Pós-graduação em Avaliação da Aprendizagem (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

AVM - Faculdade Integrada

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo

Qualificar profissionais atuantes no segmento educacional, para disseminar e conceber políticas e práticas de avaliação que contribuam com a melhoria da qualidade do ensino em instituições públicas e particulares, a partir da apropriação de conhecimentos e metodologias contemporâneas, bem como, do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à construção de um cenário comprometido com a heterogeneidade.

Plano de estudos

Disciplinas

1 - ASPECTOS FOLOSÓFICOS DA AVALIAÇÃO

Origens da Filosofia.Filosofia e Mito. Filosofia e Senso Comum. Educação: conceituação filosófica. O pensamento filosófico antigo e medieval: verdade, conhecimento e educação em Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. A filosofia moderna: sujeito epistemológico e educação em Descartes, Rousseau e Kant. A concepção filosófica de educação no materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. Prática Pedagógica e Relações de Poder: a Avaliação sob o entendimento de Focault.

2 - AVALIAÇÃO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA

Primeiros percursos e Influências: A Contra-Reforma e o Novo Mundo. Pedagogia Jesuítica: a Ratio Studiorum (1599). Jan Amos Comenius e a Didática Magna (1621-1657). Educação no Império. O Cenário Internacional nos séculos XIX e XX: critérios exógenos de Avaliação. EUA: sistema de testagem. Influências: E. Thorndike, R. Tyler e R. F. Mager. Europa: Docimologia. Avaliação formativa, somativa e diagnóstica: as condições de aplicação dessas idéias considerando o contexto político, econômico e social brasileiro. O Cenário Atual: Abordagem sociológica da avaliação.

3 - AVALIAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO

Medicalização, Biologização e Patologização: conceitos, especificidades. Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Transtorno Opositivo Desafiador: manifestações. A Patologização como justificativa da não aprendizagem escolar. A medicalização e o diagnóstico de transtornos da aprendizagem em tempos de neoliberalismo. A prática pedagógica e o processo de exclusão: a avaliação em questão.

4 - CONCEPÇÕES TEÓRICAS DA AVALIAÇÃO

Avaliação do Processo Ensino/Aprendizagem: Conceitos. Avaliação como modalidades de ação pedagógica. Concepções de avaliação. Avaliação Somativa, Quantitativa, Exame e Verificação. Avaliação Formativa, Mediadora, Dialógica. Aspectos Qualitativos da Avaliação. Etapas da Avaliação Dialógica. Novos Paradigmas no campo da Avaliação. Os Instrumentos de Avaliação.

5 - DIDÁTICA

Educação, Instrução, Ensino e Didática. Da Didática Instrumental à Didática Fundamental. As Abordagens Pedagógicas - Os Métodos de Ensino. A Didática e o Planejamento Educacional:Perspectiva Histórica, Concepções, Níveis de Abrangência. O Projeto Político-Pedagógico e O Projeto Ensino-Aprendizagem (Plano de Curso e Plano de Aula). O Currículo na perspectiva Interdisciplinar. Interculturalidade e Educação Escolar. Formação continuada de professores. Avaliação do processo Ensino/Aprendizagem: Novos Paradigmas.Relações entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação.Instrumentos de Avaliação.

6 - JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ESCOLARES

: Conhecer os aspectos legais que se consolidam entre o Direito e a Educação, no que diz respeito ás relações e práticas instituídas nos espaços escolares. Pretende-se também, examinar os deveres dos Educadores legitimados pela legislação vigente: novo Código Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente e Código de Defesa do Consumidor, buscando instrumentalizá-los no tocante ás tomadas de decisões pertinentes á organização e ao funcionamento das escolas.

7 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

8 - POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÕES EXTERNAS

Política e Políticas Públicas. Estado e Políticas Públicas. Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira (Básica - Formação Geral - e Profissional). LDBEN 9394/96. Financiamento da Educação Brasileira: FUNDEF e FUNDEB. Atuais Políticas de Avaliação da Educação Brasileira: ENADE,ENEM,SAEB,Prova Brasil e SAERJ.

Requisitos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
1 foto 3x4 atual

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