Graduação em Fisioterapia (Bacharelado) (Contagem, Minas Gerais)
Institutos Superiores de Ensino do Censa
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Diploma oferecido:Bacharel em Fisioterapia
Localização:Contagem - Minas Gerais
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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O Curso de Fisioterapia dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA (ISECENSA) iniciou suas atividades em março de 2002, fundamentado numa profunda reforma do currículo na área de fisioterapia, consubstanciada no paradigma de um novo modelo de atenção à saúde que exige cada vez mais qualidade na formação dos profissionais que nela serão inserido.
Por acreditar na força desse modelo, o corpo docente do ISECENSA, assumiu a difícil missão de educador, abraçando um currículo voltado para o aluno, que contempla além de sua formação cognitiva, aspectos relevantes para a prática da fisioterapia, como: habilidades, atitudes e competências que são necessárias para que o fisioterapeuta possa atender aos desafios da realidade, levando-se em conta as peculiaridades epidemiológicas da região, ao mesmo tempo em que acompanha os avanços técnicos da área.
O projeto pedagógico, proposto pelo ISECENSA, fundamenta-se num currículo que contempla as clássicas áreas de atuação da fisioterapia, enquanto acompanha o surgimento de novos campos profissionais. O mercado de trabalho apresenta-se em franca expansão e a cada momento surge uma nova especialidade, o que amplia o leque de atuação desse profissional. Entre os exemplos recentes de novas áreas de atuação estão: Fisioterapia Oncológica, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia Dermato-funcional, Fisioterapia nas Disfunções Cérvico-crânio-mandibulares, Fisioterapia na Saúde do Trabalhador, Fisioterapia nas Disfunções Uro-ginecológicas.
A estrutura de estágio desse curso apresenta-se de forma singular, destacando-se dos demais pela ênfase nas atividades práticas desde o início do curso, sob orientação de docentes e supervisores da instituição, envolvendo os alunos numa experiência integral que contempla também as novas áreas.
Atualmente, em seu sétimo ano de curso, contamos com 31 professores – dentre os quais 03 doutores, 17 mestres, 11 especialistas, e 278 alunos. O ISECENSA conta com uma estrutura física de salas de aulas modernas e laboratórios para ensino e pesquisa, além de uma clínica escola de alta tecnologia. Conta, ainda, com acervo bibliográfico atualizado e laboratórios de informática. O curso contempla as atividades de extensão em cursos e projetos sócio-acadêmicos que colocam os alunos em contato direto com a realidade local e ajudam a desenvolver responsabilidade social. Tanta dedicação rendeu a esse curso o conceito máximo na última avaliação do MEC. A Fisioterapia é uma ciência aplicada, cujo objeto de estudo é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função, proporcionando ao Homem uma melhor qualidade de vida.
Como profissional facilitador de processos de integração social, qualquer Fisioterapeuta deve:
* Ser agente transformador na sociedade em que vive;
* Estar orientado para compreender o Homem como um ser bio-psico-social, agindo como parte integrante de um sistema organizado de atenção à saúde;
* Ter incorporado valores de cidadania e ética em seu exercício profissional;
* Estar apto a exercer sua profissão com espírito crítico e empreendedor em equipes multi e interprofissionais, em instituições públicas ou não, ocupando cargos administrativos ou desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa ou extensão / integração comunitária;
* Estar consciente da necessidade do constante aprimoramento e auto-aprendizagem, capaz de utilizar-se da pesquisa científica para guiar sua conduta profissional;
* Exercer a Fisioterapia guiando-se pelos preceitos legais e éticos do seu exercício profissional.
O papel do fisioterapeuta no cenário das profissões teve, a partir da década de 80, uma significativa mudança em decorrência dos grandes avanços que se conseguiram em pesquisas cientificas, particularmente nas áreas médica e tecnológica, revolucionando as preocupações com a vida e com a saúde do homem. Já a década de 90 marca a fisioterapia pelo desenvolvimento de técnicas manuais e corporais que abordam o ser humano de maneira holística.
Esse novo perfil, exigência da modernidade, vai delineando-se a partir dessas aceleradas mudanças decorrentes e apresenta, como uma das suas características, a eleição de ações preventivas e terapêuticas, objetivando a qualidade de vida dos sujeitos em todas as faixas etárias.
Com isso, os Cursos de Fisioterapia evoluíram para um modelo de educação e de formação profissional que pudesse harmonizar-se com esse novo cenário.
Formar recursos humanos para atuação na área de Fisioterapia dentro das prerrogativas e perspectivas auferidas pela formação e habilitação propiciadas na graduação profissional cursada.
São igualmente objetivos do curso de fisioterapia aqui proposto:
* Promover uma sólida formação teórica e prática visando à competência para uma ação preventiva e terapêutica;
* Desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes que possibilitem aos profissionais por ele formados serem conseqüentes em suas ações de promover a qualidade de vida dos indivíduos, nos contextos em que se encontram;
* Desenvolver uma consciência crítica capaz de avaliar o processo terapêutico e os métodos de intervenção;
* Propiciar o desenvolvimento de uma prática profissional fundamentada em valores éticos e humanistas;
* Ter um compromisso de integração com os serviços regionais de saúde, abrangendo as diferentes áreas da fisioterapia, com permanente atenção no sentido de melhor adequá-los às necessidades comunitárias.
