regionais e culturais da comunidade. Objetiva a formação de novos profissionais com um conjunto de habilidades e competências que garantam a identidade profissional própria do psicólogo, com capacidade de diagnosticar e atuar sobre fenômenos peculiares a este campo do saber, por meio de uma formação abrangente e pluralista. Estrutura-se em torno de um Núcleo Comum, que oferece sustentação teórico-metodológica para a formação básica do aluno. Contempla três ênfases: saúde, educação e trabalho, podendo o aluno optar por duas delas para sua formação profissional. Dentre os estágios das ênfases escolhidas, o aluno pode eleger o de sua preferência para o desenvolvimento de uma pesquisa, que resultará em um trabalho de Conclusão de Curso. As atividades complementares presentes no curso visam à diversificação da formação e a autonomia. O Projeto Pedagógico contempla atividades que levam à interação ensino, práticas de investigação e extensão. Os estágios curriculares desenvolvem-se em campos de atuação profissional e na Clínica Escola de Psicologia da Fafibe, proporcionando, também, uma forte atuação na extensão comunitária, sendo um dos diferenciais do curso. O curso de Psicologia fundamenta-se em seis princípios básicos: 1. Concepção de Psicologia enquanto campo de saber e campo de atuação prática. 2. Psicologia enquanto área de conhecimento sustentada por sólidos fundamentos epistemológicos e históricos. 3. Compreensão de fenômenos de natureza psicológica, em conexão com fenômenos biológicos, sociais e culturais. 4. Postura ética e crítica frente à produção de conhecimento, à prática do profissional psicólogo e à realidade na qual o formando se insere. 5. Formação básica, garantindo o domínio dos conhecimentos do campo da psicologia e instrumentalizando o profissional ao exercício em diferentes contextos, junto a equipes multidisciplinares em nível profilático e terapêutico, promovendo melhoria na Qualidade de Vida. 6. Responsabilidade social, com o compromisso de beneficiar a comunidade com os diversos instrumentos da Psicologia. Por que na Fafibe é diferente? O curso de Psicologia da Fafibe conta com excelente infraestrutura, mantendo a melhor e mais completa Clínica de Psicologia Aplicada da região, um espaço facilitador e articulador das relações teórico-práticas, onde o estudante desenvolve práticas psicológicas, que contemplam as áreas de atuação do psicólogo. Estas práticas contribuem para a formação do futuro psicólogo e, ainda, beneficiam a comunidade, por meio de serviços oferecidos gratuitamente. Ainda, o curso de Psicologia da Fafibe mantém convênios de estágio com as empresas, instituições, escolas e hospitais renomados de Bebedouro e região, além de seus laboratórios modernos e sofisticados. Onde Trabalhar? * Clínicas * Empresas Instituições Públicas e Privadas * Hospitais * Consultórios particulares * ONGS Perfil do Egresso O curso organiza-se no sentido de formar um profissional dotado de referencial teórico-metodológico sólido, embasado em uma perspectiva científica coerente e comprometido com os contextos sociais e éticos, exigidos no universo contemporâneo. Este instrumental permite ao formando a compreensão dos diversos contextos nos quais atuará, adequando sua prática às reais necessidades dos mesmos, envolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação, tanto em nível individual quanto coletivo. Fundamentalmente, o profissional proposto destaca-se, além das habilidades e competências básicas relativas ao Núcleo Comum, pelas seguintes competências: * Avaliar e diagnosticar o contexto específico em que atua, considerando a estrutura institucional, a organização dos elementos que a compõem, bem como a dinâmica da equipe de trabalho, a demanda dos usuários e a relação estabelecida entre ambos. * Planejar e executar intervenções pertinentes, mediante diagnóstico de processos psicológicos nos níveis: individual, grupal e organizacional. * Apresentar uma postura dialética frente à própria prática e a produção de conhecimento, a fim de ampliar sua compreensão da realidade. * Apresentar condições de estabelecer relações interpessoais baseadas em empatia e respeito, elementos indispensáveis para atuação do psicólogo. * Em situações específicas, ser capaz de construir laudos psicológicos, relatórios, bem como comunicar seus procedimentos e hipóteses diagnósticas. * Especificamente, em relação às ênfases, o profissional destaca-se pelas seguintes competências: * Ênfase em Saúde (S): * Possibilitar suporte e orientação psicológica, aconselhamento psicológico e psicoterapia, aos usuários dos diferentes serviços em que atua. * Direcionar sua prática num contínuo gradativo, passando por diversos níveis de redução de danos e promoção de saúde: atenuar sofrimento „± compensar e recuperar danos „± reabilitar „± prevenir problemas. * Atuar sobre o indivíduo, grupo ou comunidade, de forma contextualizada, compreendendo a realidade que os cercam e a influência desta nas dificuldades enfrentadas pelos mesmos, utilizando-se de recursos externos e internos para a promoção de melhoria da saúde física, mental e social. * Atuar em equipe inter ou multidisciplinar, contribuindo com os conhecimentos específicos da psicologia, em diferentes fases do trabalho: diagnóstico, prognóstico, encaminhamento e tratamento. * Ênfase em Educação (E): * Atuar em diferentes contextos educacionais, utilizando recursos apropriados para atender às demandas da população alvo e da instituição de ensino. * Desenvolver projetos educativos, envolvendo desde o ensino formal até educação e formação dos indivíduos no âmbito social e/ou familiar, contribuindo para a construção da cidadania. * Promover espaços de reflexão coletiva junto aos diferentes segmentos da sociedade (professores, pais, estudantes, direção, funcionários, comunidade etc.), abordando temas polêmicos, atuais e dificuldades vivenciadas, visando à conscientização destes como agentes transformadores da realidade presente. * Realizar assessoria e capacitação de professores para atender às dificuldades psicopedagógicas junto a portadores de necessidades especiais. * Ênfase em Trabalho (T): * Atuar profissionalmente de modo a atender as demandas das organizações ou instituições, compreendendo as relações de trabalho no modelo atual de produção, conhecendo as políticas administrativas, as estruturas e ambientes organizacionais. * Realizar diagnóstico organizacional, provisão de recursos humanos, elaborar e executar programas de desenvolvimento e capacitação profissional e de qualidade de serviços. * Promover o desenvolvimento de relações interpessoais e auxiliar no desenvolvimento de habilidades para: tomada de decisão, melhoria da comunicação, desempenho de liderança e cooperação no trabalho. * Desenvolver programas de organização do trabalho na comunidade, utilizando-se de recursos disponíveis ou potenciais para criar alternativas que possibilitem a melhoria e transformação das condições materiais de vida e de produção da população. * Tais competências gerais e específicas às ênfases estão baseadas nas seguintes habilidades: * Dominar diversos instrumentos que auxiliem no processo de avaliação diagnóstica. * Analisar a dinâmica institucional e das relações humanas. * Analisar os processos psicológicos e detectar as dificuldades e potencialidades. * Planejar e utilizar diferentes formas de intervenção, desde preventivas até remediativas, conforme as peculiaridades da situação. * Ter domínio da escrita para redação clara e precisa de textos técnicos. * Analisar seu comportamento frente ao outro, compreendendo postura ética, empatia e respeito.

