Graduação em Pedagogia (Licenciatura) (Várzea Grande, Mato Grosso)
Centro Universitário de Várzea Grande
DFP_
Localização:Várzea Grande - Mato Grosso
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Missão
Formar profissionais – cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento humano, aptos ao exercício pleno de cidadania, à inserção nos setores produtivos e à participação no desenvolvimento da sociedade regional e brasileira.
Perfil do Formando
O profissional de Pedadogia formado no UNIVAG deve ter as habilidades de:
a) Utilizar o conhecimento multidimensional sobre o ser humano, em situações de aprendizagem e aplicar em práticas educativas, conhecimentos de processos de desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas dimensões: física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial;
b) Observar, analisar, planejar, implementar e avaliar processos educativos, curriculares e de experiências educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
c) Realizar diagnóstico sobre as necessidades e aspirações dos diferentes segmentos da sociedade, relativamente à educação, sendo capaz de identificar diferentes segmentos, forças e interesses, de captar contradições e de considerá-lo nos planos pedagógico e de ensino-aprendizagem, no planejamento e na realização de atividades educativas;
d) Planejar, executar e avaliar experiências que considerem o contexto histórico e sociocultural do sistema educacional brasileiro, particularmente, no que diz respeito à Educação Infantil, aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à formação de profesores e de profissionais na área de serviços e apoio escolar;
e) Estudar a didática, as teorias e metodologias pedagógicas, dos processos de organização do trabalho docente relativos à construção de aprendizagens, socializar e elaborar conhecimentos, de tecnologias de informação e comunicação e de diversas linguagens;
f) Decodificar e utilizar os códigos de diferentes linguagens utilizadas por crianças, além do trabalho didático com conteúdos, pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos ao currículo da Língua Portuguesa, Matemática, Ciencias, História e Geografia, Artes e Educação Física;
g) Atender às questões atinentes a ética, a estética e a licitude, no contexto do exercício profissional, em âmbitos escolares e não-escolares, articulando o saber acadêmico, a pesquisa, a extensão e a prática educativa;
h) Estudar, aplicar e avaliar os textos legais relativos à organização da educação nacional;
i) Investigar sobre os processos educativos e gestoriais, em diferentes situações institucionais-escolares, comunitárias, assistenciais, hospitalares, empresariais e outras.
Diferencial
O pedagogo, se apresenta no curso, com as qualificações necessárias para trabalhar com o ser humano em diversas idades e situações, inclusive na área empresarial. Através de uma sólida formação, aprende a se relacionar e a compreender melhor o ser humano: seu processo de desenvolvimento, de aprendizagem, sua personalidade, características individuais e sociais.
Toda essa gama de conhecimentos, até então direcionada para a escola, está, por meio da formação ora proposta, disposta a contribuir com empresas, hospitais, organizações não-governamentais, associações, família e estrutura político-administrativa da cidade, respaldada pelas dimensões da educação Formal, Informal e Não-Formal, bem como nos fundamentos das línguas de sinais: LIBRAS e BRAILLE, e nos aspectos da Fonoaudiologia, no que diz respeito a Educação Inclusiva.
Infra-Estrutura de Ensino
O Laboratório Interdisciplinar de Prática de Ensino destina-se ao desenvolvimento de atividades didáticas, científicas e de extensão do Curso. É um centro de referência em Educação Infantil e Fundamental para atendimento a alunos de escolas.
Formar profissionais – cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento humano, aptos ao exercício pleno de cidadania, à inserção nos setores produtivos e à participação no desenvolvimento da sociedade regional e brasileira.
