Pós-graduação em Atenção à Família, Criança e ao Adolescente (Volta Redonda, Rio de Janeiro)

Centro Universitário de Volta Redonda

Localização:Volta Redonda - Rio de Janeiro

Duração:20 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo: Desenvolver uma visão integrada com o compromisso social e com a melhoria da qualidade de servioços prestados á família, à criança e ao adolescente; Instrumentalizar profissionais de diversas áreas para ações e serviços com familias, crianças e adolescentes; Proporcionar subsídios para uma melhor atuação na área através do desenvolvimento de raciocínio clínico voltado para a percepção da família, da criança e/ ou do adolescente; Auxiliar os profissionais a compreenderem o funcionamento das famílias, e desta forma orientá-las na busca de soluções de problemas. Capacitar tecnicamente profissionais para intervirem de forma preventiva e terapêutica nas relações interpessoais; Conscientizar sobre a importância das relações familiares na formação de personalidade e sobre a necessidade de atuação profilática. Capacitar profissionais para atendimento em consultórios particulares ou em instituições diversas como escolas, hospitais, abrigos.

Plano de estudos

Disciplinas: 1. Definição, função e formação de Família; 2. Fundamentos da teoria do desenvolvimento físico, psíquico e da personalidade; 3. Políticas públicas de atenção à criança e ao adolescente em famílias ( I e II ); 4. Comunicação nas relações humanas; 5. Vínculos e dinâmica familiares; 6. Auto -conhecimento e temas relacionados a atendimento familiar: viências, role-playing, jogos dramáticos, dinâmicas de grupo; 7. Objetivos do trabalho familiar: orientação, psicoterapia e encaminhamentos; 8. Seminários teórico-clínicos( I e II ) em atendimento de grupos em orientação familiar ( em instituições como creches, escolas, hospitais, postos de saúde e outros ); 9. O trabalho em equipe multiprofissional; 10. Metodologia da Pesquisa.

Requisitos

Público-Alvo: Profissionais de Psicologia , Serviço Social, Medicina, Pedagogia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Direito e áreas afins. Compareça à secretaria do PROESP, com os seguintes documentos: * Cópia do Diploma de Graduação * Cópia da Carteira de Identidade * Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento * Cópia do CPF * Cópia do Título de Eleitor * 02 Fotos 3 X 4 – Recentes * Cópia do Pagamento da taxa de Inscrição

Oferta Educativa semelhante