DFP_
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
O Curso de Pedagogia da Católica pretende formar o licenciado em pedagogia que seja um profissional competente, com habilidade teórica e prática para a docência, envolvendo também a sua participação na organização e planejamento dos processos de gestão de instituições educativas, imbuídos dos valores de solidariedade, justiça social, ética e cidadania, na perspectiva de contribuírem para a construção de uma sociedade humanizada.
Perfil Profissional
O licenciado em Pedagogia será um profissional que domine conteúdos científicos, pedagógicos e técnicos, que traduzam as necessidades de aprendizagem dos alunos de diversos níveis, compromisso ético com os interesses da população e o desenvolvimento das ciências; compreenda as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre; atue como agente de transformação numa perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população.
Mercado de Trabalho
O *educador-professor no currículo atual *está apto a lidar com a docência em:
· Educação Infantil (de 0 a 6 anos)
· Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries iniciais)
· Curso de Magistério (nível médio)
· Educação de Jovens e Adultos
· Turmas de alunos com necessidades educativas especiais.
O *educador-gestor *pode atuar em diferentes áreas educacionais:
· Gestor de escola e de sistema
· Assessor pedagógico educacional.
Nas *empresas*, o *pedagogo* pode trabalhar em: Recursos Humanos; Orientação Profissional; Programas Educacionais, Produção de brinquedos educativos e materiais didáticos; Editoras; Brinquedoteca . OGNs.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado
A partir do 4º período do curso começam os estágios: na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio Normal, em Gestão Escolar e Gestão de Sistemas não escolares.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
O Curso de Pedagogia da Católica pretende formar o licenciado em pedagogia que seja um profissional competente, com habilidade teórica e prática para a docência, envolvendo também a sua participação na organização e planejamento dos processos de gestão de instituições educativas, imbuídos dos valores de solidariedade, justiça social, ética e cidadania, na perspectiva de contribuírem para a construção de uma sociedade humanizada.
Perfil Profissional
O licenciado em Pedagogia será um profissional que domine conteúdos científicos, pedagógicos e técnicos, que traduzam as necessidades de aprendizagem dos alunos de diversos níveis, compromisso ético com os interesses da população e o desenvolvimento das ciências; compreenda as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre; atue como agente de transformação numa perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população.
Mercado de Trabalho
O *educador-professor no currículo atual *está apto a lidar com a docência em:
· Educação Infantil (de 0 a 6 anos)
· Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries iniciais)
· Curso de Magistério (nível médio)
· Educação de Jovens e Adultos
· Turmas de alunos com necessidades educativas especiais.
O *educador-gestor *pode atuar em diferentes áreas educacionais:
· Gestor de escola e de sistema
· Assessor pedagógico educacional.
Nas *empresas*, o *pedagogo* pode trabalhar em: Recursos Humanos; Orientação Profissional; Programas Educacionais, Produção de brinquedos educativos e materiais didáticos; Editoras; Brinquedoteca . OGNs.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.
Estágio Supervisionado
A partir do 4º período do curso começam os estágios: na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio Normal, em Gestão Escolar e Gestão de Sistemas não escolares.
Programas de Extensão
A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:
Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte
Iniciação Científica
O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil
O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.
Disciplinas
Formação de Professores no Brasil
Leitura e Produção de Texto
Introdução à Teologia
História da Educação
Educação e Prática Social
Educação Inclusiva
Cultura e Educação
Introdução à Filosofia
Fundamentos Psicológicos da Educação A
Sociologia da Educação
Alfabetização e Letramento
Fundamentos Teóricos da Educação Infantil
Metodologia Científica
Fundamentos Filosóficos da Educação
Fundamentos Psicológicos da Educação B
Libras
Didática
Fundamentos Teóricos do Ensino de Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos do Ensino de Matemática I
Pesquisa e Prática Pedagógica
Fundamentos Psicológicos da Educação C
Estágio Curricular na Educação Infantil
Fundamentos Teóricos do Ensino de Língua Portuguesa II
Fundamentos Teóricos do Ensino de Matemática II
Fundamentos Teóricos do Ensino de História
Fundamentos Teóricos do Ensino de Ciências Naturais
Fundamentos Teóricos da Educação de Jovens e Adultos
Estágio Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Literatura Infanto Juvenil
Ludicidade e Corporeidade
Fundamentos Teóricos do Ensino de Geografia
Avaliação da Aprendizagem
Estágio Curricular no Ensino Médio Normal
Fundamentos Teóricos do Ensino de Artes
Gestão do Trabalho Pedagógico
Política Educacional e Legislação
Educação e Gestão de Sistemas Não Escolares
Gestão Educacional
TCC I
Estágio Curricular na Gestão Escolar
Gestão das Pessoas
Gestão Administrativo-Financeira
Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação
Estágio Curricular em Gestão dos Sistemas Não Escolares
TCC II
Humanismo e Cidadania
Formação de Professores no Brasil
Leitura e Produção de Texto
Introdução à Teologia
História da Educação
Educação e Prática Social
Educação Inclusiva
Cultura e Educação
Introdução à Filosofia
Fundamentos Psicológicos da Educação A
Sociologia da Educação
Alfabetização e Letramento
Fundamentos Teóricos da Educação Infantil
Metodologia Científica
Fundamentos Filosóficos da Educação
Fundamentos Psicológicos da Educação B
Libras
Didática
Fundamentos Teóricos do Ensino de Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos do Ensino de Matemática I
Pesquisa e Prática Pedagógica
Fundamentos Psicológicos da Educação C
Estágio Curricular na Educação Infantil
Fundamentos Teóricos do Ensino de Língua Portuguesa II
Fundamentos Teóricos do Ensino de Matemática II
Fundamentos Teóricos do Ensino de História
Fundamentos Teóricos do Ensino de Ciências Naturais
Fundamentos Teóricos da Educação de Jovens e Adultos
Estágio Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Literatura Infanto Juvenil
Ludicidade e Corporeidade
Fundamentos Teóricos do Ensino de Geografia
Avaliação da Aprendizagem
Estágio Curricular no Ensino Médio Normal
Fundamentos Teóricos do Ensino de Artes
Gestão do Trabalho Pedagógico
Política Educacional e Legislação
Educação e Gestão de Sistemas Não Escolares
Gestão Educacional
TCC I
Estágio Curricular na Gestão Escolar
Gestão das Pessoas
Gestão Administrativo-Financeira
Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação
Estágio Curricular em Gestão dos Sistemas Não Escolares
TCC II
Humanismo e Cidadania
DFP_