Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
OBJETIVOS:
O curso de Filosofia a Distancia da Universidade de Franca se destina aos alunos interessados em se tornar professores, filósofos educadores, licenciados para atuarem na maestria de conteúdos filosóficos junto ao ensino fundamental e médio. Seguindo esta diretriz o curso oferece ao aluno as condições fundamentais para desenvolver estes conteúdos didáticos metodológicos necessários para a plena função do filosofo enquanto educador. Conseqüentemente, o curso de Filosofia a Distancia da Universidade de Franca tem como objetivo fundamental formar cidadãos capazes de analisar e racionalizar as relações humanas existentes entre o pensamento e a ação social. Neste sentido, nosso intuito é oferecer a este filosofo educador a possibilidade de não apenas exercer o fundamental papel do professor de filosofia, agente da transformação da forma de percepção do aluno, mas, também, apresentar subsídios intelectuais que possam estimular o filósofo educador a cada vez mais se aprofundar, por meio da pesquisa acadêmica, em seu universo de atuação profissional.
HORÁRIO:
Na educação a distancia é o próprio aluno que organiza o seu cronograma de horários de estudo das disciplinas. Há também aulas presenciais.
ENCONTROS PRESENCIAIS:
Os momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância, aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno. Isso pode compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exequibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação.
O curso de Filosofia adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo, para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos polos.
Disciplinas
Antropologia filosófica
Atividades complementares
Didática geral
Filosofia da ciência
Filosofia da religião
História da filosofia antiga e medieval I
História da filosofia antiga e medieval II
Método e técnica de pesquisa
Prática de ensino I
Prática de ensino II
Psicologia da educação
Atividades complementares
Estrutura e funcionamento do ensino, da instituição e do sistema
Estágio curricular supervisionado
Estética
Filosofia da linguagem
História a filosofia moderna I
História a filosofia moderna II
Língua brasileira de sinais
Lógica I
Lógica II
Prática de ensino III
Prática de ensino IV
Teoria do conhecimento I
Teoria do conhecimento II
Atividades complementares
Estágio curricular supervisionado
Filosofia geral-problemas metafísicos I
Filosofia geral-problemas metafísicos II
Filosofia política
História da filosofia contemporânea
Metodologia do ensino em filosofia
Prática de ensino V
Prática de ensino VI
Ética I
Ética II