Graduação em Publicidade e Propaganda (Bacharelado) (Osasco, São Paulo)

Centro Universitário FIEO

Diploma oferecido:Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda

Localização:Osasco - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Descrição do Curso

As relações de consumo passam por mudanças significativas, exigindo do profissional formado em Publicidade e Propaganda novos desafios para produzir campanhas publicitárias que convençam o público consumidor. O publicitário faz pesquisas de mercado, analisa dados, estuda produtos, hábitos dos consumidores, meios e veículos de comunicação. Cria e produz textos publicitários, cartazes e folders, anúncios, comerciais de rádio e de televisão. Faz planejamento, desenvolve estratégias de comunicação, planos de mídia e campanhas publicitárias. Enfim, acompanha todo o processo de produção do material publicitário até sua distribuição final.

O curso de Publicidade e Propaganda tem como principal objetivo formar comunicadores capazes de analisar e interpretar a realidade política, social e econômica no contexto mundial. Objetiva também criar peças publicitárias através de técnicas e práticas desenvolvidas em disciplinas como Redação e Expressão Oral, Filosofia, Sociologia Geral e da Comunicação, Teoria da Comunicação, Teoria da Propaganda e Publicidade, História da Arte, Psicologia da Comunicação, Semiótica, Teoria da Criação, Estética, Produção Publicitária, Técnicas Básicas de Design Gráfico, Redação Publicitária, Fotografia, Rádio e Televisão, e Estatística.

O UNIFIEO garante, com sua estrutura e seriedade, toda a formação necessária ao bacharel para que esteja apto a atuar em Publicidade e Propaganda nas agências de propaganda e publicidade, nas organizações comerciais, industriais e de prestação de serviços, nos veículos de comunicação, nas empresas fornecedoras de propaganda, nas produtoras cinematográficas, de vídeo e de fonogramas (jingles, spots), nos estúdios de fotografia, de arte, de criação, nos órgãos e nas instituições públicas, em entidades de classe, recreativas e beneficentes, nas organizações políticas, sociais e comunitárias, em assessoria pessoal, nas instituições de ensino e em atividades de pesquisa.

Diferencial UNIFIEO

Para formar profissionais inovadores e multifuncionais, as disciplinas são ministradas por mestres e doutores com experiência no mercado publicitário. O curso possibilita a inter-relação entre quatro áreas do conhecimento: publicidade e propaganda, comunicação, marketing e humanidades, a fim de estimular a criatividade e o espírito empreendedor do aluno, com vistas a ampliar a formação humana e ética que atenda às exigências de um mercado influenciado pelas imagens e pela comunicação.

Durante a graduação, o aluno estuda o comportamento do consumidor, as tendências mercadológicas, desenvolvendo campanhas, peças publicitárias e estratégias de comunicação.

Em 2007, os trabalhos dos alunos de Publicidade e Propaganda do UNIFIEO foram premiados na Expocom Nacional 2007, durante o XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação promovido pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O UNIFIEO foi a instituição com maior número de projetos premiados nas modalidades relacionadas à área. Anualmente, o Curso continua tendo indicações para essa premiação.

Outro diferencial é a conexão em rede que interliga os Laboratórios de TV, Fotografia e Rádio do UNIFIEO, facilitando a transferência de arquivos e auxiliando na gravação de offs e jingles.

Plano de estudos


1º Semestre
DISCIPLINAS
Ética e Legislação em Publicidade I
Filosofia I
História da Arte I
Metodologia do Estudo e da Pesquisa I
Psicologia da Comunicação I
Realidade Socioeconômica e Política Brasileira I
Redação e Expressão Oral I
Semiótica: Formas e Análise do Discurso I
Sociologia Geral e da Comunicação I
Teoria da Comunicação da Propaganda e Publicidade I
Atividades Complementares I
SUBTOTAL
2º Semestre
DISCIPLINAS
Ética e Legislação em Publicidade II
Filosofia II
História da Arte II
Metodologia do Estudo e da Pesquisa II
Psicologia da Comunicação II
Realidade Socioeconômica e Política Brasileira II
Redação e Expressão Oral II
Semiótica: Formas e Análise do Discurso II
Sociologia Geral e da Comunicação II
Teoria da Comunicação da Propaganda e Publicidade II
Atividades Complementares II
SUBTOTAL
3º Semestre
DISCIPLINAS
Comportamento do Consumidor I
Comunicação Comparada I
Desenho Gráfico I
Fotografia I
Mídia I
Radio, Tv e Outros Veículos de Comunicação I
Redação e Expressão Oral III
Redação Publicitária I
Teoria da Criação I
Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação I
Atividades Complementares III
SUBTOTAL
4º Semestre
DISCIPLINAS
Comportamento do Consumidor II
Comunicação Comparada II
Desenho Gráfico II
Fotografia II
História da Comunicação I
Mídia II
Rádio, Tv e Outros Veículos de Comunicação II
Redação Publicitária II
Teoria da Criação II
Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação II
Atividades Complementares IV
SUBTOTAL
5º Semestre
DISCIPLINAS
Antropologia Cultural
Comunicação Publicitária I
Desenho Gráfico III
Estatística I
Fotografia III
História da Comunicação II
Mercadologia I
Mídia III
Rádio, Tv e Outros Veículos de Comunicação III
Redação Publicitária III
Atividades Complementares V
SUBTOTAL
6º Semestre
DISCIPLINAS
Produção Publicitária I
Comunicação Publicitária II
Desenho Publicitário I
Estatística II
Fotografia IV
História da Comunicação III
Mercadologia II
Mídia IV
Rádio, Tv e Outros Veículos de Comunicação IV
Atividades Complementares VI
SUBTOTAL
7º Semestre
DISCIPLINAS
Economia
Administração
Comunicação Publicitária III
Defesa do Consumidor em Publicidade e Propaganda
Desenho Publicitário II
Formação Histórico-cultural do Brasil
Informática Aplicada
Mercadologia III
Produção Publicitária II
Atividades Complementares VII
SUBTOTAL
8º Semestre
DISCIPLINAS
Projeto Experimental
Comunicação Publicitária IV
Produção Publicitária III
Estágio Supervisionado
SUBTOTAL

Oferta Educativa semelhante