Pós-graduação em Ergodesign de Interfaces: Usabilidade e Arquitetura de Informação (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:1 Ano

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Introdução Usabilidade tem sido um termo bastante utilizado nos últimos tempos. Muitos têm se posicionado em linhas radicalmente opostas a respeito desta nova, mas já tão propalada, área de estudo. A preocupação fundamental da usabilidade, que se inicia com a Ergonomia, é dotar as interfaces de características que tornem os sistemas mais fáceis de usar e mais fáceis de serem aprendidos. A boa usabilidade tem sido uma preocupação crescente por parte de diversas empresas que a encaram como uma maneira de atender uma demanda de mercado e, desta forma, alcançar um nível de diferencial competitivo. Por sua vez, desenvolvedores de sistemas e de interfaces cada vez mais buscam adquirir conhecimentos que os capacitem a se colocar de maneira mais efetiva nesse contexto do mercado profissional. A formação de especialistas em usabilidade de interface visa capacitar profissionais para atuarem como conhecedores das questões ergonômicas de usabilidade de interface, arquitetura de informação a fim que possam realizar avaliações de usabilidade e propostas de melhorias em sistemas e interfaces para interação humano-computador, que privilegie o lado humano da interação, focando na facilidade de uso, de aprendizagem e na diminuição da carga cognitiva do usuário humano. Objetivo - Propiciar reflexão sobre a importância da Ergonomia no design de interface. - Propiciar o entendimento de questões ergonômicas relacionadas à usabilidade e ao desenvolvimento de projeto centrado no usuário. - Criar e avaliar a arquitetura de informação de produtos digitais. - Apresentar métodos e técnicas para avaliação de usabilidade e projeto de interfaces. - Fornecer subsídios para que os alunos se tornem aptos a trabalhar com projeto e avaliação de interfaces para interação humano-computador. Metodologia -Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais e aulas práticas com utilização de computadores e recursos audiovisuais. -Aulas práticas para aplicar o conteúdo ministrado. -Aulas de orientação para acompanhar o desenvolvimento de monografia.

Plano de estudos

Programa - Apresentação do Curso - Ergonomia: Histórico e Perspectivas - Abordagem Sistêmica - Ergodesign: Interação Humano - Computador, Projeto Centrado no Usuário - Perfil e Variabilidade de Usuários - Ferramentas para Coleta de Dados: Questionários, Entrevistas, Escalas de Avaliação, Observação, Protocolos Verbais - Design de Interação - Arquitetura de Informação - Técnicas de Arquitetura de Informação - Design de Telas - Prototipagem - Análise da Tarefa - Avaliação Heurística - Avaliação Cooperativa - Grupos de Foco - Cenários e Personas - Teste Formal de Usabilidade - Pesquisa Experimental - Gerência de Projeto em Ergodesign de Interfaces - Perspectivas Em IHC - Desenvolvimento do Projeto Obs.: a monografia ou o trabalho de conclusão é obrigatório para a conclusão do curso de especialização.

Requisitos

Público Alvo Designers, ergonomistas, arquitetos de informação, web designers, profissionais de informática, jornalistas, publicitários e áreas afins.

Oferta Educativa semelhante