Pós-graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Caxias, Maranhão)

Instituto Federal de Santa Catarina

Localização:Caxias - Maranhão

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Quem é o Especialista em Educação ?



O curso destina-se a Capacitação de Profissionais do Ensino Público, para atuar na Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC, em consonância com o Decreto Nº. 5.840 de 13 de julho de 2006, que institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA.



Áreas de Atuação

Oportunidade de se qualificar profissionalmente, para melhor atuar nas instituições que atuam com a Educação de Jovens e Adultos, nas que trabalham com a educação Profissional. Aprofundar a visão do educador para as possibilidades de promover a oferta de cursos que integrem as duas modalidades de Educação, numa mesma instituição de ensino, ou parcerias entre instituições.

Plano de estudos

Grade Curricular
Módulo I: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
FOCO: Elevação da Escolaridade e Formação Profissional.
1.1 Eixos, Princípios e Políticas de Educação
1.2 Fundamentos, concepção de EJA e PROEJA
1.3 Metodologia da Pesquisa
Competências:
- Compreender a função social e dimensionar a evolução histórica da educação Básica, da educação Profissional, da EJA e do PROEJA;
- Posicionar-se criticamente diante dos pressupostos e princípios da pedagogia tradicional em relação a outras correntes pedagógicas;
- Compreender as especificidades da EJA e dos sujeitos nela envolvidos;
- Avaliar intervenção política e legal da educação profissional e especificamente da EJA ao longo da história e atualmente do PROEJA;
- Propor construções políticas e legais para a educação profissional na EJA, no âmbito do PROEJA.
- Elaborar pesquisas de forma direcionada, disciplinada e organizada, visando à boa comunicação e à divulgação de trabalhos científicos.

Módulo II: EDUCAÇÃO E CURRÍCULO
FOCO: Integração curricular: educação profissional, no ensino fundamental, médio e na educação de jovens e adultos.
2.1 O currículo integrado: uma dialética entre a formação geral e a formação profissional
2.2 Processos Pedagógicos
2.3 Avaliação de aprendizagem: Diagnósticos X Classificação
Competências:
- Ressignificar a concepção de currículo;
- Compreender o currículo como elemento que desvela as experiências sócias, históricas, culturais, de classe e de sociedade;
- Compreender o currículo de EJA pelo princípio do Trabalho, da Cidadania e da Democratização do saber;
- Buscar possibilidades de uma tradução de currículo voltado para a articulação entre EP e EJA;
- Compreender processos de desenvolvimento, individual e coletivo, dos sujeitos da EJA;
- Promover a medição pedagógica entre os conhecimentos dos alunos e os conhecimentos historicamente sistematizados;
- Organizar a prática docente a partir de pressupostos de construção coletiva do conhecimento;
- Estabelecer relações entre fundamentos teórico-metodológicos da aprendizagem de jovens e adultos e ação docente;
- Construir estratégias didáticas integradoras;
- Planejar, mediar e avaliar percursos formativos, considerando as necessidades e os interesses de jovens e adultos na perspectiva de uma educação emancipatória;
- Elaborar materiais didático-pedagógicos voltados à ação pedagógica integradora.

Módulo III: DIDÁTICA: TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICA.
FOCO: A ação docente e os processos de aprendizagem na educação básica modalidade EJA
3.1 Teorias e práticas pedagógicas
3.2. Planejamento, sistematização e avaliação do trabalho educativo.
3.3. Ciência, trabalho e tecnologia.
3.4 Comunicação, cultura e sociedade.
3.5 Educação matemática e cidadania
Competências:
- Compreender processos de desenvolvimento, individual e coletivo, dos sujeitos da EJA;
- Promover a mediação pedagógica entre os conhecimentos dos alunos e os conhecimentos historicamente sistematizados;
- Organizar a prática docente a partir de pressupostos de construção coletiva do conhecimento;
- Estabelecer relações entre fundamentos teórico-metodológicos da aprendizagem de jovens e adultos e ação docente;
- Construir estratégias didáticas integradoras;
- Planejar, mediar e avaliar percursos formativos, considerando as necessidades e os interesses de jovens e adultos na perspectiva de uma educação emancipatória;
- Elaborar materiais didático-pedagógicos voltados à ação pedagógica integradora;
- Articular temas e conteúdos na perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar;
- Realizar a reflexão crítica sobre a prática didático-pedagógica, visando a reelaboração da ação docente;
- Sistematizar projeto de pesquisa-intervenção com abordagem qualitativa em educação.

Módulo IV: GESTÃO E INCLUSÃO
FOCO: Princípios e fundamentos teórico – metodológicos de gestão democrática e de inclusão.
4.1 Organização e gestão educacional
4.2 Seminários: Inclusão, Diversidade.
4.3 Pesquisa e Produção em PROEJA
Competências:
- Compreender princípios e fundamentos teórico- metodológicos da gestão educacional;
- Participar ativa e criticamente dos processos de gestão educacional como forma de inclusão;
- Estabelecer relações entre os processos de gestão da educação, as políticas publicas da educação e de outros setores e os movimentos sociais;
- Participar ativamente da construção do Projeto Pedagógico Institucional PPI e do Plano de – Desenvolvimento Institucional PDI;
- Participar ativamente dos processos de organização educacional;
- Participar de processos de avaliação institucional;
- Gerenciar ambientes de aprendizagem mediatizados pelas tecnologias da informação e da comunicação;
- Sistematizar ações de cunho investigativo e pedagógico, mediante produção textual;
- Trabalhar conhecimentos para otimizar as relações intrapessoais e interpessoais;
- Compreender os fenômenos que interferem na formação de equipes;
- Ampliar a percepção de si mesmo e do outro;
- Elaborar programas e projetos que garantam inclusão de menores em situação de risco e sujeitos em conflito com a lei;
- Construir com a elaboração de políticas de acesso e permanência de portadores de necessidades educativas especiais;
- Estabelecer estratégias pedagógicas de inclusão respeitando as diversidades étnicas, de gênero, religião, dentre outros.

Monografia

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