DFP_
Localização:Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Programa Associado de Pós-graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul - UCS - e do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter - em nível de Doutorado (PDLet) está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade, da Universidade de Caxias do Sul, e ao Programa de Pós-graduação em Letras, do Centro Universitário Ritter dos Reis.
Área de concentração: Leitura e Linguagens
A leitura abrange saberes provenientes de diferentes campos epistemológicos, situando-se no entrecruzamento de conhecimentos provindos de áreas distintas, acomodadas, a maioria delas, no âmbito das Humanidades: Filosofia, Literatura, Linguística, Pedagogia. Trata-se de um conceito tanto instrumental, ao se referir ao ensino e à aquisição de línguas, mas sobretudo, especulativo, ao implicar o modo como o sujeito se posiciona diante do mundo, procurando decodificá-lo, decifrá-lo ou transformá-lo. Leitura supõe, pois, pensamento e ação, intelecto e atitude, filosofia e ética.
Leitura e Linguagens constituem dois campos do saber que se complementam. A área de Letras acolhe-os de modo mais cabal, porque seu intermediário mútuo é a linguagem verbal, pois é o sistema linguístico que possibilita a expressão da compreensão intelectual que o indivíduo tem do mundo de que faz parte. Contudo, não se perdem os vínculos com áreas de conhecimento afins, como a Filosofia, a História e a Geografia, por exemplo, vitais para o entendimento dos produtos culturais, ou como, de outra parte, a Análise do Discurso, a Pedagogia, a Psicologia e a Psicanálise, imprescindíveis para a descrição dos processos de aquisição da linguagem, de expressão oral e escrita, das peculiaridades do conhecimento da língua materna, das versões dialetais, de uma segunda língua.
Linhas de Pesquisa:
Leitura e Processos Culturais: A leitura na sua relação com práticas e processos próprios dos sistemas culturais. Fundamentos teóricos acerca de propostas e políticas de leitura, no contexto histórico e social contemporâneo.
Leitura e Processos de Linguagem: Investigação dos fundamentos epistemológicos e simbólicos da linguagem verbal, considerando a constituição e expressão da (inter) subjetividade nos processos de comunicação e de leitura.
Objetivos
O Programa Associado de Pós-graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul - UCS - e do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter - em nível de Doutorado (PDLet) tem como objetivos:
• Estimular a pesquisa, fundamentada em sólido conhecimento científico, no âmbito da Leitura, com ênfase nos processos linguísticos, literários e culturais a que se relaciona;
• Propor e fundamentar análises que contribuam para o estudo da linguagem no contexto das complexas formas de interação do sujeito com a diversidade sociocultural contemporânea;
• Investir na qualidade do ensino e na produção científica, mediante participação de professores, pesquisadores e alunos; Formar professores e pesquisadores que atuem em instituições de ensino superior, nas diferentes regiões do Brasil e do exterior;
• Contribuir para o desenvolvimento regional a partir da ampliação do acesso de professores e pesquisadores do Rio Grande do Sul ao aprimoramento acadêmico.
Área de concentração: Leitura e Linguagens
A leitura abrange saberes provenientes de diferentes campos epistemológicos, situando-se no entrecruzamento de conhecimentos provindos de áreas distintas, acomodadas, a maioria delas, no âmbito das Humanidades: Filosofia, Literatura, Linguística, Pedagogia. Trata-se de um conceito tanto instrumental, ao se referir ao ensino e à aquisição de línguas, mas sobretudo, especulativo, ao implicar o modo como o sujeito se posiciona diante do mundo, procurando decodificá-lo, decifrá-lo ou transformá-lo. Leitura supõe, pois, pensamento e ação, intelecto e atitude, filosofia e ética.
Leitura e Linguagens constituem dois campos do saber que se complementam. A área de Letras acolhe-os de modo mais cabal, porque seu intermediário mútuo é a linguagem verbal, pois é o sistema linguístico que possibilita a expressão da compreensão intelectual que o indivíduo tem do mundo de que faz parte. Contudo, não se perdem os vínculos com áreas de conhecimento afins, como a Filosofia, a História e a Geografia, por exemplo, vitais para o entendimento dos produtos culturais, ou como, de outra parte, a Análise do Discurso, a Pedagogia, a Psicologia e a Psicanálise, imprescindíveis para a descrição dos processos de aquisição da linguagem, de expressão oral e escrita, das peculiaridades do conhecimento da língua materna, das versões dialetais, de uma segunda língua.
Linhas de Pesquisa:
Leitura e Processos Culturais: A leitura na sua relação com práticas e processos próprios dos sistemas culturais. Fundamentos teóricos acerca de propostas e políticas de leitura, no contexto histórico e social contemporâneo.
Leitura e Processos de Linguagem: Investigação dos fundamentos epistemológicos e simbólicos da linguagem verbal, considerando a constituição e expressão da (inter) subjetividade nos processos de comunicação e de leitura.
