Graduação em Psicologia (Taubaté, São Paulo)

Universidade de Taubaté

Localização:Taubaté - São Paulo

Duração:5 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Estudar a ligação entre os fenômenos biológicos e psicológicos é a proposta do curso de Psicologia da UNITAU, que recebeu três estrelas do Guia do Estudante Abril 2011. Com uma grade curricular atualizada, o graduando torna-se apto a trabalhar nos setores público e privado. A formação voltada para o aspecto social do psicólogo habilita o profissional a atuar em caráter preventivo e terapêutico.
TEORIA
Disciplinas como Técnicas de Observação e Entrevista e Ética Geral e Profissional ajudam o aluno a ter uma visão global dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades sobre os quais irá intervir. O Atenção à Saúde do Idoso, projeto que tem o fim de retardar e identificar comprometimentos mentais na terceira idade, e o projeto Travessia, voltado para jovens vítimas de violência doméstica, colocam o aluno frente a doenças sociais presentes na comunidade com vistas a tratá-las.
PRÁTICA
Uma Clínica de Psicologia própria, cuja equipe multidisciplinar é formada por psicólogos, assistente social e psiquiatra, oferece ao aluno espaço para atender pessoas da comunidade local.
PERFIL
O curso de graduação em Psicologia da UNITAU forma psicólogos generalistas para estudo do fenômeno psicológico em sua interface com os fenômenos biológicos e sociais, de modo a obter um entendimento global dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades junto aos quais irá intervir. Reforça a função social da profissão e volta-se para uma ação profissional adequada a realidade socioeconômica e cultural da população. Habilita psicólogos para atuação profissional em diferentes níveis de ação de caráter preventivo e terapêutico de promoção de saúde, identificando, diagnosticando, elaborando projetos e intervindo com procedimentos e técnicas diversas, segundo as características da demanda e do contexto onde foram detectadas. Paralelamente, sua formação os habilita a ampliar a compreensão da realidade em que atuam, capacitando-os a selecionar, conceber e conduzir variadas estratégias metodológicas de pesquisa cientifica.
LABORATÓRIOS
Para as aulas práticas das disciplinas básicas do Curso de Psicologia, são utilizados os seguintes laboratórios/recursos:
• Laboratório de Anatomia
As aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana são realizadas no Laboratório de Anatomia, localizado no Campus do Bom Conselho e vinculado ao Instituto Básico de Biociências, Laboratório este que serve a todas as disciplinas básicas dos cursos da área de biociência.

• Laboratório de Ensino e Pesquisa em Avaliação Psicológica
Em relação aos recursos físicos, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Avaliação Psicológica possui oito salas: uma sala de entrada para administração e controle das atividades do laboratório, seis salas para atividades de aplicação e correção de testes psicológicos, uma sala para armazenamento de material e um hall de espera. As salas de aplicação de testes psicológicos contam com mesas, cadeiras e uma mesa para aplicação do PMK. As demais instalações possuem mesas, cadeiras e armários para acomodação do material técnico. O material técnico-pedagógico é constituído de livros, manuais técnicos, cadernos de aplicação, folhas de respostas dos testes psicológicos ensinados nas disciplinas de Técnicas de Exame Psicológico, a saber, T.E.P.I: G36, Escala de Maturidade Mental Columbia, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Desenho da figura Humana (enfoque cognitivo), Teste de Bender, Inventário Fatorial da Personalidade, Questionário de Avaliação Tipológica, Escala de Maturidade para a Escolha Profissional, Bateria de Provas de Raciocínio-5 e WISC III; T.E.P.II: Psicodiagnóstico Miocinético (PMK), Teste Palográfico, Técnicas Projetivas Gráficas, Teste de Apercepção Temática (TAT), Teste das Fábulas de Düss e Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC). Além disso, o Laboratório ainda conta com um acervo de vários outros testes psicológicos para consulta e estudo.

