Master em Finanças (São Paulo, São Paulo)

Universidade Anhembi Morumbi

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:360 Horas

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O Master em Finanças é um curso de Pós-graduação Lato Sensu que desenvolve competências funcionais e gerenciais, com conteúdo atualizado e aplicável ao dia a dia do profissional.

Por meio de uma estrutura curricular moderna, baseada em aulas participativas com estudo de casos, jogo de negócios, simulações e encontros com executivos, o aluno será capaz de lidar de forma eficaz com os conceitos e ferramentas financeiros.
A quem se destina

Profissionais que atuam ou desejam atuar em finanças, e que necessitam de imersão na área, com visão estratégica e internacional para assumir desafios de maior responsabilidade.

O curso também é direcionado a profissionais que visam a conhecer a área como ferramenta para a tomada de decisão.
Por que cursar o Master na BSP?


Estrutura Curricular com Foco em Competências Funcionais e Gerenciais
A estrutura curricular envolve as principais competências funcionais e as ferramentas necessárias aos profissionais da área financeira. Inclui disciplinas que desenvolvem habilidades gerenciais para que o profissional construa estratégias essenciais, criando valor aos negócios.
Corpo Docente Internacional, Altamente Qualificado e com Experiência Profissional Consolidada
Professores com sólida formação acadêmica e trajetória profissional desenvolvida em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de destaque, o que alia a experiência prática à aplicabilidade de conceitos.
Networking
Os alunos do Master em Finanças são profissionais atuantes no mercado de trabalho em empresas de diversos setores e portes, o que proporciona uma valiosa rede de relacionamentos que enriquecerá as discussões em sala e a experiência dos alunos durante e após o curso.
Módulo Internacional Opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha
Todos os alunos do Master têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios, realizando o Módulo Internacional opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha. Este módulo oferece aos participantes a oportunidade de explorar conceitos e práticas, por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.

Plano de estudos

DISCIPLINAS
Competências Funcionais

Ambiente Econômico Global

O ambiente econômico em que se insere o executivo de empresas e bancos gera importantes reflexos sobre o processo de planejamento e gestão de estratégias financeiras. Nesta disciplina trataremos da previsão de variáveis macroeconômicas e seu encadeamento na configuração de um cenário completo e consistente da economia. Os instrumentos desenvolvidos serão utilizados como base para a discussão sobre previsões e análises econômicas a respeito do Brasil e das principais economias com que interagimos cotidianamente.

Matemática e Estatística para Finanças

O objetivo desta disciplina é desenvolver a capacidade de raciocínio e modelagem dos profissionais, transformando problemas do dia a dia das empresas em questões essencialmente matemáticas. Os principais itens abordados são: estatística descritiva, probabilidade, variáveis aleatórias, testes de hipótese, análise de regressão e matemática financeira.

Análise dos Demonstrativos Financeiros

Os instrumentos contábeis são importante fonte de informação sobre a saúde financeira de empresas, instituições financeiras e outras formas de organização. Nesta disciplina serão desenvolvidas as competências para analisar os principais instrumentos contábeis, tais como Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado e Demonstração de Fluxo de Caixa. Esta disciplina visa capacitar os alunos a interpretar a situação econômico-financeira de uma empresa, entendendo que decisões devem ser tomadas para melhorar os indicadores financeiros de desempenho, e conseqüentemente, aumentar a rentabilidade do negócio.

Finanças Corporativas

A teoria financeira discute as principais decisões de investimento e financiamento com o objetivo de maximizar o valor da empresa. A disciplina enfoca os fundamentos da gestão financeira dos negócios, trata do valor do dinheiro no tempo, mercados financeiros e de capitais, relações entre risco e retorno, precificação de ativos, políticas que envolvem o capital de giro das empresas e metodologias para tomada de decisões de investimento de capital.

Planejamento e Controle Financeiro

Esta disciplina aborda o desenvolvimento e acompanhamento orçamentário das empresas, examina os sistemas de custeio e projeções integradas dos demonstrativos financeiros. Apresenta o Balanced Scorecard como instrumento de controle para a execução da estratégia da empresa.

