DFP_
Diploma oferecido:Licenciatura em História
Localização:Taubaté - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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Objetivos do Curso
A finalidade do Curso de História é formar profissionais competentes, em termos de (in)formação e autonomia, capazes de lidar de forma sistemática, reflexiva e crítica com temas e questões relativos a conhecimentos históricos, em diferentes contextos de tempo. Com essa proposta integrada, o Departamento de História pretende apresentar condições que garantam um perfil do profissional de História que contemple a interface pesquisa/ensino.
Sendo assim, não se concebe um professor que não seja também pesquisador, de modo a romper com o círculo vicioso de mero repetidor de informações ou repassador de conteúdos previamente oferecidos nos manuais didáticos disponíveis em larga escala no mercado. Não se admite também um pesquisador na área da história que não tenha uma formação mínima que lhe possibilite uma visão mais ampla do universo onde vai atuar, contemplando também aspectos voltados para o ensino, uma vez que o trabalho com pesquisa na área da história requer, em determinadas situações, também o olhar do educador. Mesmo que sua formação restrinja-se à graduação, ao atuar profissionalmente em atividades como revisão de textos, consultorias e assessorias em projetos de natureza pedagógica e assim por diante, sua prática vai lhe exigir conhecimentos de natureza teórica e pedagógica.
Para atender a essa concepção integrada do Curso de História, propõe-se a:
(i) oferecer uma formação sólida na área de história, oportunizando a experiência com o ensino, a pesquisa e a extensão, e incentivando a articulação com outros cursos de graduação e com a pós-graduação na área;
(ii) criar oportunidades pedagógicas que propiciem o desenvolvimento da autonomia do aluno quanto à resolução de problemas, tomada de decisões, trabalho em equipe, comunicação, dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em História
Missão
O Curso de História tem como missão precípua propiciar aos seus graduandos, predominantemente moradores da comunidade, alunos-trabalhadores, condições de inserção no mundo do trabalho contemporâneo, dotando-os de bases instrumentais nos aspectos lingüísticos e literários para atuarem na sociedade, de forma autônoma e crítica, conscientes dos princípios éticos do cidadão.
Perfil do Egresso
A licenciatura em História do Centro de Ensino Superior de Valença forma profissionais para exercer a função de docente nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os profissionais de História também estão aptos a realizar estudos de pós-graduação e pesquisa nas áreas de História e de Educação.
O curso de História da FAA procura oferecer ao graduando uma experiência cultural ampla e diversificada, capacitando-o para suprir necessidades sócio-profissionais. O egresso deve ser pensado como um profissional capacitado ao exercício do trabalho de historiador em todas as suas dimensões, desde a investigação até a produção e difusão do conhecimento histórico. Desta forma, é desejável que o egresso esteja habilitado para desenvolver atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa da disciplina histórica, mas também se encontre preparado para atuar no âmbito de novas esferas profissionais, culturais e educativas que as dinâmicas sociais próprias da pós-modernidade vierem a instalar.
O perfil pretendido é o de um licenciado capaz de atuar no mundo moderno de forma justa, cidadã e de auxiliar, compreender os seus alunos, ter capacidade de transferir conhecimentos, de progredir em sua vida profissional com cursos de extensão, de pós-graduação, enfim, um profissional com capacidade crítica e inovadora com uma atuação de formador de opinião na comunidade.
Atividades Principais do egresso:
Organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas;
Ministrar aulas no magistério do Ensino Básico e Superior;
Prestar assessoria a museus, editoras, produtoras de vídeo, Internet e TV;
Efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais;
Elaborar vídeos, CD-ROMs e trabalhos escritos sobre entidades públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil;
Pesquisar a história das empresas e instituições apresentando-as em livros, artigos ou reportagens (memória empresarial).
A finalidade do Curso de História é formar profissionais competentes, em termos de (in)formação e autonomia, capazes de lidar de forma sistemática, reflexiva e crítica com temas e questões relativos a conhecimentos históricos, em diferentes contextos de tempo. Com essa proposta integrada, o Departamento de História pretende apresentar condições que garantam um perfil do profissional de História que contemple a interface pesquisa/ensino.
Sendo assim, não se concebe um professor que não seja também pesquisador, de modo a romper com o círculo vicioso de mero repetidor de informações ou repassador de conteúdos previamente oferecidos nos manuais didáticos disponíveis em larga escala no mercado. Não se admite também um pesquisador na área da história que não tenha uma formação mínima que lhe possibilite uma visão mais ampla do universo onde vai atuar, contemplando também aspectos voltados para o ensino, uma vez que o trabalho com pesquisa na área da história requer, em determinadas situações, também o olhar do educador. Mesmo que sua formação restrinja-se à graduação, ao atuar profissionalmente em atividades como revisão de textos, consultorias e assessorias em projetos de natureza pedagógica e assim por diante, sua prática vai lhe exigir conhecimentos de natureza teórica e pedagógica.