Perfil do Formando
O profissional de Pedadogia formado no UNIVAG deve ter as habilidades de:
a) Utilizar o conhecimento multidimensional sobre o ser humano, em situações de aprendizagem e aplicar em práticas educativas, conhecimentos de processos de desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas dimensões: física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial;
b) Observar, analisar, planejar, implementar e avaliar processos educativos, curriculares e de experiências educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
c) Realizar diagnóstico sobre as necessidades e aspirações dos diferentes segmentos da sociedade, relativamente à educação, sendo capaz de identificar diferentes segmentos, forças e interesses, de captar contradições e de considerá-lo nos planos pedagógico e de ensino-aprendizagem, no planejamento e na realização de atividades educativas;
d) Planejar, executar e avaliar experiências que considerem o contexto histórico e sociocultural do sistema educacional brasileiro, particularmente, no que diz respeito à Educação Infantil, aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à formação de profesores e de profissionais na área de serviços e apoio escolar;
e) Estudar a didática, as teorias e metodologias pedagógicas, dos processos de organização do trabalho docente relativos à construção de aprendizagens, socializar e elaborar conhecimentos, de tecnologias de informação e comunicação e de diversas linguagens;
f) Decodificar e utilizar os códigos de diferentes linguagens utilizadas por crianças, além do trabalho didático com conteúdos, pertinentes aos primeiros anos de escolarização, relativos ao currículo da Língua Portuguesa, Matemática, Ciencias, História e Geografia, Artes e Educação Física;
g) Atender às questões atinentes a ética, a estética e a licitude, no contexto do exercício profissional, em âmbitos escolares e não-escolares, articulando o saber acadêmico, a pesquisa, a extensão e a prática educativa;
h) Estudar, aplicar e avaliar os textos legais relativos à organização da educação nacional;
i) Investigar sobre os processos educativos e gestoriais, em diferentes situações institucionais-escolares, comunitárias, assistenciais, hospitalares, empresariais e outras.
Diferencial
O pedagogo, se apresenta no curso, com as qualificações necessárias para trabalhar com o ser humano em diversas idades e situações, inclusive na área empresarial. Através de uma sólida formação, aprende a se relacionar e a compreender melhor o ser humano: seu processo de desenvolvimento, de aprendizagem, sua personalidade, características individuais e sociais.
Toda essa gama de conhecimentos, até então direcionada para a escola, está, por meio da formação ora proposta, disposta a contribuir com empresas, hospitais, organizações não-governamentais, associações, família e estrutura político-administrativa da cidade, respaldada pelas dimensões da educação Formal, Informal e Não-Formal, bem como nos fundamentos das línguas de sinais: LIBRAS e BRAILLE, e nos aspectos da Fonoaudiologia, no que diz respeito a Educação Inclusiva.
Infra-Estrutura de Ensino
O Laboratório Interdisciplinar de Prática de Ensino destina-se ao desenvolvimento de atividades didáticas, científicas e de extensão do Curso. É um centro de referência em Educação Infantil e Fundamental para atendimento a alunos de escolas.
I º NÚCLEO
“A Complexidade da Educação e da Escola nos Processos de Formação Humana e nos Movimentos Sociais”
Produção de Leitura e de Texto
História e Filosofia da Educação
Psicologia da Aprendizagem
Investigação Científica
Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação da Infância.
