MBA em Gestão Financeira Avançada (São Paulo, São Paulo)

Universidade Paulista

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:1 Ano

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos

Proporcionar os conhecimentos, técnicas e instrumentos necessários à atuação no ambiente financeiro, procurando atender diferentes participantes como:

Profissionais de Finanças: possibilitar a oportunidade de aumentar sua área de ação e aprofundar seus conhecimentos por meio de técnicas e processos atualizados de Gestão Financeira, incluindo Gestão Simulada - Jogos de Empresa;
Empresários e Executivos: propiciar a reciclagem de conhecimentos e a melhoria de desempenho, pela exposição aos aspectos teóricos e práticos que envolvem a Gestão Financeira, presente em todas os setores de atividade;
Recém graduados: criar as condições para uma evolução e melhoria da capacitação técnica na área de Gestão Financeira, possibilitando o desenvolvimento de uma carreira em uma área fundamental para as empresas.

Plano de estudos

Programa do Curso



Disciplinas Sistêmicas

Matemática Financeira Aplicada em Finanças e Mercado de Capitais: (Revisão Calculadora HP 12 C, Juros Simples, Juros Compostos, Desconto, Fluxo de Caixa com TIR e NPV, Equivalência de Taxas, Sistemas de Amortização – Tabela Price e SAC, Juros e Inflação, Taxa Selic, Casos Práticos).
Análise de Projetos de Investimentos: (Pay Back, Método Custo Anual, Valor Presente e Taxa Interna de Retorno, Depreciação Linear, Soma dos Dígitos e Exponencial, Análise de Sensibilidade, IR no Fluxo de Caixa, Investimentos Economia Inflacionária, Casos Práticos).
Mercado Financeiro e de Capitais: (Sistema Financeiro Nacional, Instrumentos de Política Monetária, Títulos Públicos Federais, Mercados Monetário, Crédito e Câmbio, Mercado de Ações – Bolsa de Valores, Mercado Futuro – Bolsa de Mercadorias e Futuro).
Legislação e Tributos nas Empresas: (Carga Fiscal Brasileira, IR e suas sistemáticas, CSLL, IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISS, Contribuições Sociais – Folha e Sistema S, Retenção na Fonte, Débitos Fiscais, Processos Administrativos e Judiciais, Benefícios Fiscais).
Finanças Internacionais: (Papel das Moedas e Bancos, Capital Financeiro, O papel do FMI, Balança Comercial Brasileira, Comércio Internacional – Tarifas, Barreiras e Controles, Blocos Econômicos).
Metodologia Científica: (Organização de uma Pesquisa Acadêmica: Finalidade, Tecnologia, Classificação da Pesquisa, Estrutura de um Projeto de Pesquisa: Tema, Justificativa do Tema, Objeto Geral e Específico, Hipótese, Metodologia, Bibliografia).

Disciplinas Específicas

Demonstrações Contábeis e Fluxo de Caixa: (Estrutura das Demonstrações Financeiras, Análise através de Índices, Análise Financeira Avançada, Correções nos Demonstrativos, Estudo de Fluxos de Caixa).
Gestão de Tesouraria – Derivativos: (Origem dos Mercados Derivativos no Brasil, Bolsa de Mercadorias & Futuros, Mercado de Opções de Compra e Venda, Mercado a Termo, Mercado de Swaps, Montagem de Estratégias Operacionais).
Gestão de Custos e Preços: (Terminologia e Classificação de Custos, Gestão e Mensuração, Métodos de Custeio: Absorção, Direto ou Variável, Margem de Contribuição, Custeio ABC, Custeio Meta, Formação do Preço de Venda).
Administração do Capital de Giro e Recursos de Longo Prazo: (Ciclo Operacional, Estrutura de Capital, Risco, Lucratividade, Administração do Disponível, Administração de Valores a Receber, Administração de Estoques, Administração de Recursos de Longo Prazo).
Gestão Simulada - Jogos de Indústria: (Treinamento Gerencial usando como modelo uma Indústria com as áreas: Finanças, Produção, Mercado de Capitais, Marketing e Recursos Humanos. Uso de notebooks em sala de aula para a tomada de decisões).

Tópicos Especiais em Gestão Financeira

Visitas Técnicas, Visitas Operacionais, Seminários, Palestras, Workshops de assuntos relevantes ligados à área de Finanças e/ou outras áreas, visando dar um conhecimento mais abrangente aos participantes.

Requisitos

Público

Profissionais com formação superior vinculados à área de Finanças e profissionais de outras áreas que desejam desenvolver competências gerenciais de Finanças utilizadas em empresas comerciais, industriais e instituições financeiras.

Oferta Educativa semelhante