Pós-graduação em Docência do Ensino Fundamental e Médio (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

AVM - Faculdade Integrada

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo

Formação de docentes no nível superior para as disciplinas que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio. O programa é destinado a portadores de diploma de nível superior, em cursos relacionados à habilitação pretendida, que ofereçam sólida base de conhecimentos na área de estudos ligada a essa habilitação.

Plano de estudos

Disciplinas

1 - ANÁLISE BIO-PSICOLÓGICA DO ALUNADO

Desenvolvimento humano e aprendizagem: histórico, concepções e metodologias. Infância e adolescência: construção da identidade, da auto-estima, dos valores morais e dos limites. Abordagem dos aspectos bio-psico-social e cultural do desenvolvimento do sujeito e sua influência nas bases cognitivas da aprendizagem. Problemas de aprendizagem: a produção do fracasso escolar, mecanismos de exclusão. Procedimentos de superação. Determinantes e prevenção das deficiências.

2 - DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Definição e Importância; A Didática e o Processo Ensino-Aprendizagem. Agentes do Processo Pedagógico: Professor e Aluno. O contexto escolar e seus desafios no Ensino Fundamental e Médio. Diversidade na sala de aula. O planejamento Educacional no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. Práticas de Ensino. Projeto Político-Pedagógico. Sistemas de Avaliação no âmbito do Ensino Fundamental e Médio.

3 - DINÂMICA DE GRUPO

O conhecimento técnico para a execução de tarefas em tempos de trabalho em equipe. Processos de interação e processo humano. Dinâmicas e jogos: desenvolvimeto de conhecimentos teórico-práticos dos processos grupais e das relações humanas: a ótica da abordagem construtivista. Liderança.

4 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Definições e Funções da Filosofia. Filosofia e Senso Comum. Os Grandes Problemas Filosóficos. Fundamentos da Epistemologia: tipos de conhecimento. A Educação e a Filosofia. Concepções de Filosofia da Educação. O Conhecimento Filosófico e o Pensamento Reflexivo. Os Pressupostos Filosóficos Subjacentes às Práticas Educativas: Fundamentos Antropológicos (o Homem), Axiológicos (Valores), Epistemológicos (Conhecimento) e Políticos (Poder). Concepções Filosóficas da Educação no Mundo Contemporâneo. Os Problemas Filosóficos da Educação Brasileira. A Significação Ideológica do Discurso Pedagógico. Estudo das Correntes Filosóficas da Educação e de sua Relação com as Tendências Pedagógicas.

5 - MÉTODOS E PROJETOS DE AVALIAÇÕES

Pedagogia de Projetos: das idéias de Dewey à realidade da educação do século XXI. Um modo seguro de provocar aprendizagem. Ensino-aprendizagem e processos pedagógicos. Pedagogia de Projetos e a reciprocidade, a autonomia e a aprendizagem significativa. Vida cooperativa e Pedagogia de Projetos. Conhecimento escolar, projetos de trabalho e disciplinas acadêmicas. A interdisciplinaridade e a pedagogia de projetos. Concepção globalizante de conhecimento. Trabalhando com Projetos, interligando conteúdos e compartilhando reflexões. O que pensam Gardner e Lipman. Tipos de Projeto: Projeto empreendimento; Projeto competência/conhecimento; Projeto vida cotidiana; Projeto Institucional.

6 - PRÁTICAS DE ENSINO LEIS E ARTES

O papel das práticas de ensino no processo de aprendizagem. Tipos de práticas de ensino no âmbito presencial e a distância. Práticas de ensino em diferentes correntes de aprendizagem. A importância dos recursos pedagógicos e das TICs aplicadas a Educação. Problemas e desafios da prática de ensino no contexto atual. Vícios da prática de ensino. Plano de Ensino e Plano de Aula: Construção e aplicação. Prática de Ensino e LDB. O papel da arte no processo de aprendizagem. A arte como recurso pedagógico.

Requisitos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
1 foto 3x4 atual

Oferta Educativa semelhante