Pós-graduação em Citologia Clínica e Laboratorial (São Paulo, São Paulo)

Academia de Ciência e Tecnologia

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:1 Ano

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

O CURSO


O curso Citologia Clínica e Laboratorial é destinado aos profissionais de laboratório que desejam ampliar e diversificar seus conhecimentos em citologia. Muitos laboratórios perdem a oportunidade de aumentar a oferta de seus serviços citológicos ou de explicar adequadamente aos seus clientes determinados tipos de solicitações médicas que envolvem exames citológicos. Da mesma forma, o profissional de laboratório terá melhor desempenho se souber diversificar seus conhecimentos citológicos. Por essas razões o curso será abrangente e envolverá nove áreas citológicas: hematologia, colpocitoscopia, microbiologia, urinálise, fluidos corporais, citogenética, mielograma e citoquímica, citometria de fluxo e citologia molecular.
As exposições teóricas e as atividades práticas em todas as nove áreas terão o objetivo de mostrar aos participantes do curso as relações entre as alterações citológicas e suas patologias.
É importante destacar que cada área citológica será ministrada por professores com a qualificação mínima de doutorado acadêmico e com a devida experiência científica em laboratório.

Plano de estudos

DISCIPLINAS


1 – Hematologia: 5 módulos sequenciais
Temário: Citologia das anemias hereditárias e adquiridas, leucocitoses reacionais, leucemias, linfomas e plaquetopatias. Colorações específicas e emissão de laudos.

2 – Colpocitoscopia: 4 módulos sequenciais
Temário: Coleta e preparação de amostras. Análise das camadas celulares da mucosa vaginal e cervical, normais e patológicas. Colorações específicas e emissão de laudos.

3 – Microbiologia: 2 módulos sequenciais
Temário: Coleta e preparação de amostras. Citologias de bactérias, fungos filamentosos e leveduras. Colorações específicas e emissão de laudos.

4 – Urinálise: 2 módulos sequenciais
Temário: Coleta e preparação de amostras. Citologia de eritrócitos, leucócitos, dismorfismos celulares, células epiteliais, bactérias, fungos, muco, cilindros, cristais e artefatos. Colorações específicas de sedimentos e emissão de laudos.

5 – Fluídos Corporais: 1 módulo
Temário: Coleta e preparação de amostras para espermograma e líquor. Colorações específicas e emissão de laudos.

6 – Citogenética: 1 módulo
Temário: Coleta e preparação de amostra. Citogenética específica para neoplasias hematológicas, síndrome de Down, de Patau e de Klinefelter. Documentação e emissão de laudos.

7 – Mielograma e Citoquímica: 1 módulo
Temário: Coleta e preparação do aspirado medular. Indicações de mielograma nas doenças hematológicas. Utilização e interpretação da citoquímica no diagnóstico diferencial das leucemias. Colorações específicas e emissão de laudos.

8 – Citometria de fluxo: 1 módulo
Temário: Análise e interpretação de imunofenotipagens para linfócitos CD4, CD8, células tronco, leucemias e linfomas. Emissão de laudos.

9 – Citologia Molecular: 1 módulo
Temário: O entendimento de como os genes anormais das células desencadeiam patologias proliferativas (câncer e leucemias), diabetes, dependência por drogas e aterosclerose

Oferta Educativa semelhante