Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica (Marília, São Paulo)

Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão

Localização:Marília - São Paulo

Duração:440 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação: O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Psicopedagogia Clínica tem como base as necessidades observadas na cidade de Marília/SP e região. São muitos os casos de dificuldades de aprendizagem testemunhados nas escolas quer sejam públicas ou privadas. Está em questão a possibilidade de um número significativo de alunos progredirem nos estudos ou não. Trata-se de um problema social que precisa ser enfrentado por especialistas da aprendizagem. Além disso, a área da Psicopedagogia vem conquistando um espaço cada vez mais respeitável e acentuado no cenário nacional e, consequentemente, a demanda por profissionais qualificados tem se tornado crescente. Por isso, o Curso de Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica tem como objetivo principal o aprofundamento e atualização de conhecimentos teóricos e práticos e a promoção da qualificação técnico-científica de profissionais da área. Curso de Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica tem como objetivo principal o aprofundamento e atualização de conhecimentos teóricos e práticos e a promoção da qualificação técnico-científica de profissionais da área. Além disso, busca orientar os profissionais da área quanto a prática da Psicopedagogia Clínica e proporcionar o conhecimento de técnicas para a atuação na área.

Plano de estudos

Módulo 1 | Fundamentos da Psicopedagogia Introduzir o aluno no campo da Psicopedagogia. A especificidade do objeto de estudo da Psicopedagogia, seus campos de atuação e as implicações éticas do mesmo. 1. A Psicopedagogia brasileira na atualidade (Aula Magna) 2. Fundamentos da Psicopedagogia 3. A Construção do sujeito do conhecimento e da aprendizagem Módulo 2 | Aspectos da Cognição das Dificuldades de Aprendizagem e do Desenvolvimento humano: abordagem interacionista. Desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais. Constituição do sujeito do conhecimento e da aprendizagem (natureza e cultura). 1. Desenvolvimento Cognitivo 2. Desenvolvimento Neurológico - Neurociência 3. Desenvolvimento Psicomotor 4. Desenvolvimento Afetivo-relacional e da Personalidade 5. Desenvolvimento da Linguagem: oralidade, leitura e escrita 6. Desenvolvimento do Pensamento Lógico-matemático Módulo 3 | Psicopedagogia e Contexto Familiar Rever, tanto o conceito de família na atual sociedade, como as novas relações que se estabelecem na mesma; tem como tema a família na sociedade do século XXI. Serão tratados a estrutura e o funcionamento familiar nos dias atuais. 1. Estudos sobre a Família 2. Modalidades de Aprendizagem na Família 3. Transtornos emocionais 4. Dificuldades de aprendizagem oriundas nos déficits vinculares Módulo 4 | Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Clínica Desenvolver a sensibilidade e o olhar psicopedagógico e instrumentalizar para a prática psicopedagógica clínica dentro da ética profissional. Temas: Diagnóstico e a intervenção psicopedagógica. Panorama das possíveis alterações de desenvolvimento e aprendizagem estudadas e/ou trabalhadas pela Psicopedagogia. Dificuldades que qualquer sujeito pode apresentar no curso do seu desenvolvimento. Casos oriundos de fatores orgânicos, psicológicos ou ambientais, bem como a identificação das manifestações psicopedagógicas e fonoaudiológicas no momento de avaliação específica, procedendo a uma análise do modelo neuropsicológico com as manifestações de leitura, escrita e comportamento. 1. Fundamentos do diagnóstico Psicopedagógico Clínico e Instrumentos de Avaliação 2. Como elaborar um relatório de caso clínico 3. Conceitos de Distúrbio, Transtorno, Disfunção, Dificuldade de aprendizagem e Fracasso escolar sob o enfoque psicopedagógico clinico 4. Dislexia e Disortografia no âmbito da Psicopedagogia Clínica 5. Transtornos e Déficits de atenção e da Hiperatividade (TDAH) vistos pela Psicopedagogia Clínica 6. Disaritmética e Discalculia sob o ponto de vista da Psicopedagogia Clínica 7. Desenvolvimento Sócio-moral sob o olhar psicopedagógico clínico 8. Intervenção Psicopedagógica Clínica Módulo 5 - Metodologia do Trabalho Científico / Orientação TCC 1. Metodologia do Trabalho Científico I 2. Encontros de Orientação do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC A Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória e individual. A avaliação da monografia será feita sob o ângulo metodológico e temático, por banca composta por três professores a serem indicados pela coordenação do curso.

Requisitos

Público Alvo: Profissionais da Saúde e da Educação, como: Pedagogos Psicólogos Fonoaudiólogos Assistentes Sociais Profissionais de áreas afins que tenham formação superior e interesse no objeto de estudo. Requerimento padrão, indicando o curso pretendido Cópia do Diploma de Graduação e Histórico Escolar Curriculum Vitae Cópia da Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor e Certificado Militar 2 fotos recentes 3 x 4 Cópia de Comprovante de Residência Os documentos deverão ser entregues na secretaria da Fundepe por ocasião da inscrição. Os critérios para a seleção dos candidatos estarão a cargo da Comissão Coordenadora do Curso, e constará de análise do Curriculum Vitae, prova escrita e/ou entrevista, podendo ser acrescido outro critério que venha a ser julgado necessário pela referida Comissão.

Oferta Educativa semelhante