Pós-Graduação em Gestão RH (São Paulo, São Paulo)

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:1 Ano

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo
Desenvolver as competências necessárias para a moderna gestão de pessoas,
enfatizando a integração de objetivos pessoais e organizacionais, a coordenação de
equipes e a vinculação das políticas de educação, treinamento e desenvolvimento às
estratégias de negócios, aos processos e resultados organizacionais.

Plano de estudos

Desenvolvimento Gerencial
• Evolução do mundo do trabalho e o trabalhador do conhecimento;
• Liderança hoje: objetivos, implicações, requisitos e contribuições;
• O papel da percepção e da comunicação na efetividade comportamental e
tomada de decisão;
• Gestão de equipes para resultados;
• Administrando a personalidade e as emoções para estabelecer
relacionamentos organizacionais produtivos;
• Motivação e satisfação: diferenças teóricas e práticas;
• Gestão por competências: importância das pessoas para o resultado do
negócio.
Relações do trabalho no direito trabalhista brasileiro
• Início e término do contrato de trabalho;
• Jornada de trabalho e Remuneração;
• Políticas de inclusão e de combate à discriminação no ambiente de trabalho;
• Flexibilização e terceirização;
• Práticas de mitigação do risco legal trabalhista nas organizações.
Teoria das Organizações
• O papel das organizações e dos gerentes na sociedade contemporânea;
• Metáforas da dinâmica organizacional: da concepção máquina aos sistemas
vivos;
• Novos modelos organizacionais: da configuração máquina às organizações em
rede;
• Sistema de decisões nas organizações;
• Poder e de política nas organizações.
Estratégia e Marketing
• Conceito de Estratégia, sua evolução e importância nas empresas modernas;
• Planejamento Estratégico: processo, técnicas, recomendações e práticas;
• Construção de Vantagens Competitivas;
• Estratégia do Oceano Azul;
• Fundamentos de Marketing;
• Planejamento e gestão de marketing (4A’s e 4P’s);
• O papel do marketing nas organizações;
• Estruturação do Plano de Marketing. Gestão Estratégica de Pessoas
• Conceito, evolução histórica e visão de Gestão Estratégica de Pessoas;
• Papéis Estratégicos de RH – Ulrich;
• Gestão de Pessoas voltada a resultados;
• Gestão da Mudança e Transformação Organizacional;
• O papel do gestor de RH na mudança;
• Avaliação de desempenho com foco nos objetivos organizacionais.
Gestão de mudanças e da cultura organizacional
• Desafios do iceberg cultural corporativo nos projetos de mudança
organizacional;
• Avaliando a cultura setorial dominante, suas lições e generalizações possíveis;
• Mudança: visão mecanicista e sistêmica- contextualista;
• Processos integrados de transformação organizacional;
• Diagnóstico de Cultura Organizacional.
Gestão por Competências, Aprendizagem e Educação Corporativa
• Conceitos de competência e sua integração com estratégia;
• Competências individuais e organizacionais;
• Aquisição e desenvolvimento de competências;
• Gestão do conhecimento;
• Educação corporativa.
Captação, Avaliação de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho
• Recrutamento e seleção estratégicos;
• Processos e conceitos de recrutamento interno e externo;
• Técnicas de seleção;
• Processos e conceitos de avaliação de pessoas: tipos e aplicações;
• Qualidade de Vida no Trabalho e suas dimensões:
• biológica: saúde, segurança e ausência de acidentes;
o Biológica: saúde, segurança e ausência de acidentes;
o Psicológica: afetividade, paz e realização pessoal;
o Sociológica: confiança, amizade e responsabilidade;
o Organizacional: investimento, humanismo e competitividade.
Gestão de Projetos e Processos Organizacionais
• A natureza dos projetos e as peculiaridades da sua gestão;
• Planejamento e plano de um projeto;
• Execução e controle do plano do projeto;
• Avaliação de desempenho e encerramento do projeto;
• Levantamento, análise e documentação de processos;
• Análise e implementação de melhorias de processos.
Gestão de carreira, remuneração e recompensas
• Instrumentos de gestão de carreiras: responsabilidades da empresa, do gestor
e da pessoa;
• Estrutura de carreiras: em linha, em rede, paralela e em Y ;
• Carreira sem fronteiras e proteana; • Coaching e sucessão;
• Remuneração Estratégica;
• Cultura Organizacional e remuneração;
• Remuneração Fixa x Variável;
• Pesquisas salariais.
Ética Cidadania, Responsabilidade Social e Governança Corporativa
• Conceitos fundamentais de ética e sua aplicação em Ética em negócios;
• O papel social das empresas;
• Fundamentos e caracterização do terceiro setor;
• Projetos de ação social;
• Alianças estratégicas intersetoriais.
• Conceito de Governança Corporativa;
• Estrutura e funções do sistema de governança;
• Governança nas empresas familiares;
• Teoria de agência e conflitos de interesse.
Empreendedorismo e Inovação
• Conceito de Empreendedorismo;
• Fundamentos da In ovação e promoção de cultura inovadora no ambiente de
negócios;
• Relação entre criatividade e inovação;
• Identificação de soluções;
• Papel da liderança na gestão da inovação;
• Inovação da era digital.

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