Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
Características
Objetivos
A base do planejamento é a tomada de decisões. Todos sabemos que a maior parte do tempo de trabalho de um administrador é ocupada pelo processo de tomada de decisões, quer sejam elas para escolher um tipo de investimento ou para dar um simples telefonema. Quanto maior o nível de responsabilidade, maior a diversidade de decisões a serem tomadas.
Em uma empresa, a maioria dos seus membros se preocupa com uma variedade de problemas operacionais e normalmente menos com os problemas estratégicos, visto que estes são mais difíceis de se identificar, e na maioria das vezes permanecem escondidos sob os problemas operacionais.
O estudo da tomada de decisões também destaca dois tipos distintos de comportamento das pessoas frente a este processo: o comportamento reativo, onde predomina o estímulo seguido de uma reação, e o proativo, onde a ação é favorecida. Discute-se muito as consequências destes dois tipos de comportamento, porém o comportamento proativo parece ser mais adequado ao processo competitivo, em vista da rapidez com que as mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais são adotadas no atual estágio da humanidade, dando vantagens a quem sai na frente.
Por outro lado, a preocupação da empresa com o problema estratégico só se dá quando surge um estímulo gerador, caso contrário, as atenções serão concentradas em decisões administrativas ou operacionais. Os administradores mais agressivos tenderão ao comportamento proativo.
Outra coisa importante sobre as decisões estratégicas é o risco que as envolve. Quando alguém comete um erro em uma decisão administrativa isto não traz graves consequências para a empresa. Basta corrigir e tudo volta a ser como antes. Já com relação a um erro em uma decisão operacional, a empresa com certeza ficará com sequelas: poderá perder participação no mercado, perder margens, ficar com a imagem arranhada, etc. No caso de um erro em uma decisão estratégica a empresa poderá desaparecer do mercado.
A base do planejamento é a tomada de decisões. Todos sabemos que a maior parte do tempo de trabalho de um administrador é ocupada pelo processo de tomada de decisões, quer sejam elas para escolher um tipo de investimento ou para dar um simples telefonema. Quanto maior o nível de responsabilidade, maior a diversidade de decisões a serem tomadas.
Em uma empresa, a maioria dos seus membros se preocupa com uma variedade de problemas operacionais e normalmente menos com os problemas estratégicos, visto que estes são mais difíceis de se identificar, e na maioria das vezes permanecem escondidos sob os problemas operacionais.
O estudo da tomada de decisões também destaca dois tipos distintos de comportamento das pessoas frente a este processo: o comportamento reativo, onde predomina o estímulo seguido de uma reação, e o proativo, onde a ação é favorecida. Discute-se muito as consequências destes dois tipos de comportamento, porém o comportamento proativo parece ser mais adequado ao processo competitivo, em vista da rapidez com que as mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais são adotadas no atual estágio da humanidade, dando vantagens a quem sai na frente.
Por outro lado, a preocupação da empresa com o problema estratégico só se dá quando surge um estímulo gerador, caso contrário, as atenções serão concentradas em decisões administrativas ou operacionais. Os administradores mais agressivos tenderão ao comportamento proativo.
Outra coisa importante sobre as decisões estratégicas é o risco que as envolve. Quando alguém comete um erro em uma decisão administrativa isto não traz graves consequências para a empresa. Basta corrigir e tudo volta a ser como antes. Já com relação a um erro em uma decisão operacional, a empresa com certeza ficará com sequelas: poderá perder participação no mercado, perder margens, ficar com a imagem arranhada, etc. No caso de um erro em uma decisão estratégica a empresa poderá desaparecer do mercado.
Plano de estudos
A.ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
1.Administração Estratégica
2.Concorrência e Competitividade
3.Desenvolvimento Organizacional
4.E-Business
B.ESTRUTURA DE CAPITAL E ALOCAÇÃO DE RECURSOS
5.Análise de Investimentos
6.Controles Gerenciais
7.Estrutura de Capital
8.Mercado Financeiro
C.PROCESSOS MERCADOLÓGICOS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE
9.Business to Business
10.Estratégias de Comunicação
11.Marketing de Serviços
12.Varejo e Canais de Distribuição
D.GESTÃO DA CAPACIDADE CRIATIVA E DE CONFLITOS INTERNOS
13.Administração de Recursos Humanos
14.Endomarketing
15.Gestão de Competências
16.Negociação e Administração de Conflitos
E.COMPLEMENTOS
17.Elaboração de Business Plan
18.Matemática Financeira
19.Princípios de Contabilidade
20.Metodologia Científica
1.Administração Estratégica
2.Concorrência e Competitividade
3.Desenvolvimento Organizacional
4.E-Business
B.ESTRUTURA DE CAPITAL E ALOCAÇÃO DE RECURSOS
5.Análise de Investimentos
6.Controles Gerenciais
7.Estrutura de Capital
8.Mercado Financeiro
C.PROCESSOS MERCADOLÓGICOS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE
9.Business to Business
10.Estratégias de Comunicação
11.Marketing de Serviços
12.Varejo e Canais de Distribuição
D.GESTÃO DA CAPACIDADE CRIATIVA E DE CONFLITOS INTERNOS
13.Administração de Recursos Humanos
14.Endomarketing
15.Gestão de Competências
16.Negociação e Administração de Conflitos
E.COMPLEMENTOS
17.Elaboração de Business Plan
18.Matemática Financeira
19.Princípios de Contabilidade
20.Metodologia Científica
Requisitos
Graduados em cursos de nível superior, de preferência com experiência profissional em cargos de chefia e liderança