Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
OBJETIVOS:
O Curso de Licenciatura em Historia da Universidade de Franca destina-se, basicamente, a formação de professores de Historia para atuarem no ensino fundamental e médio. Com esse intento, o curso proporciona aos alunos os subsídios necessários a sua formação enquanto profissionais capazes de desempenhar plenamente funções na área da educação. Para que tal objetivo seja atingido, o curso de Historia estimula a formação de um profissional criativo, critico e reflexivo, que seja capaz de dialogar com as demais ciências humanas, contribuindo com sua maneira particular de lidar com as temporalidades, e que não apenas reproduza conhecimentos e interpretações sobre o passado, mas que também construa suas próprias interpretações sobre o mesmo por meio do trabalho de pesquisa com variadas fontes documentais. Alem disso, o curso de Historia visa uma formação humanística e uma visão holística que habilite o seu aluno, e posteriormente o profissional formado, a melhor compreender o meio social, político, cultural e econômico em que esta imerso, orientando este profissional tanto ao exercício da reflexão sobre o contexto histórico presente e passado, quanto à necessidade de ser um agente transformador de seu presente.
HORÁRIO:
Na educação a distancia é o aluno que organiza o seu proprio cronograma de ensino: a demais as cinco aulas presenciais são realizadas quinzenalmente aos sabados das 8:00 até as 17:00.
ENCONTROS PRESENCIAIS:
Os momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso. A distribuição da carga horária de uma disciplina pode ser distribuída entre momentos presenciais e a distância, sendo assim, foi feito um estudo preliminar para identificar em quais disciplinas as atividades presenciais têm maior relevância e então definir a carga horária adequada dentro do designer instrucional dos momentos presenciais. Nessas atividades os alunos dos pólos são atendidos pelo Monitor local e pelo professor/palestrante via videoconferência. Nosso corpo docente está apto a transformar aulas tradicionais em transmissão de conhecimento para agregar valores e enriquecer o aprendizado do alunado. Para isso usará de recursos diferenciados, utilizando muito pouco de aulas expositivas fazendo com que os alunos tenham mais participação: multimídia com discussão; desenvolvimento de oficinas; visitas técnicas, pesquisa de campo, contribuindo na formação do aluno, fazendo com que ele seja seu próprio agente de aprendizagem, desenvolvendo o gosto de aprender na busca constante de novos conhecimentos. As avaliações também estão contempladas nos momentos presenciais.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem gerenciado por uma LMS, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno. Isso pode compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exeqüibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação.
O curso de Geografia adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos pólos.
Disciplinas
Atividades complementares
Didática geral
Fundamentos da antropologia e da sociologia
Fundamentos da filosofia e da economia
História antiga I
História antiga II
Metodologia da história e da geografia
Método e técnica de pesquisa
Prática de ensino I
Prática de ensino II
Psicologia da educação
Teoria da história
Atividades complementares
Estrutura e funcionamento do ensino, da instituição e do sistema
Estágio curricular supervisionado
História da América I
História da América II
História da África negra
História do Brasil I
História do Brasil II
História medieval I
História medieval II
Língua brasileira de sinais
Prática de ensino III
Prática de ensino IV
Arquivista, museologia e patrimônio histórico cultural (com ênfase na história regional)
Atividades complementares
Estágio curricular supervisionado
História Brasil III
História contemporânea I
História contemporânea II
História da América III
História do Brasil IV
História moderna I
História moderna II
Prática de ensino V
Prática de ensino VI