Para atender a essa concepção integrada do Curso de História, propõe-se a:
(i) oferecer uma formação sólida na área de história, oportunizando a experiência com o ensino, a pesquisa e a extensão, e incentivando a articulação com outros cursos de graduação e com a pós-graduação na área;
(ii) criar oportunidades pedagógicas que propiciem o desenvolvimento da autonomia do aluno quanto à resolução de problemas, tomada de decisões, trabalho em equipe, comunicação, dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em História
Missão
O Curso de História tem como missão precípua propiciar aos seus graduandos, predominantemente moradores da comunidade, alunos-trabalhadores, condições de inserção no mundo do trabalho contemporâneo, dotando-os de bases instrumentais nos aspectos lingüísticos e literários para atuarem na sociedade, de forma autônoma e crítica, conscientes dos princípios éticos do cidadão.
Perfil do Egresso
A licenciatura em História do Centro de Ensino Superior de Valença forma profissionais para exercer a função de docente nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os profissionais de História também estão aptos a realizar estudos de pós-graduação e pesquisa nas áreas de História e de Educação.
O curso de História da FAA procura oferecer ao graduando uma experiência cultural ampla e diversificada, capacitando-o para suprir necessidades sócio-profissionais. O egresso deve ser pensado como um profissional capacitado ao exercício do trabalho de historiador em todas as suas dimensões, desde a investigação até a produção e difusão do conhecimento histórico. Desta forma, é desejável que o egresso esteja habilitado para desenvolver atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa da disciplina histórica, mas também se encontre preparado para atuar no âmbito de novas esferas profissionais, culturais e educativas que as dinâmicas sociais próprias da pós-modernidade vierem a instalar.
O perfil pretendido é o de um licenciado capaz de atuar no mundo moderno de forma justa, cidadã e de auxiliar, compreender os seus alunos, ter capacidade de transferir conhecimentos, de progredir em sua vida profissional com cursos de extensão, de pós-graduação, enfim, um profissional com capacidade crítica e inovadora com uma atuação de formador de opinião na comunidade.
Atividades Principais do egresso:
Organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas;
Ministrar aulas no magistério do Ensino Básico e Superior;
Prestar assessoria a museus, editoras, produtoras de vídeo, Internet e TV;
Efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais;
Elaborar vídeos, CD-ROMs e trabalhos escritos sobre entidades públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil;
Pesquisar a história das empresas e instituições apresentando-as em livros, artigos ou reportagens (memória empresarial).
Introdução aos Estudos Históricos
História Antiga
Antropologia
GeoHistória
Instrumentação Linguística
Metodologia da Pesquisa Acadêmica
Tópicos Especiais I (Laboratório)
2º PERÍODO
Historiografia e Teoria Geral da História
Historia Regional I
História Medieval
História da Filosofia
Didática Geral
Sociologia
Tópicos Especiais I I (Laboratório)
História Econômica Geral
História do Brasil I
História da América I
História Moderna I
História Regional II
História da África I
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
História das Religiões
História do Brasil II
História da América II
História Regional III
História Moderna II
Tópicos Especiais III (Prática de Pesquisa Histórica)
História da África II
História do Brasil III
História da América III
História Contemporânea I
Didática Especial da História
Legislação e Políticas Educacionais
Didática Especial da História
História do Brasil IV
História Contemporânea II
Tópicos Especiais IV (Atualidades GeoHistóricoPolítico)
História da América IV
Libras
História Antiga
Antropologia
GeoHistória
Instrumentação Linguística
Metodologia da Pesquisa Acadêmica
Tópicos Especiais I (Laboratório)
2º PERÍODO
Historiografia e Teoria Geral da História
Historia Regional I
História Medieval
História da Filosofia
Didática Geral
Sociologia
Tópicos Especiais I I (Laboratório)
História Econômica Geral
História do Brasil I
História da América I
História Moderna I
História Regional II
História da África I
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
História das Religiões
História do Brasil II
História da América II
História Regional III
História Moderna II
Tópicos Especiais III (Prática de Pesquisa Histórica)
História da África II
História do Brasil III
História da América III
História Contemporânea I
Didática Especial da História
Legislação e Políticas Educacionais
Didática Especial da História
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Tópicos Especiais IV (Atualidades GeoHistóricoPolítico)
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