Para atingir o perfil profissional desejado e os objetivos propostos elege-se uma estrutura em rede, favorecendo a interdisciplinaridade no tratamento dos conteúdos curriculares propostos, entre as disciplinas de formação básica, as pré-profissinalizantes e as profissionalizantes. O mercado de trabalho para o fisioterapeuta é, sem dúvida, amplo, tendo em vista alguns fatores relevantes como localidade, especialidade e forma de atuação, entre muitos outros que poderiam ser destacados.
Ao observar o aspecto espacial nota-se que determinados locais apresentam maior demanda por esse profissional, no contexto nacional tem-se notado abertura de um grande número de vagas nas cidades circunvizinhas as capitais, um processo natural pelo qual já passaram várias profissões. Ainda nesse contexto pode ser feita a leitura regional, onde a grande concentração no sudeste gera carência em outras regiões com muitas oportunidades atrativas. Outro fenômeno importante a ser considerado é que a formação brasileira permite abrir as portas internacionais, via o processo de globalização e de acordos como o do MERCOSUL tem ficado cada vez mais fácil desembarcar em outro país. Isso não se limita a América do Sul, por exemplo, os Estados Unidos sofrem uma carência de cerca de 50 mil fisioterapeutas.
Há um grande número de especialidades na fisioterapia, assim como na medicina, dessa forma as áreas com menos terapeutas atuando oferecem mais chances inserção do que as saturadas. O fator comum em todas é a necessidade de constante aprimoramento.
Muitas pessoas desconhecem as formas de atuação dessa profissão o que torna difícil visualizar a amplitude e diversificação do fisioterapeuta no contexto do mercado de trabalho. Assim, observam-se 5 tipos ou formas de atuação:
1. Acadêmica – ligado a formação de novos fisioterapeutas, atua como professor em universidades;
2. Administrativa – ligado a gerência de clínicas, cursos, centros de reabilitação, atua como diretor, coordenador ou gestor nas instituições;
3. Laboratorial ou de Pesquisa – ligado a produção científica da profissão, convalidando recursos, desenvolvendo novos métodos de tratamento, levantando dados da profissão, abordando questões éticas, etc.;
4. Consultoria – ligado a prestação de serviços as empresas, como implementação de uma clínica, avaliação ergonômica, implantação de rotinas preventivas;
5. Desenvolvimento de equipamentos e produtos de fisioterapia – ligado a indústria onde o fisioterapeuta pode atuar no planejamento e na confecção de artigos usados na área, como órteses, aparelhos de eletroterapia e outros.
Nessa perspectiva pode-se notar que há muito mercado para essa carreira e na maior parte das vezes observa-se esse profissional inserido em mais de uma forma de atuação.
1º Período
Bases Biológicas da Fisioterapia I
Fundamentos de Fisioterapia
Comunicação em Saúde
Ciências Sociais
Morfologia I
2º Período
Bases Biológicas da Fisioterapia II
Física Básica
Fisiologia Humana I
O Homem e o Fenômeno Religioso
Morfologia II
Observatório I
3º Período
Fisiopatologia Clínica I
Imaginologia
Fisiologia Humana II
Bases Cinesiopropedêuticas I
Saúde Pública
Métodos e Técnicas de Pesquisa I
Observatório II
4º Período
Fisiopatologia II
Psicologia da Reabilitação
Eletro-Termo-Fototerapia
Bases Cinesiopropedêuticas II
Métodos e Técnicas de Pesquisa II
Prática Assistida I
5º Período
Ética e Deontologia
Avaliação Fisioterapêutica Informatizada
Fisioterapia nas Disfunções Traumato-Ortopédicas e Desportivas
Fisioterapia nas Disfunções Gineco-Obstétricas
Fisioterapia nas Disfunções Reumáticas
Fisioterapia nas Disfunções Posturais
NUTE I
Prática Assistida II
6º Período
Fisioterapia nas Disfunções Neuromotoras
Emergências e Urgências
Fisioterapia nas Disfunções Cardiovasculares
Fisioterapia nas Disfunções Pulmonares
Bioestatística Computacional
Fisioterapia nas Disfunções Dermatológicas
NUTE II
Estágio Supervisionado nas Disfunções Ginecológicas e Obstétricas
Estágio Supervisionado nas Disfunções Ortopédicas, Traumáticas e Esportivas
Estágio Supervisionado nas Disfunções Posturais
7º Período
Fisioterapia nas UTIs
Fisioterapia em Saúde Pública
Fisioterapia nas Disfunções Pediátricas
Fisioterapia em Ergonomia
Trabalho Final de Curso I
NUTE III
Estágio Supervisionado nas Disfunções Cardiovasculares e Pulmonares
Estágio Supervisionado nas Disfunções Neuromotoras
8º Período
Administração em Fisioterapia
Fisioterapia nas Disfunções Temporo-Mandibulares
Fisioterapia Oncológica
Fisioterapia Legal
Fisioterapia Gerontológica
Trabalho Final de Curso II
Estágio Supervisionado em Fisioterapia nas UTIs
Estágio Supervisionado em Saúde Pública
Estágio Supervisionado nas Disfunções Pediátricas
Como ingressar
* Vestibular
* Transferência
* Reingresso
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