DFP_
Localização:Bauru - São Paulo
Duração:5 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
A PROFISSÃO
Em constante mudança, o mercado atual da Computação exige profissionais com uma formação cada vez mais diversificada e atualizada com as novas tendências da era digital. Com a evolução da área, a opção por uma formação que está em sintonia como essa realidade pode fazer a diferença para quem não quer ser somente mais um no mercado e garantir altos postos. Baseado nessa situação que a USC oferece o curso de Engenharia de Computação.
O PROFISSIONAL
O profissional que possui formação plena em Engenharia necessita de uma sólida formação técnico-científica e profissional, que o capacite a absorver, especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações em geral. Por ter uma formação múltipla, você poderá trabalhar como programador, desenvolvedor, projetista, arquiteto, engenheiro, coordenador de projetos, consultor, gerente, diretor, etc.
MERCADO DE TRABALHO
Os engenheiros de computação poderão atuar em áreas ligadas ao uso e desenvolvimento de computadores pessoais e de grande porte, redes locais, metropolitanas e de longa distância, comunicação entre e por computadores, visão computacional, inteligência artificial, programação, modelagem de bancos de dados, gerência de sistemas, comunicação via satélites, telefonia fixa e celular, sistemas de comunicações ópticas, robótica e sistemas de controle, processamento de voz, som e imagem para usos médico, industrial e entretenimento, projetos de circuitos integrados, desenvolvimento de ferramentas auxiliadas por computador, etc.
São posições típicas de trabalho ocupadas por engenheiros de computação as de engenheiro de projeto digital, administrador de rede, arquiteto de computadores, administrador de sistemas computacionais, engenheiro de sistemas embarcados, engenheiro de rede, engenheiro de software, programador técnico, projetista de circuitos integrados, engenheiro de controle industrial, engenheiro projetista VHDL, engenheiro de sistemas, gerente de engenharia, etc.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
A Engenharia de Computação pode ser compreendida por duas linhas: a criada a partir da computação e outra, oriunda da engenharia. Na USC, o bacharelado tem seu foco na capacitação de profissionais habilitados para atuar na geração de tecnologias, utilizando a computação para solucionar diferentes problemas e desafios.
Em constante mudança, o mercado atual da Computação exige profissionais com uma formação cada vez mais diversificada e atualizada com as novas tendências da era digital. Com a evolução da área, a opção por uma formação que está em sintonia como essa realidade pode fazer a diferença para quem não quer ser somente mais um no mercado e garantir altos postos. Baseado nessa situação que a USC oferece o curso de Engenharia de Computação.
O PROFISSIONAL
O profissional que possui formação plena em Engenharia necessita de uma sólida formação técnico-científica e profissional, que o capacite a absorver, especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações em geral. Por ter uma formação múltipla, você poderá trabalhar como programador, desenvolvedor, projetista, arquiteto, engenheiro, coordenador de projetos, consultor, gerente, diretor, etc.
MERCADO DE TRABALHO
Os engenheiros de computação poderão atuar em áreas ligadas ao uso e desenvolvimento de computadores pessoais e de grande porte, redes locais, metropolitanas e de longa distância, comunicação entre e por computadores, visão computacional, inteligência artificial, programação, modelagem de bancos de dados, gerência de sistemas, comunicação via satélites, telefonia fixa e celular, sistemas de comunicações ópticas, robótica e sistemas de controle, processamento de voz, som e imagem para usos médico, industrial e entretenimento, projetos de circuitos integrados, desenvolvimento de ferramentas auxiliadas por computador, etc.
São posições típicas de trabalho ocupadas por engenheiros de computação as de engenheiro de projeto digital, administrador de rede, arquiteto de computadores, administrador de sistemas computacionais, engenheiro de sistemas embarcados, engenheiro de rede, engenheiro de software, programador técnico, projetista de circuitos integrados, engenheiro de controle industrial, engenheiro projetista VHDL, engenheiro de sistemas, gerente de engenharia, etc.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
A Engenharia de Computação pode ser compreendida por duas linhas: a criada a partir da computação e outra, oriunda da engenharia. Na USC, o bacharelado tem seu foco na capacitação de profissionais habilitados para atuar na geração de tecnologias, utilizando a computação para solucionar diferentes problemas e desafios.
