Graduação Tecnológica em Design Gráfico (São Paulo, São Paulo)

Universidade Cidade de São Paulo

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Nosso curso habilita o aluno a dominar as linguagens próprias e competências estéticas e produtivas, indispensáveis para o design gráfico, com pleno domínio dos processos da comunicação, sempre em busca de soluções inovadoras e eficazes.
Aborda questões técnicas da criação (formato, layout, tipologia, cores, produção e edição de imagens); tecnológicas (impressos e digitais); conceituais (cenário social, conceitos estéticos e culturais); profissionais (empreendedorismo) e éticas (legais e deontológicas).
O curso é composto por quatro módulos semestrais, que permitem compreender e desenvolver projetos em design gráfico, nas fases de planejamento, criação e finalização de projetos e peças gráficas, em impresso e digital.
O ensino envolve a realização de laboratórios profissionais que simulam a realidade do mercado e a construção de um portfólio individual de projetos em comunicação integrada, design gráfico editorial, design gráfico para publicidade e projetos de imagem corporativa.

Atuação do Profissional
Perfil e mercado de trabalho
O profissional de Design Gráfico concebe, planeja e desenvolve projetos de difusão da informação em linguagem gráfica, em meios impresso e digital. Atua em projetos gráficos editoriais (livros, jornais, quadrinhos e sites), publicitários (catálogos, pontos de venda, campanhas publicitárias) e de imagem corporativa (logotipos, sinalização e informações visuais).
No mercado de trabalho, pode trabalhar em editoras, empresas jornalísticas e de marketing, agências de publicidade e propaganda, assessorias de comunicação integrada, produtoras e parques gráficos e digitais, birôs de impressão digital, produtoras de audiovisuais, produtoras de vídeo e cinema, bem como em empresas prestadoras de serviços de comunicação. Podendo atuar também como gestor de mídias socias em empresas de diversos setores.


Diferenciais
Conheça os diferenciais do curso
O curso é composto por módulos, com certificação intermediária em cada um dos módulos concluídos, atestando a qualificação do aluno na área. Isto permite enriquecer o currículo profissional e fundamentar o currículo acadêmico.
Além disso, o curso possui um corpo docente formado por mestres, doutores e profissionais com larga experiência no mercado.


Atividades Complementares
A Universidade oferece atividades variadas que complementam a formação do seu aluno, como a Semana Cultural de Comunicação, Painéis de Tendências em Comunicação, Ciclos de Palestras e Debates Temáticos. As Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais (AACCs) e o Core Curriculum, componentes curriculares voltados à formação geral e humanista do aluno, são partes diferenciadas do currículo do curso, que proporcionam ao aluno escolher, dentre as várias opções oferecidas, as atividades que possibilitem ampliar seus conhecimentos, incentivando a visão crítica sobre a realidade social que envolve o contexto da prática profissional.
O curso também é vinculado ao Grupo de Pesquisa da área de Comunicação Social da Universidade, que resulta em produções científicas e debates conceituais de assuntos pertinentes à profissão.

Plano de estudos

Comunicação Contemporânea
Cenários do Mercado de Comunicação
Cultura e Mídias Radicais
Tecnologia da Comunicação
Produção Textual em Comunicação
Princípios da Comunicação Social
Pesquisa em comunicação
Ética e legislação em Comunicação
Sociologia da comunicação
Produção Tecnológica do Módulo -PTM
Processos de Produção
Seminários Avançados I
Segmentos Gráficos
Sistemas de Qualidade
Produção Tecnológica do Módulo - PTM
Gestão de recursos
Seminários Avançados II
Gestão de Custos
Insumos e Customização
Produção Tecnológica do Módulo - PTM
Computação Gráfica
Fotografia e Tratamento de Imagens
Ilustração Digital
Editoração Eletrônica e Fechamento de Arquivos
Produção Tecnológica do Módulo - PTM
Convergência de Mídias
Gerenciamento de Cores
Novas tecnologias
Controle de Processos de Qualidade
Programação Visual e Projeto Gráfico
Produção Tecnológica do Módulo - PTM
Aspectos Psicológicos, Artísticos, Culturais e Sociais
Cultura, Estética e Linguagem
Processos de Criação
Produção Tecnológica do Mòdulo - PTM
Linguagem, Identidade e Comunicação Visual
Comunicação Visual
Direção de Arte
Produção Tecnológica do Módulo - PTM

Oferta Educativa semelhante