Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
OBJETIVOS:
O curso de Pedagogia com as Habilitações: Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, Administração Escolar e Orientação Educacional foram autorizadas pelo Decreto Federal no 70.373/1972 e reconhecidas pelo Decreto Federal nº 79.547/1977 e a Resolução no 1/1994 e 01/02/1996 do Conselho Superior Universitário CONSUV cria a habilitação Supervisão Escolar no Curso de Pedagogia para janeiro de 1997 que foi reconhecida pelo Decreto Federal nº 1383 de 22 de dezembro de 1998. A resolução CONSUV n.05/02 de 06/09/2002, autoriza as Habilitações: Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Magistério da Educação Infantil e reconhecidas pela Portaria Ministerial n. 3.540/05 de 17/10/2005.
Tendo em vista o disposto na Resolução CNE/CP n.1/2006, onde essas habilitações existentes entraram em regime de extinção, a Universidade de Franca, elabora novo projeto pedagógico a partir das diretrizes curriculares nacionais de formação comum para a docência na Educação Básica, contemplando áreas e modalidades de ensino que proporcionam aprofundamento de estudos, inclusive na formação para administração, planejamento, supervisão e orientação educacional, como também questões que devem estar presentes na formação geral, como educação de pessoas com necessidades especiais- Deficientes Mentais.
O curso de Pedagogia da Unifran é de nível superior de graduação, licenciatura plena, inserido na área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais aplicadas. A grade curricular do curso de Pedagogia objetiva a formação de um profissional que, atendendo as mudanças no mundo do trabalho e aos avanços científicos e tecnológicos, seja capaz de articular saberes teóricos e práticos para uma ação profissional propositiva e investigativa pautada nos princípios da interdisciplinariedade, democratização, ética, estética e relevância social. Contemplando as exigências das Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006), o curso oferece a formação para o exercício integrado e indissociável da docência, da gestão dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional. Visto que a docência é a base da formação oferecida, os egressos do curso de Pedagogia da Universidade de Franca recebem o grau de Licenciados (as) em Pedagogia, pelo qual são habilitados ao desempenho de funções e ações que estejam relacionadas às seguintes áreas: ensino, planejamento, organização, gestão, coordenação, assessoria técnica, avaliação e pesquisa em sistemas educacionais, redes escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos, clínicas especializadas, brinquedotecas, entidades assistenciais e quaisquer outras instituições ou situações nas quais se realizem processos educativos formais e não formais.
HORÁRIO:
Podemos dividir as atividades nessa modalidade em três partes;
1. Momentos presenciais
2. Atividades on-line mediatizadas por tutores
3. Estudo a distância monitorado - tutorado
Momentos presenciais
Os Momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso
A distribuição da carga horária de uma disciplina pode ser distribuída entre momentos presenciais e a distância, sendo assim, foi feito um estudo preliminar para identificar em quais disciplinas as atividades presenciais têm maior relevância e então definir a carga horária adequada dentro do design instrucional dos momentos presenciais. Nessas atividades presenciais, os alunos dos pólos são atendidos pelo monitor local e pelo professor/palestrante via videoconferência, por onde podem receber e esclarecer suas dúvidas sobre a matéria ministrada.
Nosso corpo docente está apto a transformar aulas tradicionais em transmissão de conhecimento para agregar valores e enriquecer o aprendizado do alunado. Para isso usará de recursos diferenciados, utilizando o recurso de multimídia com discussão; desenvolvimento de oficinas; contribuindo na formação do aluno, fazendo com que ele seja seu próprio agente de aprendizagem, desenvolvendo o gosto de aprender na busca constante de novos conhecimentos.
As avaliações também estão contempladas nos momentos presenciais.
Atividades on-line mediatizadas por tutores
As atividades interativas são fundamentais na construção de um projeto pedagógico equilibrado. Elas são traduzidas em fóruns, trabalhos postados pelos alunos (portifólios), e em alguns casos videoconferências, vídeostreaming monitorado, de acordo com planos de curso específicos.
Estudo a distância monitorado – Autoestudo
“A qualquer hora e em qualquer lugar”
A educação a distância ofertada pela Universidade de Franca integra a tecnologia da informação e comunicação de ponta com momentos presenciais e fortalece as redes de relacionamento entre alunos e professores.
Assim, em qualquer lugar, aluno poderá acessar os conteúdos dos cursos e as áreas interativas, maximizando seu tempo livre por meio dos recursos tecnológicos disponíveis. Nos momentos presenciais, conteúdos serão discutidos a fim de alcançar o pleno entendimento da matéria estudada.
Será possível aprender “a qualquer hora e em qualquer lugar” sem perder o sabor de estar em uma Universidade, entre amigos e professores. Certamente, isto fará a diferença no futuro.