DISCIPLINAS
Cálculo: Limite e Derivada
Desenho Técnico
Física Cinemática e Dinâmica: Teórica e Prática
Métodos e Técnicas da Pesquisa
Química Fundamental Prática
Química Fundamental Teórica
Algoritmos e Estruturas de Dados
Cálculo: Integração com uma Variável
Comunicação e Expressão
Física Hidrostática e Termologia: Teórica e Prática
Introdução a Lógica
Cálculo: Funções com várias Variáveis
Ética e Cultura Religiosa
Física Eletrodinâmica e Eletromagnetismo: Teórica e Prática
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Mecânica dos Sólidos
Princípios de Telecomunicações
Cálculo: Equações Diferenciais
Ciência dos Materiais
Economia e Organização Industrial
Eletrotécnica
Programação de Computadores
Arquitetura de Computadores
Banco de Dados
Cálculo Numérico
Fenômenos de Transporte
Inteligência Artificial
Circuitos Elétricos
Eletrônica
Estatística
Pesquisa de Prática em Engenharia de Computação I
Sistemas Digitais
Estágio I
Sociologia da Responsabilidade Social
Controle de Servomecanismo
Eletiva I
Estágio II
Organização de Computadores
Pesquisa de Prática em Engenharia da Computação II
Programação Orientada a Objetos
Redes e Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Ciência do Meio Ambiente
Computação Gráfica
Eletiva II
Engenharia de Software
Estágio III
Microcontroladores
Sistemas de Informação
Pesquisa de Prática em Engenharia da Computação III
Análise de Sinais e Sistemas
Eletiva III
Estágio IV
Microprocessadores
Pesquisa de Prática em Engenharia da Computação IV
Processamento de Imagens e Sinais
AACC
Trabalho de Graduação em Engenharia da Computação I
AACC
Análise de Desempenho de Sistemas Computacionais
Eletiva IV
Estágio V
Pesquisa de Prática em Engenharia da Computação V
Robôs Móveis Inteligentes
Trabalho de Graduação em Engenharia da Computação II
Cálculo: Limite e Derivada
Desenho Técnico
Física Cinemática e Dinâmica: Teórica e Prática
Métodos e Técnicas da Pesquisa
Química Fundamental Prática
Química Fundamental Teórica
Algoritmos e Estruturas de Dados
Cálculo: Integração com uma Variável
Comunicação e Expressão
Física Hidrostática e Termologia: Teórica e Prática
Introdução a Lógica
Cálculo: Funções com várias Variáveis
Ética e Cultura Religiosa
Física Eletrodinâmica e Eletromagnetismo: Teórica e Prática
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Mecânica dos Sólidos
Princípios de Telecomunicações
Cálculo: Equações Diferenciais
Ciência dos Materiais
Economia e Organização Industrial
Eletrotécnica
Programação de Computadores
Arquitetura de Computadores
Banco de Dados
Cálculo Numérico
Fenômenos de Transporte
Inteligência Artificial
Circuitos Elétricos
Eletrônica
Estatística
Pesquisa de Prática em Engenharia de Computação I
Sistemas Digitais
Estágio I
Sociologia da Responsabilidade Social
Controle de Servomecanismo
Eletiva I
Estágio II
Organização de Computadores
Pesquisa de Prática em Engenharia da Computação II
Programação Orientada a Objetos
Redes e Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Ciência do Meio Ambiente
Computação Gráfica
Eletiva II
Engenharia de Software
Estágio III
Microcontroladores
Sistemas de Informação
Pesquisa de Prática em Engenharia da Computação III
Análise de Sinais e Sistemas
Eletiva III
Estágio IV
Microprocessadores
Pesquisa de Prática em Engenharia da Computação IV
Processamento de Imagens e Sinais
AACC
Trabalho de Graduação em Engenharia da Computação I
AACC
Análise de Desempenho de Sistemas Computacionais
Eletiva IV
Estágio V
Pesquisa de Prática em Engenharia da Computação V
Robôs Móveis Inteligentes
Trabalho de Graduação em Engenharia da Computação II
DFP_