Pós-graduação em Terapia de Família (Niterói, Rio de Janeiro)

AVM - Faculdade Integrada

Localização:Niterói - Rio de Janeiro

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo

Este curso é direcionado para profissionais da área de saúde mental e serviço social interessados em adquirir/aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica das relações familiares.

Plano de estudos

Disciplinas

1 - DINÂMICA DE GRUPO EM TERAPIA DE FAMÍLIA

Perspectiva histórica da dinâmica. A ludicidade revestindo a dinâmica de grupos : possibilidade para atingir os domínios afetivo, cognitivo, psicomotor e relacional dos integrantes de grupos terapêuticos. Comunicação e comportamento grupal. Grupos terapêuticos, grupos organizacionais e equipes. O facilitador e seu papel nos diferentes grupos: comunitários, escolares, empresariais e terapêuticos. Técnicas de trabalho em grupo. As técnicas de grupo e o gerenciamento de relações. Técnicas facilitadoras e técnicas de suporte: subsídios para a atuação do terapeuta familiar.

2 - FAMÍLIA E CONFLITOS SOCIAIS

A contemporaneidade e as famílias: interfaces sociais. Adicção. Conflitos com a lei. Abuso sexual. Violência doméstica. Conselho tutelar. Instituições de atenção à família.

3 - HISTÓRIA SOCIAL DA FAMÍLIA

História social da família. Formações familiares na contemporaneidade: visão antropológica e sociológica. Psicoterapia familiar: conceitos, objetivos e finalidades.

4 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

5 - NEUROBIOLOGIA DO CONHECIMENTO

Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: relações com os fatores biopsicosociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano. Desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e relacional. Reorganização e requilíbrio do sujeito ao meio ambiente.

6 - PSICOPATOLOGIA

A arterapia e a doença da alma. Estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. O normal e o patológico. O paciente psicossomático e as contribuições do processo arterapêutico na melhoria da qualidade de vida. O material simbólico : ferramenta para o diagnóstico e para o prognóstico em pacientes psiquiátricos.Estruturação do sujeito sob a leitura lacaniana da obra de Freud.

7 - SEXOLOGIA

Sexologia: conceitos, visão histórica e bio-psico-socio-cultural. Terapia sexual. Sexualidade e vida.

8 - TERAPIA DE FAMÍLIA

Terapia Familiar em perspectiva histórica. Abordagens das Escolas de Terapia de Família. Paradigma Sistêmico-Cibernético. Terapia Familiar Sistêmica. Terapia Familiar Psicodinâmica.

Requisitos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
1 foto 3x4 atual

Oferta Educativa semelhante