MBA em Marketing (São Paulo, São Paulo)

Universidade Anhembi Morumbi

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:18 Meses

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O MBA em Marketing combina a aplicação de conhecimentos estruturados em técnicas modernas de gestão com ferramentas estratégicas integradas aos negócios, considerando os impactos que as atividades e decisões de marketing exercem sobre a empresa.

O curso desenvolve e aprimora competências de gestão com especialização em marketing, possibilitando a ampliação do pensamento crítico e da visão estratégica empresarial agregada à cultura e aos processos organizacionais, a fim de preparar o aluno para criar soluções únicas e modelos de negócios mais sustentáveis.

Por meio de um corpo docente com sólida formação acadêmica e experiência profissional consolidada, o curso expõe os alunos às melhores práticas e principais tendências na área de Marketing para se tornarem agentes essenciais na formulação e execução da estratégia das organizações.

O MBA oferece ainda a opção dos alunos ampliarem a visão internacional dos negócios, cursando um módulo no exterior.
A quem se destina:

Profissionais que desejam se especializar e ampliar conhecimento na área de Marketing, bem como adquirir e aprimorar competências gerenciais, para assumir cargos de maior responsabilidade.

O curso também é direcionado aos profissionais que visam a conhecer a área de Marketing como ferramenta para a tomada de decisão nos negócios e enfrentar desafios ainda maiores.

Por que cursar este MBA?


Estrutura Curricular com Foco em Competências Estratégicas e Gerenciais
A estrutura curricular foi desenvolvida para que os alunos dominem as diversas competências funcionais, gerenciais e estratégicas com especialização em marketing. Os alunos adquirem uma visão integrada da empresa e conhecem as principais ferramentas estratégicas de marketing.
Acesso às Últimas Tendências e Modelos de Gestão de Marketing
Os alunos terão acesso a modernas ferramentas de gestão de marketing adotadas pelas principais empresas nacionais e internacionais por meio de estudo de casos, workshops e aulas expositivas, apresentadas por professores com vasta experiência profissional.
Gestão da Complexidade
Uma especialidade BSP: ciência que aborda os fenômenos complexos, trabalhando com ferramentas e novos conceitos que ampliarão seu modo de analisar os fatos e tomar decisões.
Corpo Docente com Trajetória Profissional e Formação Acadêmica Internacional
Professores com sólida formação acadêmica e trajetória profissional desenvolvida em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de destaque, o que alia a experiência prática à aplicabilidade de conceitos.
Módulo Internacional Opcional
Os alunos do MBA têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios realizando um Módulo Internacional opcional em uma das escolas parceiras da BSP. O Módulo Internacional oferece aos alunos a oportunidade de explorar conceitos e práticas por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.

Plano de estudos

DISCIPLINAS
Núcleo Fundamental (Presencial)



Ambiente Econômico

Apresentam-se os princípios básicos de funcionamento da economia, política monetária e fiscal e seus impactos nos ciclos econômicos, as relações entre inflação, câmbio, taxa de juros, nível de emprego, dívida pública e risco país.

Inovação & Empreendedorismo

Trabalha conceitos e ferramentas que permitem empreender e inovar de forma sistemática e focada, incluindo o desenvolvimento prático de um plano de negócios.

Gestão da Complexidade

Esta disciplina integra o pensamento linear-cartesiano e o sistêmico com o objetivo de desenvolver uma visão que permita lidar de forma mais produtiva com a diversidade, a instabilidade, o erro, a incerteza, a ilusão e as mudanças contínuas na gestão dos negócios.

Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial

São abordadas as melhores práticas e aplicações da governança corporativa, considerando um ambiente econômico sustentável. Disponibiliza conhecimento e informações que subsidiem a incorporação de práticas de responsabilidade social e ambiental nas organizações.

Ética e Direito Empresarial

O objetivo é estimular debates e criar consciência sobre a importância dos valores, aspecto fundamental das relações humanas, que costuma ser esquecido devido à dificuldade de lidar com questões e dilemas éticos. A disciplina, inicialmente, concentra-se no entendimento dos principais tributos incorridos pelas empresas brasileiras, para, em seguida, examinar as principais regras societárias à luz do novo código civil brasileiro. Discute a reorganização societária nas operações de fusão, cisão e incorporação, além de mostrar as conexões entre a gestão empresarial e as questões éticas do nosso tempo.



Liderança e Comportamento Organizacional

Esta disciplina visa capacitar o participante a entender e aplicar conhecimentos relativos à gestão do comportamento em uma organização, no tocante aos aspectos individuais e grupais, bem como estimular a reflexão sobre o papel da liderança na geração do comprometimento e na motivação das pessoas. Por meio da aplicação de alguns instrumentos, os alunos poderão fazer uma auto avaliação de suas principais características de liderança.

Gestão de Pessoas

Esta disciplina apresenta as mais modernas técnicas de administração de recursos humanos, como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, capacitação e desenvolvimento profissional.

Contabilidade Empresarial

Fornece um conhecimento dos vários tipos de informação contábil-financeira disponíveis aos gestores no processo de tomada de decisão. Capacita o aluno a interpretar a situação econômico-financeira de uma empresa, entendendo que decisões devem ser tomadas para aumentar a rentabilidade do negócio.

Estratégia Empresarial

Expõe os conceitos e ferramentas necessários para desenvolver processos de planejamento empresarial, compreender e avaliar planos estratégicos e acompanhar seus resultados. Discute a formulação da estratégia e análise do ambiente, bem como a obtenção de vantagens competitivas e métricas de mensuração de desempenho.

Finanças Corporativas

Discute as principais decisões de investimento e financiamento com o objetivo de maximizar o valor da empresa. Apresenta os fundamentos da gestão financeira dos negócios e o funcionamento dos mercados financeiro e de capitais. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias para análise de projetos.