Mercados Financeiros e Estratégias de Funding

O mercado financeiro brasileiro e internacional oferecem oportunidades para as empresas brasileiras de captarem recursos sob a forma de instrumentos de financiamento estruturados, como operações de recebíveis e project finance. Nesta disciplina são abordados os principais conceitos por trás de cada instrumento, a forma como são operacionalizados, os principais fatores envolvidos nestes mercados e sua aplicação prática.

Banking

Nesta disciplina analisa-se as principais atividades realizadas pelas instituições do Sistema Financeiro Nacional, tratando de sua constituição, regulação e funcionalidades. Apresentam-se as características e vantagens dos principais produtos do mercado bancário bem como a atuação do Banco Central como regulador da política monetária.

Gerenciamento de Risco e Derivativos

Apresenta um panorama completo sobre o mercado de derivativos nacional e internacional, incluindo instrumentos como termos, futuros, hedge, opções e swaps. Aborda as diversas formas de utilização destes instrumentos para mitigação de riscos.

Direito Empresarial e Gestão Tributária

O panorama jurídico que circunscreve o funcionamento do mundo empresarial de forma ampla e do mercado financeiro de forma específica, gera importantes reflexos sobre os resultados das operações das empresas. Esta disciplina versa sobre os principais elementos jurídicos associados à gestão empresarial, em particular os de característica tributária.

Avaliação de Empresas e Fusões e Aquisições

Os instrumentos de avaliação de empresas possuem importantes aplicações no âmbito empresarial. Esta disciplina examina os fundamentos econômicos de maximização de valor dos acionistas, para em seguida abordar as principais metodologias de avaliação do valor de empresas: fluxo de caixa descontado, valor de mercado, valor contábil e múltiplos de mercado.
Competências Gerenciais

Governança Corporativa e Relação com Investidores

A importância que a transparência na gestão de empresas adquiriu nos últimos anos não tem precedente, passando de uma questão de eficiência para uma questão de sobrevivência. Nesta disciplina são abordado os conceitos que amparam os princípios de governança corporativa para, em seguida, tratar de como esses princípios são aplicados na prática.

Planejamento Estratégico

Esta disciplina apresenta uma metodologia específica, que permite fazer planos estratégicos e táticos mais consistentes com o ambiente da empresa, permitindo explorar as oportunidades e evitar possíveis ameaças.
Habilidades de Gestão

Gestão da Complexidade

Esta disciplina integra os pensamentos linear-cartesiano e sistêmico, sendo o primeiro passo de um processo mais amplo que objetiva desenvolver uma visão que permita lidar de modo mais realista e menos teórico com a realidade. Por meio de ideias, métodos e técnicas específicas, é possível lidar de forma mais produtiva com a diversidade, a instabilidade, o erro, a incerteza, a ilusão e as mudanças contínuas na gestão dos negócios.

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Nesta disciplina será possível entender o papel do líder e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes, em que seus membros sentem-se motivados e comprometidos com os resultados esperados.

Negociação

Esta disciplina ampliará a compreensão dos participantes sobre o processo de negociação para torná-los negociadores mais eficazes. Aprimora as habilidades de negociação e desenvolve capacidades para refiná-los continuamente.
Módulo Internacional

Módulo Internacional Opcional na Escola de Negócios EOI da Espanha

Aborda a consolidação das competências e habilidades desenvolvidas e aprimoradas durante o curso, mediante a integração do conhecimento de todas as disciplinas e atividades desenvolvidas no Brasil com as visões, opiniões e exemplos oriundos de uma semana de aulas e visitas a empresas de outro país.
Projeto Final

Planejamento do Projeto Final

Os participantes do curso são orientados para a realização do Projeto Final Individual nas suas várias modalidades (estudo de caso, monografia e plano de negócio). Na elaboração do trabalho, realça-se a importância da redação, metodologia de pesquisa de campo, revisão bibliográfica e webgráfica, bem como a relevância e inovação do tema.

Oferta Educativa semelhante