Graduação Tecnológica em Gestão Comercial (Juazeiro do Norte, Ceará)

Faculdade Leão Sampaio

Localização:Juazeiro do Norte - Ceará

Duração:2 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Missão do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio tem por finalidade disponibilizar ao mercado de trabalho profissionais para desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades da área de gestão comercial, atendendo as diversas formas de intervenção em qualquer setor; e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade. Por ser uma área dinâmica e em constante desenvolvimento, a demanda por pessoas com conhecimentos sólidos nesta área é incessante, estimulando o crescimento de um mercado de trabalho capaz de absorver um grande número de profissionais qualificados.


Objetivos do Curso

O objetivo geral do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio é formar profissionais qualificados para desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades da área de gestão comercial, atendendo as diversas formas de intervenção nos diversos setores; e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade.
Almeja-se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que lhe permita prosseguir os seus estudos após a conclusão da graduação.


Perfil do Egresso

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio será um profissional focado nas transações comerciais, capaz de prestar à organização atendimento nas diversas formas de intervenção (varejo, atacado, representação, etc.) de qualquer setor. Como conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, o Tecnólogo em Gestão Comercial atua no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Também atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final. Deverá possuir comportamento ético, que supõe respeito, compromisso com o outro, sigilo nas relações profissionais, honestidade e sociabilidade com relação ao público envolvido na sua atividade profissional. Iniciativa e responsabilidade com relação à atividade profissional fazem parte do perfil do egresso, capaz de empreender e desenvolver competências para a inovação e a criação de alternativas para toda e qualquer situação na área de Gestão Comercial. O domínio das ferramentas e tecnologias específicas preparará o aluno para uma excelente colocação profissional na área.


Mercado de Trabalho

O gestor comercial tem seu campo de atuação em empresas comerciais e de serviços, na gestão de equipes de vendas, na gestão de empresas de atendimento (telemarketing, call center, contact centers e apoio ao comércio eletrônico) e em consultoria e assessoria de marketing. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial representa, portanto, uma oportunidade de rápido crescimento profissional em um ramo de atividade altamente promissor e ainda carente de profissionais competentes.

Plano de estudos

FUNDAMENTOS DA GESTÃO
80 4

ementa
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 80 4

ementa

ECONOMIA E MERCADO
80 4

ementa

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
80 4

GESTÃO DE PESSOAS
80 4

ementa

2° Semestre
Cód.
Nome:
C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
DIREITO APLICADO À GESTÃO 80 4

ementa

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
80 4

ementa

MATEMÁTICA FINANCEIRA
80 4

ementa

ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
80 4

ementa


PROJETO INTEGRADOR I - ÊNFASE EM COMUNICAÇÃO
80 4 ementa

3° Semestre
Cód.
Nome:
C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:

GESTÃO DE COMPRAS E ESTOQUES
80 4



ementa

LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUAIÇÃO
80 4

ementa

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES COMERCIAIS
80 4

ementa

CONTABILIDADES
80 4



ementa

PROJETO INTEGRADOR II - ÊNFASE EM ESTRATÉGIA
80 4

ementa

4° Semestre
Cód.
Nome:
C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:

GESTÃO DA QUALIDADE
80 4


ementa

COMÉRCIO ELETRÔNICO E NEGOCIOS NA INTERNET
80 4


ementa

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
80 4


ementa

TÉCNICAS DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO
80 4



ementa

PROJETO INTEGRADOR III
80 4

ementa

5° Semestre
Cód.
Nome:
C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:

REDE DE AUTO-SERVIÇOS, SHOPPING CENTERS E FRANQUIAS
80 4

ementa

ÉTICA PROFISSIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
80 4

ementa

EMPREENDEDORISMO
80 4

ementa

PROJETO INTEGRADOR IV
80 4

ementa

Componentes Curriculares Optativos
Cód.
Nome:
C/H: Créd: Pré-Req: Ementa:
LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 80 4

ementa

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO COMERCIAL

Oferta Educativa semelhante