Especialização em Medicina do Trabalho (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:2 Anos
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
A Medicina do Trabalho, área médica que atua sobre o binômio Saúde/Trabalho, exige uma formação geral em Medicina e amplo conhecimento em diversas outras áreas. A Medicina do Trabalho desempenha papel relevante na melhoria da qualidade de vida e da performance profissional do trabalhador nos aspectos físicos, instrumentais, técnicos, sociais e organizacionais.
O Médico do Trabalho tem um amplo campo de atuação no mercado de trabalho. Poderá desenvolver atividades em empresas, em instituições de ensino, de pesquisa, na rede pública e privada de serviços de saúde, em organizações sindicais de empregadores e trabalhadores, em órgãos do Estado no âmbito do Trabalho, da Saúde e da Previdência Social, em instituições públicas e privadas de seguro, dentre outras.
Ciente deste universo e cumprindo a missão de capacitar recursos humanos em saúde, a ATRASC-MT firmou parceria com a Universidade Católica de Goiânia e formatou o Curso de Pós Graduação “Lato Sensu” em Medicina do Trabalho com atividades teóricas e práticas ministrado por uma equipe multidisciplinar de professores com larga experiência profissional em Saúde e Segurança Ocupacional.
Objetivos
* Atender a uma demanda de formação de profissionais habilitados a lidar com as mudanças nos ambientes e, em conseqüência disso nas condições de trabalho provocadas pela introdução de novas tecnologias e de novas formas de organização do trabalho ocorridas nas últimas décadas;
* Promover uma plena integração entre as formações dedicadas à Gestão do Ambiente ou da Condição de Trabalho e, assim, da saúde do trabalhador;
* Organizar, administrar e participar de serviços de medicina do trabalho;
* Planejar e executar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além das medidas de saúde preventiva ocupacional e de proteção ambiental em áreas industriais.
* Planejar e participar do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
* Estudar e analisar a legislação pertinente à medicina do trabalho; e,
* Desempenhar as atividades de médico do trabalho, atendendo plenamente a legislação em vigor.
01 - Introdução histórica e conceitual das relações entre o trabalho e a saúde
02 - Fisiologia do Trabalho
03 - Legislação Trabalhista e Previdenciária
04 - Higiene do Trabalho
05 - Noções de Epidemiologia
06 - Metodologia da Pesquisa Científica
07 – Toxicologia
08 - Segurança do Trabalho
09 - Doenças Profissionais
10 - Psicologia do Trabalho
11 - Ergonomia
12 - Saúde Ambiental -
13 – Visitas Técnicas
14 – Trabalhos de Conclusão de Curso
15 - Estágio supervisionado
Público Alvo:
Graduados em medicina.
DFP_