Pós-graduação em Ergonomia (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:1 Ano

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Introdução O Programa de Mestrado e Doutorado em Design e o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia (LEUI) e a CCE oferecem o Curso de Especialização Ergonomia, sob a coordenação dos Professores Anamaria de Moraes, D.Sc. e Manuela Quaresma, D.Sc. O curso tem como objetivo principal explicitar o campo de ação da Ergonomia, através de seu objeto de estudo, seus objetivos e de seus métodos, assim como de suas áreas de intervenção. Objetiva-se também apresentar exemplos práticos de pesquisas e aplicações de ergonomia industrial, do produto, ambiental, interação homem-computador, trabalho informatizado e sistemas de controle. Tem-se como público alvo: administradores, arquitetos, designers, enfermeiros, engenheiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos. O curso está aberto a profissionais de áreas afins interessados no tema que poderão atuar concretamente na melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida no trabalho, em casa, na cidade. Objetivo • Definir o campo de ação da Ergonomia, através de seu objeto de estudo, de seus objetivos e de seus métodos, assim como de suas áreas de intervenção, capacitando profissionais para atuar como ergonomistas. • Fornecer subsídios conceituais, metodológicos e técnicos que permitam detectar e diagnosticar aspectos ergonômicos de produtos/estações de trabalho, da apresentação, estruturação e processamento de informações, dos constrangimentos impostos ao operador pelo ambiente operacional, organizacional, físico e espacial. • Explicitar métodos e técnicas das pesquisas descritiva e experimental e da metodologia de projeto e ferramentas da ergonomia, no levantamento de dados em campo, na estruturação dos dados levantados, nas análises e recomendações interfaciais, instrumentais, informacionais, acionais, comunicacionais, arquiteturais, físico-ambientais e operacionais; na geração, avaliação e validação de soluções projetuais para postos e ambiente de trabalho e para organização das atividades da tarefa. • Oferecer critérios ergonômicos para a avaliação dos custos humanos associados à carga física, cognitiva e psíquica do trabalho - incidentes, acidentes e doenças profissionais. • Discutir a relação da ergonomia com a segurança de sistemas, considerando incidentes, acidentes e doenças profissionais – penosidade, periculosidade e insalubridade. Metodologia Aulas expositivas e práticas com utilização de equipamentos audiovisuais em sala de aula. Os alunos também terão orientações dos professores referente ao trabalho de campo. Estas orientações ocorrerão no Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia (LEUI) em horário a ser agendado previamente.

Plano de estudos

Programa 1. Apresentação do Curso. 2. Origens e Conceituação da Ergonomia; Etapas e Fases; Métodos e Técnicas da Intervenção Ergonomizadora. 3. Apreciação Ergonômica do Sistema Humano-Tarefa-Máquina. 4. Fisiologia e Carga Física do Trabalho. 5. Diagnose Ergonômica do Sistema Humano-Tarefa-Máquina. 6. Psicologia, Percepção e Processos Cognitivos e Carga Mental do Trabalho. 7. Higiene e Segurança do Trabalho. 8. Projetação Ergonômica do Sistema Humano-Tarefa-Máquina. 9. Ergonomia Informacional. 10. Antropometria e Biomecânica. 11. Ergonomia: Zona Interfacial. 12. Ergonomia: Zona Acional. 13. Avaliação e Validação do Sistema Humano-Tarefa-Máquina e Prototipagem. 14. Pesquisa Experimental em Ergonomia. 15. Ergonomia e Organização do Trabalho. 16. Doenças Ocupacionais e Problemas Músculo-Esqueléticos. 17. Conforto Ambiental. 18. Controle de Risco e Prevenção de Acidentes no Trabalho. 19. Ergonomia e Trabalho em Turno. 20. Ergonomia do Ambiente Construído/Habitado. 21. Ergonomia e Sistemas de Transporte. 22. Ergonomia da Interação Humano-Computador (HCI); Usabilidade de Interfaces. 23. Ergonomia como Atividade Profissional. 24. Estágio Supervisionado.

Requisitos

Público Alvo Administradores, arquitetos, designers, enfermeiros, engenheiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e demais profissionais de áreas afins.

Oferta Educativa semelhante