Mestrado Profissional em Administração (Piracicaba, São Paulo)

Universidade Metodista de Piracicaba

Localização:Piracicaba - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos
a) Proporcionar um enfoque científico para solução de problemas de gestão nas organizações, formando dirigentes com visão crítica.

b) Oferecer o aporte de conteúdos teóricos que favoreçam a reflexão e compreensão de práticas profissionais.
Histórico
A partir de 2002, a Faculdade de Gestão e Negócios passou a oferecer o Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Administração, com o oferecimento de até 25 vagas anuais. Seu compromisso é oferecer uma educação diferenciada, desempenhando um importante papel e contribuindo para o processo de capacitação profissional decorrente das necessidades emergentes da região.

O Curso de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Administração, da FGN, tem caminhado no sentido de oferecer uma aproximação entre a concepção e a aplicabilidade do conhecimento, sem restringi-lo à técnica. É dada ênfase à responsabilidade social dos gestores, de forma que a interação com a sociedade seja produtora dos interesses organizacionais, em busca de equilíbrio com a ampliação da qualidade de vida da sociedade.

Busca-se aproximar o conhecimento produzido do cotidiano organizacional, valorizando a produção de estudos de caso em que o aluno possa vivenciar a possibilidade de romper com a dicotomia "teoria e prática" enfatizando estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive permitindo o exercício da docência.

O Mestrado Profissional em Administração pretende oferecer uma contribuição à melhoria da competitividade das empresas como resposta ao desafio de crescimento e desenvolvimento do País. Isso se faz com a realização e divulgação de pesquisas e ensino, enfatizando como as empresas poderão obter eficácia na gestão de seus negócios, como por meio da formação de Mestres em Administração de Empresas, com base nos conhecimentos adquiridos, possam ensinar tecnologias avançadas da área de Administração.
Área de Concentração
• Gestão de Organizações e Negócios
Aborda temas atuais de natureza inter e multidisciplinar, enfocando os desafios contemporâneos de gestão, formando profissionais em sua dimensão ampla, conceitual, cognitiva e contextual.
Linhas de Pesquisa
Linhas de Pesquisa

1. Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas

Inclui conhecimento teorizado sobre as organizações e a gestão nas suas múltiplas disciplinas (finanças e controladoria, recursos humanos, produção e operações, teoria organizacional), relacionadas à compreensão da complexidade e interdisciplinaridade que envolvem o saber organizacional nos contextos local e regional. Trata das perspectivas técnica e social dos processos do comportamento organizacional e aborda a gestão com pessoas enquanto recurso estratégico e político para a efetividade do desenvolvimento e valorização do capital humano.
2. Marketing, Estratégia, Operações e Logística
Propõe estudos sobre o marketing e sua articulação com estratégia e operações orientando pesquisas que produzirão conhecimentos para o enfrentamento de desafios na gestão das organizações e negócios locais e regionais. Os estudos possibilitarão ganhos de competência no processo de compreensão dos aspectos relacionados a marketing, estratégia e operações. Estabelecem relações entre estratégias empresariais, redes e cadeias de suprimentos e o composto mercadológico.

Plano de estudos

Disciplinas do mestrado profissional em Administração

Análise e Governança das Redes
Aprendizagem e Conhecimento Organizacional na Gestão Contemporânea
Comportamento do Consumidor
Estratégia Empresarial
Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística Empresarial
Gestão de Pessoas: Teorização, pesquisa e instrumentalização
Gestão Econômica e Controladoria
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão Financeira
Gestão Financeira II
Governança Corporativa e Gestão Estratégica
Introdução à Pesquisa em Administração
Marketing de Varejo e Serviços
Organizações do Terceiro Setor
Pesquisa em Marketing
Planejamento e Controle da Produção
Seminários Avançados de Dissertação
Seminários de Estudos Críticos em Administração
Seminários de Estudos Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Teorias Administrativas
Tópicos Avançados em Marketing

Requisitos

O candidato deverá enviar à Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, o requerimento e os documentos exigidos, abaixo descritos:

• 1 Foto 3x4
• Cadastro de Pessoa Física (CPF) - 1 cópia autenticada
• Cédula de Identidade ou RNE (para estrangeiros) - 2 cópias autenticadas
• Certificado de Reservista - 1 cópia autenticada
• Certidão de nascimento ou casamento - 1 cópia autenticada
• Comprovante de Pagamento de Taxa de Inscrição
• Currículo Lattes - documentado
• Diploma de Graduação devidamente registrado – 1 cópia autenticada. Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado no Brasil.
• Histórico Escolar - 1 cópia autenticada. Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada
• Titulo de Eleitor - 1 cópia autenticada
• Comprovante de pagamento de taxa de inscrição

Oferta Educativa semelhante