Graduação Tecnológica em Redes de Computadores (São Paulo, São Paulo)

Faculdade de Informática e Administração Paulista

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

No mercado atual, empresas de todos os portes – das pequenas às grandes corporações multinacionais – já contam com redes de computadores. A atuação de um tecnólogo que domine essa estrutura se tornou fundamental na expansão dos negócios e para a garantia de agilidade e competitividade dessas empresas.
No curso de Tecnologia em Redes de Computadores da FIAP, o aluno aprende a dimensionar o uso de equipamentos multiusuários; a configurar acesso e disponibilidade para internet e intranet, roteadores e provedores; a trabalhar com sistemas de gerenciamento de redes, técnicas de segurança, sistemas operacionais e simulação de ambiente de cloud computing, com foco no alto desempenho.
Com os conhecimentos sobre hardware, softwares e modos de funcionamento, esse profissional também é responsável por otimizar o trabalho dos computadores, adequando a estrutura física ao seu potencial de produção.
Na FIAP, o curso de Tecnologia em Redes de Computadores diferencia-se por simular o ambiente de uma empresa, com computadores, roteadores, switches e demais equipamentos que são utilizados pelos alunos ao longo do curso. O profissional formado no curso de Redes da FIAP estará apto a:
• Oferecer serviços de administração do sistema operacional de rede e protocolos de comunicação;
• Construir e configurar computadores em rede com os sistemas operacionais Linux e/ou Windows;
• Criar e gerenciar a infraestrutura de redes, associada às modernas tecnologias de telecomunicações, incluindo wireless e VoIP;
• Instalar e configurar os componentes e periféricos de computadores e roteadores;
• Planejar e configurar um esquema de endereçamento IP;
• Identificar e solucionar problemas de redes TCP/IP, LAN switching, VLANs, Frame-Relay, ISDN, Appletalk, Novell, EIGRP, OSPF e BGP;
• Implementar e configurar firewalls de filtragem de pacotes, NAT, proxies e VPNs.
Além das competências em tecnologia, o aluno também desenvolve habilidades complementares, como relacionamento interpessoal, negociação, apresentação de resultados e gestão de conflitos, essenciais para atuar com sucesso no mercado.
As aulas são ministradas por mestres e doutores formados em renomadas instituições, que aliam a solidez acadêmica à vasta experiência de mercado por atuarem em empresas de diferentes portes e setores. Dessa forma, ensinam aos alunos aquilo que aplicam diariamente nas empresas, aproximando teoria e prática.
O curso é dividido em três perfis de formação e, na conclusão de cada um deles, o aluno recebe uma certificação de qualificação profissional naquela área específica:
• Instalação e Configuração de Redes de Pequeno / Médio Porte
Fornece a base teórica necessária e os fundamentos de informática para o profissional de redes. Permite instalar, projetar, configurar redes locais e apresenta conceitos básicos de segurança, roteamento e switching.
Ao concluir essa etapa do curso o aluno recebe o “Certificado de Qualificação Profissional em Instalação e Configuração de Redes de Computadores”.
• Projeto e Configuração de Redes de Grande Porte
Trata de acesso remoto, switching e roteamento para redes remotas. Analisa técnicas para identificação e solução de problemas de redes.
Ao concluir essa etapa do curso o aluno recebe o “Certificado de Qualificação Profissional em Roteamento e Switching”.
• Segurança
Aborda as melhores práticas voltadas para infraestrutura de redes e questões específicas relacionadas aos principais sistemas operacionais utilizados em redes de computadores, tais como ITIL e CoBIT.
Ao concluir essa etapa do curso o aluno recebe o “Certificado de Qualificação Profissional em Segurança de Rede de Computadores”.
Mercado de Trabalho

Com o uso das ferramentas computacionais em quase todos os setores da economia, o mercado de Tecnologia da Informação continua aquecido e com alto índice de empregabilidade.
A principal procura na área de banco de dados é pelo especialista com perfil voltado para a área de negócios. É nesse segmento também que se concentra o maior déficit de talentos.
As vagas para os profissionais focados em infraestrutura estão em crescimento à medida que as empresas percebem cada vez mais a necessidade desse tipo de competência. Nesse cenário, os profissionais que trabalham especificamente na função de administrador de banco de dados, encontram um mercado de trabalho bastante promissor.
Com a formação altamente especializada da FIAP, o aluno já sai da faculdade com um currículo diferenciado e apto para ocupar as melhores oportunidades do mercado.

Plano de estudos

1º Ano

Organização de Computadores
Sistema Operacional Windows
Gestão e Projeto de Redes
Cabeamento Estruturado
Arquitetura de Redes e Roteamento
Switching

2º Ano

Gestão da Segurança
Sistema Operacional Linux
Acesso Remoto
Segurança Aplicada
Troubleshooting
Redes Convergentes
Tendências em Redes de Computadores

Oferta Educativa semelhante