Plano de estudos

Matriz Curricular 1º Período Anatomia Humana Antropologia Antropologia da Saúde Comunicação e Expressão Humanidades I Metodologia Científica Psicologia Ciência e Formação Psicologia Geral e Experimental I 2º Período Bioestatística Estágio Básico I História da Psicologia Humanidades II Neurofisiologia Psicologia Geral e Experimental II 3º Período Estágio Básico II Processos de Aprendizagem Psicologia Geral e Experimental III Psicologia Social I Psicologia do Desenvolvimento I Técnicas de Observação Ética em Pesquisa 4º Período Estágio Básico III Processo Criativo e Psicologia Psicologia Social II Psicologia do Desenvolvimento II Psicologia e Educação Psicometria Técnicas de Entrevista 5º Período Desenvolvimento na Adolescência, Maturidade e Terceira Idade Estágio Básico IV Fenômeno Grupal e Relações Humanas Psicologia Comunitária Psicologia Social III Psicologia e Trabalho Teorias da Personalidade I Técnica de Avaliação Psicológica I Ética Profissional 6º Período Estágio Básico V Psicologia Grupal:Técnicas de Psicodrama e Grupos Operativos Psicologia e Saúde Psicopatologia I Teorias da Personalidade II Triagem e Aconselhamento Técnica de Avaliação Psicológica II 7º Período Estágio Curricular Específico I Psicopatologia II Teorias da Personalidade III Teorias e Técnicas Psicoterápicas I Técnica de Avaliação Psicológica III 8º Período Estágio Curricular Específico II Metodologia Científica em Psicologia Processos Psicossomáticos Psicopatologia III Teorias e Técnicas Psicoterápicas II Trabalho de Conclusão de Curso I Técnica de Avaliação Psicológica IV 9º Período Estágio Curricular Específico III Ludoterapia Psicoterapia Infantil Trabalho de Conclusão de Curso II 10º Período Estágio Curricular Específico IV Inserçao no Mercado de Trabalho Laudos, Perícias e Relatórios Seminários em Psicologia Trabalho de Conclusão de Curso III Disciplinas Optativas Análise Simbólica dos Sonhos, Mitos e Contos Dinâmica Familiar e Orientação de Pais Drogadependência: Contribuições da Psic. no Diagn. e Tratam. Estudo em Psicanálise: Pers. Neuróticas, Psicop. e Fronteir. FCA - Orientação Profissional FCA - Orientação Profissional e de Carreira FCA - Políticas Públicas em Saúde FCA - Problemas Psicomotores e de Aprendizagem FCA - Psicologia Jurídica FCA - Psicooncologia Gerenciamento pela Qualidade Libras Neurociências Neuropsicologia Planejamento de Recursos Humanos na Organização Plantão Psicológico Problemas de Aprendizagem: Investigação e Intervenção Proc. de Saúde e Doença e Relações Interpessoais no Trab. Psicofarmacologia dos Transtornos Mentais Psicologia Ambiental Psicologia Hospitalar Psicologia Institucional Psicologia Organizacional Psicologia do Esporte Psicologia do Portador de Necessidades Especiais Psicologia do Trânsito Psicologia e Morte Psicologia e Religião Psicomotricidade Sexualidade Humana Terapia Familiar e de Casal Técnicas em Terapia Comportamental Técnicas em Terapia Pscanalítica

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