Gestão da Tecnologia da Informação

Mostra o papel dinâmico e transformador dos sistemas de TI, as funcionalidades dos principais aplicativos operacionais e estratégicos (ERP, CRM e Bis), além do conceito de empresa digital e o impacto da internet nos negócios. Discute o desenvolvimento, implantação e gestão dos sistemas de informação, seu alinhamento à estratégia corporativa, bem como o outsourcing e os riscos envolvidos.

Gestão das Operações e do Supply Chain

Apresenta a análise sistêmica das operações de manufatura e de serviços com visão prática de soluções e ênfase na gestão estratégica da cadeia de suprimentos. Aborda o Supply Chain como ferramenta criadora de valor para os clientes. São discutidos temas como: qualidade total, just-in-time, produção enxuta (Lean Production), integração de marketing e operações, serviços logísticos e estratégia de capacidades.

Gestão de Marketing

Apresenta os conceitos fundamentais de marketing para uma orientação estratégica de mercado, cobrindo tópicos como mix de marketing, análise setorial, análise de cadeia de valor, alianças estratégicas e colaborativas, pesquisa de mercado, inteligência mercadológica, posicionamento competitivo e estratégias mercadológicas.

Modelos de Decisão Quantitativos

Discute como a modelagem pode desempenhar um papel central que permite o entendimento de questões fundamentais ligadas a estruturas e políticas organizacionais e como esse entendimento conduz a melhores desempenhos. Trata de aspectos cognitivos do processo decisório, programação linear, árvores de decisão, simulações e análise de risco, modelagem e simulação dinâmica, previsão (forecasting) e regressão.
Núcleo Fundamental (Online)





Matemática e Estatística de Negócios

A matemática e a estatística permitem organizar dados e conclusões e fazer inferências sobre um conjunto grande de dados, facilitando e apoiando a tomada de decisões. O curso aborda os conceitos fundamentais da disciplina utilizados na gestão de negócios, sob o ponto de vista teórico e prático.

Planejamento do Projeto Final

O objetivo é orientar os participantes para a elaboração do Projeto Final individual nas suas várias modalidades (estudo de caso, dissertação e plano de negócio), com destaque para redação, metodologia de pesquisa de campo, bibliográfica e webgráfica, relevância e inovação.



Vivência Internacional

O curso servirá para alavancar e desenvolver suas competências interculturais, além de focar importantes temas: o impacto da cultura no mundo dos negócios e como lidar com as frustrações resultantes do choque e diferenças de cultura.
Núcleo Especializado

Marketing de Serviços

Apresenta os conceitos inovadores na fundamentação de marketing de serviços. Inclui análise do ambiente mercadológico em serviços, estudo dos principais instrumentos de gestão, entendimento do que é valor ao cliente e o binômio marketing e inovação na geração de value proposition. Examina abordagens avançadas de gestão de serviços e de seu ciclo de vida, gestão do componente serviço no portfólio de produtos tangíveis, segmentação e posicionamento e competitividade de serviços em mercados globais.

Marketing de Relacionamento

Apresenta técnicas, tecnologias e modelos de gestão quantitativos e qualitativos na gestão do marketing de relacionamento. Mais importante do que atrair um novo cliente é a manutenção dos clientes atuais, através da satisfação e superação das suas expectativas. O tema é abordado como uma filosofia que deve permear toda a empresa, desta forma, direcionando todos os esforços para garantir a qualidade total, o gerenciamento das informações sobre clientes e o incremento de valor vitalício a cada um dos clientes.

Comportamento de Compra e Consumo

Entender o que, como e porque o seu mercado consumidor decide entre o seu produto ou o da concorrência é de fundamental importância para os profissionais de marketing. Neste curso você conhecerá e compreenderá os fatores que influenciam no comportamento de compra dos consumidores (B2C e B2B), o que permite a tomada de decisões acertadas para que a comercialização do produto e serviço seja bem sucedida.

Gestão de Marcas

O profissional conhecerá as ferramentas para o desenvolvimento e gestão de marcas como os principais ativos das empresas, assim como a abordagem de considerações sobre associação de aspectos emocionais e racionais à marca. O profissional será exposto a modernas técnicas de “sensory branding” onde a experiência gerada pela marca é o centro das estratégias.

Gestão de Produtos

Apresenta ferramentas para a gestão estratégica de produtos e serviços no varejo e nas relações B2B. É dada ênfase na administração mercadológica do portfólio de produtos, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Explora temas relacionados à inovação permanente e modelos de investigação de mercado, avaliação e decisões que envolvem o lançamento de novos produtos e marcas, assim como a descontinuidade de produtos e serviços.

Comunicação e Mídia Digital

Mais do que conhecer cases de sucesso com a utilização de ferramentas digitais que a web 2.0 oferece, o curso aborda de maneira sistemática e prática como utilizar as oportunidades no processo de marketing e vendas. Utiliza uma abordagem prática, estimulando o pensamento crítico e processual, o ganho de escala, a utilização para geração de oportunidades reais. Além disso, os participantes desenvolvem um plano de implantação de uma cultura digital para um negócio.

Requisitos

Efetivação da Matrícula no Curso

Para efetivação da matrícula no curso, você deverá apresentar na Central de Atendimento ao Candidato, no câmpus em que estudará os documentos abaixo:

Requerimento de Matrícula;
1 foto 3x4 recente;
Cópia simples do RG;
Cópia simples do CPF;
Cópia simples do Comprovante de Residência;
Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Boleto de matrícula pago ou, se preferir, efetue seu pagamento diretamente na Central de Atendimento ao Candidato, utilizando os cartões Visa ou Master.

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