• Laboratório de Psicologia Experimental
Para a realização das atividades práticas de Psicologia Experimental, são utilizadas duas salas: o biotério e a sala experimental. Os animais utilizados para a realização dos experimentos são ratos da raça Wistar, fêmeas, albinos, sensíveis à iluminação e ao barulho. No início das atividades, pesam de 90 a 100 gramas e têm entre dois e três meses de vida. Vivem em gaiolas individuais, numeradas, são alimentados e recebem água nesse mesmo local. Para que os experimentos possam ser realizados, são privados de água 48 horas antes. A sala experimental onde os alunos realizam o experimento propriamente dito tem aproximadamente 6m de largura por 12m de comprimento. Nas laterais da sala, encontram-se 15 cabines separadas por suportes de madeira que estão dispostos perpendicularmente às paredes laterais, sendo sete (7) do lado esquerdo e oito (8) do lado direito. Cada cabine está equipada com uma caixa experimental conectada a uma caixa de controle. O equipamento destinado à experimentação é utilizado da seguinte forma: a caixa experimental, similar ao aparelho desenvolvido por Skinner, é conectado a uma caixa de controle na qual há uma chave geral para ligar e desligar o aparelho. No painel da caixa, observam-se três visores, em que se registram, respectivamente, o tempo da sessão (minutos/segundos ou horas/minutos), as respostas emitidas pelos sujeitos e os reforços liberados pelo experimentador. Abaixo da cada visor encontra-se um botão, cuja função é zerar os registros. Observam-se, na parte central inferior, oito botões, separados de quatro em quatro. Os quatro primeiros servem para o controle do choque elétrico, e os outros quatro, para o controle da luminosidade. São em número de quatro por funcionarem em diferentes intensidades. Pelo manuseio das chaves, os reforços podem ser liberados manualmente ou automaticamente. Fazem parte do equipamento: lápis, borracha e a folha de resposta, que é fornecida para o aluno no início do experimento.

• Laboratórios de Pesquisas
Laboratório 1: Oferece apoio aos alunos das disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia e Trabalho de Conclusão de Curso. Laboratório 2: Destinado à realização de pesquisas vinculadas ao Núcleo de Estudos sobre a Resiliência no campo da Psicologia, cadastrado no CNPQ.

Plano de estudos

1ª série

Psicologia Experimental
Psicologia Geral
Anatomia Humana
Introdução ao Trabalho Acadêmico e Científico
Técnicas de Observação e Entrevista
Ética Geral e Profissional
Filosofia
Antropologia
Sociologia
Estatística aplicada à Psicologia
Português Instrumental I
Prática Desportiva (opcional)

Estrutura curricular do curso de Odontologia, segundo a Deliberação CONSEP Nº 340/2003
2ª série

Técnicas de Exame Psicológico I: Instrumentos Psicométricos
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia da Personalidade
Psicologia Social
Análise Funcional do Comportamento
Português Instrumental II
Estágio Supervisionado Básico I

Estrutura curricular do curso de Odontologia, segundo a Deliberação CONSEP Nº 340/2003
3ª série

Técnicas de Exame Psicológico II: Instrumentos Expressivos e Projetivos
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Psicopatologia
Psicodiagnóstico
Aconselhamento Psicológico e Intervenções Breves
Psicologia do Trabalho
Psicologia Escolar
Psicologia dos Grupos
Fundamentos de Neuropsicologia
Estágio Supervisionado Básico II

Estrutura curricular do curso de Odontologia, segundo a Deliberação CONSEP Nº 340/2003
4ª série

Psicologia das Relações Familiares
Psicologia aplicada às Instituições
Teorias e Técnicas Psicoterápicas/ Abordagem Comportamental
Teorias e Técnicas Psicoterápicas/ Abordagem Psicanalítica
Teorias e Técnicas Psicoterápicas/ Abordagem Humanista-Existencial
Psicologia da Saúde (*)
Psicologia dos Processos Educativos(**)
Psicologia e Processos de Gestão I (***)
Trabalho de Conclusão de Curso – Elaboração do Projeto (****)
Estágio Supervisionado Específico – Ênfase: Psicologia, Saúde e Processos Clínicos I (*)
Estágio Supervisionado Específico – Ênfase: Psicologia e Educação I (**)
Estágio Supervisionado Específico – Ênfase: Psicologia e Processos de Gestão I (***)

Estrutura curricular do curso de Odontologia, segundo a Deliberação CONSEP Nº 340/2003
5ª série

Ludoterapia
Psicomotricidade
Temas Especiais em Psicologia
Psicologia, Saúde e Organizações(*)
Processos de Prevenção e Promoção de Saúde(*)
Psicologia e Processos de Gestão II (***)
Psicologia Social Comunitária (***)
Psicologia e Intervenções nos Processos de Ensino-Aprendizagem (**)
Orientação Profissional (**)
Trabalho de Conclusão de Curso – Execução do projeto (****)
Estágio Supervisionado Específico – Ênfase: Psicologia, Saúde e Processos Clínicos II (*)
Estágio Supervisionado Específico – Ênfase: Psicologia e Educação II (**)
Estágio Supervisionado Específico – Ênfase: Psicologia e Processos de Gestão II (***)

(*) Disciplinas Específicas da Ênfase I (obrigatória): Psicologia, Saúde e Processos Clínicos
(**) Disciplinas Específicas da Ênfase II (opcional): Psicologia e Educação
(***) Disciplinas Específicas da Ênfase III (opcional): Psicologia e Processos de Gestão
(****) Disciplinas relacionadas às Ênfases I, II ou III.

Oferta Educativa semelhante