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Sociologia
Formação Estética e Arte
Fundamentos da Didática
Currículo e Conhecimento
Filosofia
Psicologia do Desenvolvimento
Didática
Tópicos Emergentes em Educação
Ensino em Espaços não Escolares
Teoria do Conhecimento
Fundamentos da Educação
Educação e Processo de Formação Humana
Educação Popular e Movimentos Sociais
Atividades Complementares - Integradoras do Iº Núcleo
Cursos, Seminários, Oficinas
II º NÚCLEO
“Educação e Gestão em Espaços Educacionais Escolares e Não-Escolares”
Teoria e Prática das Linguagens
Gestão Educacional
Psicologia Social no Contexto Educacional
Fundamentos da Alfabetização
Metodologia e Prática Docente em Espaços Escolares e Não-Escolares
Estágio Supervisionado – Espaços Não Escolares
Alfabetização e Letramento - Teoria e Prática
Gestão em Espaços Educativos Não Escolares
Educação e Cuidado: Organização do Cotidiano na Educação Infantil
Educação e Empreendedorismo
Ética e Marketing de Relacionamento
Estágio Supervisionado – Educação Infantil
O Pedagogo e o Desenvolvimento Empresarial
Equipe Gestora: Concepções, Competências e Habilidades
Atividades Complementares-Integradoras do IIº Núcleo
Cursos, Seminários, Oficinas
III º NÚCLEO
“Educação e Avanço do Conhecimento e da Tecnologia”
Teoria e Prática das Ciências Humanas – Geografia
Teoria e Prática das Ciências Naturais – Matemática
Avaliação da Aprendizagem – Critérios e Instrumentos
Projetos Educativos – Teoria e Práticas
Teoria e Prática Pedagógica na Educação Especial
Estágio Supervisionado – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Teoria e Prática das Ciências Humanas - História
Teoria e Prática das Ciências Naturais – Ciências
Educação de Jovens e Adultos
Corpo, Movimento e Ludicidade em Ambientes Educativos
Mídia e Educação
Projetos Integradores - Docência, Gestão e Produção Científica
Estágio Supervisionado - Modalidades Diversas da Educação Básica
Fundamentos das Línguas de Sinais: LIBRAS e BRAILLE
As Modalidades da Educação e o Ensino Inclusivo no Século XXI
Atividades Complementares-Integradoras do IIIº Núcleo
Cursos, Seminários, Oficinas
“A Complexidade da Educação e da Escola nos Processos de Formação Humana e nos Movimentos Sociais”
Produção de Leitura e de Texto
História e Filosofia da Educação
Psicologia da Aprendizagem
Investigação Científica
Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação da Infância.
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Sociologia
Formação Estética e Arte
Fundamentos da Didática
Currículo e Conhecimento
Filosofia
Psicologia do Desenvolvimento
Didática
Tópicos Emergentes em Educação
Ensino em Espaços não Escolares
Teoria do Conhecimento
Fundamentos da Educação
Educação e Processo de Formação Humana
Educação Popular e Movimentos Sociais
Atividades Complementares - Integradoras do Iº Núcleo
Cursos, Seminários, Oficinas
II º NÚCLEO
“Educação e Gestão em Espaços Educacionais Escolares e Não-Escolares”
Teoria e Prática das Linguagens
Gestão Educacional
Psicologia Social no Contexto Educacional
Fundamentos da Alfabetização
Metodologia e Prática Docente em Espaços Escolares e Não-Escolares
Estágio Supervisionado – Espaços Não Escolares
Alfabetização e Letramento - Teoria e Prática
Gestão em Espaços Educativos Não Escolares
Educação e Cuidado: Organização do Cotidiano na Educação Infantil
Educação e Empreendedorismo
Ética e Marketing de Relacionamento
Estágio Supervisionado – Educação Infantil
O Pedagogo e o Desenvolvimento Empresarial
Equipe Gestora: Concepções, Competências e Habilidades
Atividades Complementares-Integradoras do IIº Núcleo
Cursos, Seminários, Oficinas
III º NÚCLEO
“Educação e Avanço do Conhecimento e da Tecnologia”
Teoria e Prática das Ciências Humanas – Geografia
Teoria e Prática das Ciências Naturais – Matemática
Avaliação da Aprendizagem – Critérios e Instrumentos
Projetos Educativos – Teoria e Práticas
Teoria e Prática Pedagógica na Educação Especial
Estágio Supervisionado – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Teoria e Prática das Ciências Humanas - História
Teoria e Prática das Ciências Naturais – Ciências
Educação de Jovens e Adultos
Corpo, Movimento e Ludicidade em Ambientes Educativos
Mídia e Educação
Projetos Integradores - Docência, Gestão e Produção Científica
Estágio Supervisionado - Modalidades Diversas da Educação Básica
Fundamentos das Línguas de Sinais: LIBRAS e BRAILLE
As Modalidades da Educação e o Ensino Inclusivo no Século XXI
Atividades Complementares-Integradoras do IIIº Núcleo
Cursos, Seminários, Oficinas
DFP_