Objetivos
O Programa Associado de Pós-graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul - UCS - e do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter - em nível de Doutorado (PDLet) tem como objetivos:
• Estimular a pesquisa, fundamentada em sólido conhecimento científico, no âmbito da Leitura, com ênfase nos processos linguísticos, literários e culturais a que se relaciona;
• Propor e fundamentar análises que contribuam para o estudo da linguagem no contexto das complexas formas de interação do sujeito com a diversidade sociocultural contemporânea;
• Investir na qualidade do ensino e na produção científica, mediante participação de professores, pesquisadores e alunos; Formar professores e pesquisadores que atuem em instituições de ensino superior, nas diferentes regiões do Brasil e do exterior;
• Contribuir para o desenvolvimento regional a partir da ampliação do acesso de professores e pesquisadores do Rio Grande do Sul ao aprimoramento acadêmico.
Estrutura Curricular UniRitter
Cultura digital e práticas de leitura
Leitura em Língua Materna e Língua Estrangeira
Processos de desenvolvimento da leitura e da escrita
Função simbólica e linguagem
Memória cultural e identidade
Tópicos de Teoria da Leitura
Antropologia da Leitura
História da autoria: do autor ao leitor
Teorias da Enunciação
Disciplinas Ofertadas pelo UniRitter
Disciplina: Cultura Digital e Práticas de Leitura
Disciplina: Tópicos de Teoria da Leitura
Estrutura Curricular UCS
A Leitura numa Visão Funcional da Linguagem
Gênero, Leitura e Escrita
Tópicos de História da Leitura
Processos Inferenciais em Leitura: modelos e aplicações
Tópicos de Leitura e Sociedade
Oralidade e Escrita no Brasil
História da Leitura e da Escrita no Brasil
Processos Toponímicos como Referência de Leitura
Disciplinas Ofertadas pelo UCS
Disciplina: A Leitura numa Visão Funcional da Linguagem
Disciplina: Tópicos de História da Leitura
Cultura digital e práticas de leitura
Leitura em Língua Materna e Língua Estrangeira
Processos de desenvolvimento da leitura e da escrita
Função simbólica e linguagem
Memória cultural e identidade
Tópicos de Teoria da Leitura
Antropologia da Leitura
História da autoria: do autor ao leitor
Teorias da Enunciação
Disciplinas Ofertadas pelo UniRitter
Disciplina: Cultura Digital e Práticas de Leitura
Disciplina: Tópicos de Teoria da Leitura
Estrutura Curricular UCS
A Leitura numa Visão Funcional da Linguagem
Gênero, Leitura e Escrita
Tópicos de História da Leitura
Processos Inferenciais em Leitura: modelos e aplicações
Tópicos de Leitura e Sociedade
Oralidade e Escrita no Brasil
História da Leitura e da Escrita no Brasil
Processos Toponímicos como Referência de Leitura
Disciplinas Ofertadas pelo UCS
Disciplina: A Leitura numa Visão Funcional da Linguagem
Disciplina: Tópicos de História da Leitura
Documentação necessária
(a) Requerimento de inscrição, devidamente preenchido e assinado;
(b) Cópia autenticada do diploma de mestre ou cópia da ata de defesa da dissertação, com menção ao cumprimento a todos os quesitos para obtenção do título, em programa recomendado pela CAPES;
(c) Cópia autenticada do histórico escolar do Mestrado;
(d) Comprovante de, no mínimo, uma proficiência em língua estrangeira;
(e) Cópia do RG e CPF;
(f) Uma cópia autenticada do registro civil de nascimento ou casamento;
(g) Currículo Lattes/CNPq - atualizado e documentado;
(h) Uma foto 3 x 4;
(i) Pré-projeto de tese, conforme roteiro proposto no anexo A deste Edital.
(j) Duas cartas de recomendação emitidas por professores doutores externos ao Programa UCS/UniRitter (Formulário disponível no site). O encaminhamento deve ser feito pelo emitente da recomendação para os endereços dos Programas de Pós-Graduação dasrespectivas IES.
(k) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
(a) Requerimento de inscrição, devidamente preenchido e assinado;
(b) Cópia autenticada do diploma de mestre ou cópia da ata de defesa da dissertação, com menção ao cumprimento a todos os quesitos para obtenção do título, em programa recomendado pela CAPES;
(c) Cópia autenticada do histórico escolar do Mestrado;
(d) Comprovante de, no mínimo, uma proficiência em língua estrangeira;
(e) Cópia do RG e CPF;
(f) Uma cópia autenticada do registro civil de nascimento ou casamento;
(g) Currículo Lattes/CNPq - atualizado e documentado;
(h) Uma foto 3 x 4;
(i) Pré-projeto de tese, conforme roteiro proposto no anexo A deste Edital.
(j) Duas cartas de recomendação emitidas por professores doutores externos ao Programa UCS/UniRitter (Formulário disponível no site). O encaminhamento deve ser feito pelo emitente da recomendação para os endereços dos Programas de Pós-Graduação dasrespectivas IES.
(k) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
DFP_