A fim de complementar o material impresso, a plataforma SISFAD (LMS) disponibiliza o material de apoio, textos, vídeos, animações, auto-avaliações etc., para que o aluno possa complementar seus estudos e ampliar seus conhecimentos.
O estudo desse conteúdo poderá gerar subsídios para a discussão de temas nas atividades presenciais ou mediatizadas.
ENCONTROS PRESENCIAIS:
Os Momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso
A distribuição da carga horária de uma disciplina pode ser distribuída entre momentos presenciais e a distância, sendo assim, foi feito um estudo preliminar para identificar em quais disciplinas as atividades presenciais têm maior relevância e então definir a carga horária adequada dentro do design instrucional dos momentos presenciais. Nessas atividades presenciais, os alunos dos pólos são atendidos pelo monitor local e pelo professor/palestrante via videoconferência, por onde podem receber e esclarecer suas dúvidas sobre a matéria ministrada.
Nosso corpo docente está apto a transformar aulas tradicionais em transmissão de conhecimento para agregar valores e enriquecer o aprendizado do alunado. Para isso usará de recursos diferenciados, utilizando o recurso de multimídia com discussão; desenvolvimento de oficinas; contribuindo na formação do aluno, fazendo com que ele seja seu próprio agente de aprendizagem, desenvolvendo o gosto de aprender na busca constante de novos conhecimentos.
As avaliações também estão contempladas nos momentos presenciais.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) gerenciado por uma LMS, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno. Isso pode compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exeqüibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação. O curso de Pedagogia adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos pólos.
Avaliação Formativa – exemplo: portfólio
Acontecerá durante todo o curso com a finalidade de proporcionar informações sobre o desenvolvimento do aluno no, processo de ensino-aprendizagem.
Será observada a participação nas atividades presenciais, fóruns, cumprimento dos prazos para entrega de trabalhos e participação em atividades individuais e em grupo.
Avaliação Somativa
Apresentar a fórmula (autoavaliação / avaliação de conteúdo) diz respeito ao somatório de pontos de avaliações de conteúdo, de entrega ou apresentação de atividades e pontos de avaliação formativa que levará o aluno à aprovação em módulos, disciplinas e no curso. A Universidade apresentará a fórmula discriminando a pontuação para cada avaliação empregada e distribuição de pesos para as diversas etapas da avaliação.
Avaliação presencial: obrigatória conforme o decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005, será aplicada no final da disciplina e representará 51% da nota final do aluno. Ao final de cada semestre, serão realizadas as provas e as substitutivas para que o aluno possa substituir o menor resultado das disciplinas do semestre por um maior resultado, caso esse seja obtido. Essas provas devem ser solicitadas na Secretaria e realizadas estritamente de acordo com um calendário oficial.
Autoavaliação: somativa e formativa. Questões para que o aluno seja levado a sintetizar o conteúdo visto no item em questão, no caso do projeto apresentado ela será também elemento de auto estudo, pois além de promover a avaliação continua durante todo o processo de aprendizado. No design instrucional apresentado, o aluno deverá apresentar um desempenho mínimo (6) para continuar seus estudos, podendo repetir o procedimento e rever a matéria quantas vezes quiser, esse procedimento avalia e estimula o aluno ao auto-estudo e o leva a manter um desempenho aceitável na conclusão do curso.
Disciplinas
Atividades teórico-práticas de aprofundamento
Didática geral
Filosofia geral e ética profissional
História da educação I
Língua portuguesa aplicada
Metodologia da história e da geografia
Metodologia da língua portuguesa
Metodologia da matemática e da ciências
Metodologia e técnica de pesquisa
Prática de ensino I
Prática de ensino II
Psicologia da educação
Sociologia geral e da educação
Aspectos médicos e psicológicos do deficiente mental
Atividades teórico-práticas de aprofundamento
Didática do ensino fundamental
Dificuldades de aprendizagem
Estatística aplicada à educação
Estrutura e funcionamento do ensino, da instituição e do sistema
Estágio curricular supervisionado
Filosofia da educação
História da educação II
Língua brasileira de sinais
Metodologia da arte e da educação física
Princípios e métodos de orientação educacional e vocacional
Prática de ensino III
Psicologia do desenvolvimento
Atividades teórico-práticas de aprofundamento
Avaliação educacional
Currículos e programas
Didática da educação infantil
Didática do deficiente mental
Direito educacional
Educação na diversidade
Estágio curricular supervisionado
Metodologia da educação escolar de jovens e adultos
Metodologia da educação infantil
Metodologia das matérias pedagógicas
Organização e gestão de sistemas e instituições de ensino básico
Políticas públicas educacionais
Princípios e métodos para a educação do deficiente mental
Prática de ensino IV
Psicologia da aprendizagem
Relações públicas e humanas nas instituições
Tecnologia de informação e comunicação
Trabalho de conclusão de curso