Graduação Tecnológica em Gestão Comercial (Passo Fundo, Rio Grande do Sul)

Universidade de Passo Fundo

Diploma oferecido:Tecnólogo em Gestão Comercial

Localização:Passo Fundo - Rio Grande do Sul

Duração:2 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil profissional
O profissional formado pelo curso superior de tecnologia em Gestão Comercial está apto a atuar no gerenciamento e operação das principais atividades da empresa varejista, utilizando técnicas adequadas de gestão, que permitam o planejamento e o controle de resultados bem como a otimização dos processos e produtos associados ao comércio de varejo. O tecnólogo terá a competência de analisar e aplicar técnicas de gestão de organizações voltadas à comercialização de bens e serviços; de aplicar conceitos e ferramentas de marketing, de liderança e motivação, e de distribuição.

Mercado de trabalho
O profissional graduado no curso pode atuar como analista de pesquisa de marketing; analista de localização de ponto estratégico para o negócio e análise da concorrência; assessor ou coordenador de operações, assistente, coordenador ou gestor de varejo ou de atacado. Também pode ocupar as chefias e as gerências operacionais, tendo ótima inserção no mercado, principalmente nas organizações que atuem nos mercados de varejo, serviços, industrial e terceiro setor. Destaca-se que em Passo Fundo e região os setores de comércio e serviços estão se consolidando como segmentos econômicos de grande representatividade, sendo considerados como as principais fontes em geração de empregos diretos.

O curso na UPF
Com duração de dois anos, o curso superior de tecnologia em Gestão Comercial possui uma grade curricular que prima pela inserção de conteúdos de aplicabilidade prática. Fundamentos de gestão, de economia, de contabilidade, de comércio, marketing, gestão de pessoas e de processos, direito empresarial, empreendedorismo, dentre outras, são exemplos de disciplinas planejadas para proporcionar ao futuro graduado a formação compatível com as dinâmicas do mercado onde as organizações se encontram inseridas. Ainda se destacam as disciplinas de Projetos Integradores Multidisciplinares, que acontecem do primeiro ao quarto nível e funcionam como eixos de interação entre os conteúdos abordados.

Plano de estudos

DISCIPLINAS

Redação empresarial e oficial
Contabilidade I
Fundamentos de economia
Fundamentos do comércio
Projeto integrador multidisciplinar I
Tópicos especiais I
Fundamentos de gestão
Empreendedorismo
Matemática financeira
Direito tributário e empresarial
Legislação e ética profissional das ciências gerenciais
Projeto integrador multidisciplinar II
Sistemas de crédito
Tópicos especiais II
Gestão de informações empresariais
Gestão mercadológica
Comprovação de competência no uso de ferramentas básicas de informática
Fundamentos de custos
Projeto integrador multidisciplinar III
Seminários de estratégias em comércios
Tópicos especiais III
Fundamentos de logística
Gestão de pessoas
Administração estratégica I
Língua brasileira de sinais (Libras)
Liderança e coaching
Planejamento de serviços
Projeto integrador multidisciplinar IV
Relacionamento com clientes e fornecedores
Tópicos especiais IV
Gestão estratégica da operação da produção

Oferta Educativa semelhante