Graduação em Turismo (Bacharelado) (Botucatu, São Paulo)

Faculdades Integradas de Botucatu

Localização:Botucatu - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

A profissão e o mercado de trabalho
Nenhuma carreira merece tanto a designação de profissão do futuro como a do turismo. Em expansão desde os anos 80, ela compreende hoje 52 setores econômicos, movimenta 45 bilhões de dólares por ano no Brasil e emprega 6 milhões de pessoas, direta e indiretamente. Trata-se de uma espécie de símbolo do setor de serviços, cuja importância cresce no ritmo em que a tecnologia avança e elimina empregos na indústria.
Um em cada 12 brasileiros empregados, atualmente, trabalha no turismo. A EMBRATUR estima que o setor absorverá quase meio milhão de trabalhadores, em empregos diretos e indiretos, mas pouquíssimas pessoas envolvidas no setor são bacharéis em turismo. A demanda neste caso deve crescer na mesma proporção que o mercado.
O bacharel em turismo coloca a engrenagem da indústria de viagens para funcionar. Ele planeja atividades turísticas de uma cidade ou região; promove visitas, congressos, exposições, festivais e outros eventos; organiza excursões; vende pacotes; cria roteiros de férias personalizadas; faz reservas e negocia preços de hotéis e passagens; também pode trabalhar com marketing turístico, na divulgação de campanhas e pacotes.
Para Botucatu e região o mercado é bastante promissor, especialmente quando se fala de turismo em ambientes naturais, mais conhecido como ecoturismo. Este é um nicho que pode ser explorado por empreendedores na área, sob a forma de assessoria a municípios interessados em explorar seu potencial ou promover viagens ecológicas, abertura de pousadas, etc.

Órgão representativo
O segmento tem como órgão representativo a Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo – ABBTUR

O Curso de Turismo da UNIFAC
O Curso foi autorizado a funcionar através do Decreto n.º 783/2001, Portaria 1.366/2001 do MEC e reconhecido em 2005.

Objetivos do Curso de Turismo
Formar bacharéis que:

1.Prestem assistência a turistas no planejamento, administração de tempo e lazer, organização de roteiros e documentação, gerenciando qualidade;

2.Reconheçam interesses do mercado;
3.Reconheçam potencialidades turísticas;

4.Investiguem fenômenos turísticos, estabelecendo relações sociais, culturais, políticas e econômicas;

5.Avaliem os possíveis efeitos positivos e negativos provocados pela atividade turística;

6.Interpretem, avaliem e selecionem informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, culturais, de entretenimento, gastronômicas, religiosas, etc;

7.Tenham formação técnica e científica para atuar no planejamento e na gestão de empresas turísticas;

8.Possuam formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social em seus aspectos, políticos, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;

9.Sejam competentes para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;

10.Planejem, organizem, implementem e gerenciem programas de desenvolvimento turísticos de destinações e empreendimentos turísticos;

11.Atuem nos diversos setores do mercado turístico e em todas as áreas concernentes à profissão;

12.Sejam competentes para implantar resoluções alternativas, inovadoras e críticas;

13.Tenham interesse no desenvolvimento da docência e da pesquisa;

Compreendam, avaliem e interpretem a cultura regional como focos de desenvolvimento turístico, dando ênfase ao aspecto ecológico/ambiental da região

Corpo Docente
O corpo docente para o primeiro ano do curso é composto por profissionais gabaritados, sendo 2 Doutores, 5 Mestres e 2 Especialistas.

Programa do Curso
O Bacharelado em Turismo das FIB´s oferece 100 vagas anuais. O curso é noturno e o regime escolar adotado é seriado semestral. A carga horária total é 2400 horas em 3 anos.
Da carga horária total, estão previstas 300 horas para estágio e 200 horas de Atividades Complementares.

Oferta Educativa semelhante