DFP_
Diploma oferecido:Assistente Social
Localização:Curitiba - Paraná
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
Justificativa do Curso
O que faz um assistente Social?
O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.
O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.
O assistente social é responsável por fazer uma análise da realidade social e institucional, e intervir para melhorar as condições de vida do usuário. A adequada utilização desses instrumentos requer uma contínua capacitação profissional que busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas suas diversas áreas de atuação. (Fonte: CRESS-RJ)
O curso de Serviço Social da Faculdade Redentor está concebido tendo como eixo o debate contemporâneo da formação profissional do Assistente Social, que tem seu norte central no debate da revisão curricular do curso de graduação em Serviço Social capitaneado pela ABESS, atual ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, em conjunto com a ENESSO – Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social e com o CFESS – Conselho Federal de Serviço Social.
Este debate, que envolveu diversas unidades de ensino e consequentemente vários profissionais da área, partiu do reconhecimento do avanço teórico, metodológico e ético até então conquistado. No processo, que foi plural e coletivo, deparou-se com uma polêmica central, que se referia sobre qual eixo teria o currículo. Após debates, concluiu-se que o eixo do currículo deveria ser aquilo que dá concretude histórica à profissão, sendo assim seria a chamada "questão social" o eixo da formação profissional.
A revisão curricular, que foi atropelada pela promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que acabou com a figura do currículo mínimo, transformando-a em diretrizes curriculares, compreende tais diretrizes em três núcleos, que não são estanques ou autônomos e nem apresentam uma seqüência evolutiva ou hierárquica.
O núcleo Fundamentos teórico-metodológicos da vida social indica a necessidade de compreensão da vida social na sociedade burguesa; o de Fundamentos da particularidade de formação sócio-histórica da sociedade brasileira tem por objetivo a apreensão da produção e reprodução da questão social e as variadas expressões que aqui assume e o de Fundamentos do trabalho profissional compreende todos os elementos constitutivos do Serviço Social como especialização do trabalho.
Além do debate coletivo, consubstanciado nas diretrizes curriculares, o curso de Serviço Social da Faculdade Redentor tem também como referência os processos de revisões curriculares vivenciados em outras unidades de ensino, que são referências nacionais no debate profissional, notadamente o processo vivenciado pela FSS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1992, o da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (registrado no Caderno ABESS nº08), os debates da revisão curricular da ESS da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 1994 e o atual, o da FSS da Universidade Federal de Juiz de Fora, registrado, em parte, no último livro de Iamamoto (1998), e o do Departamento de Serviço Social de Niterói, da UFF (2000).
Assim, o curso de Serviço Social da Faculdade Redentor não é produto de um trabalho isolado. É sim, acredita-se, uma síntese, que obviamente não é neutra, do avanço do debate contemporâneo profissional.
Concepção e Objetivos do Curso
O objetivo do curso de Serviço Social da Faculdade Redentor é formar profissionais capacitados para a produção de conhecimentos sobre a realidade social; a formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas sociais – planos, programas e projetos desenvolvidos junto a órgãos da administração pública, direta e indireta, empresas, entidades e organizações da sociedade civil, que favoreçam a luta pela cidadania e a democratização da sociedade brasileira.
Para tanto, os alunos serão constantemente estimulados à efetiva participação na vida acadêmica, contarão com a possibilidade de realização de pesquisas por meio do Programa de Iniciação Científica e participarão de diferentes atividades de aproximação à realidade social.
Assim, o aluno estará habilitado a desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação em sua área e afins, em consonância com o rigor e os métodos exigidos pelas principais instituições de ensino do país. Por conseguinte, esse profissional estará suficientemente preparado para o exercício da sua atividade.
Além disso, poderá desenvolver atividades ligadas à cultura, assim como ocupar funções em empresas privadas ou públicas que, por força de uma tendência de mercado que se mostra cada vez mais acentuada, requeiram este tipo de profissional.
Modalidades: Curso de Bacharelado
De acordo com os objetivos do curso acima definidos, atuaremos em uma única modalidade, na formação de assistentes sociais (em nível de bacharelado). O Bacharelado propiciará uma formação ampla e aprofundada, de modo que o aluno esteja em condições de desenvolver atividades de pesquisa e consolidar uma carreira acadêmica.
Perfil dos Profissionais a Serem Formados
O assistente social desenvolve suas atividades, predominantemente, junto aos segmentos sociais pauperizados, no sentido de garantir o acesso aos direitos sociais. Seu trabalho consiste no desenvolvimento de pesquisas, planejamento, organização e gestão dos serviços sociais; na assessoria aos programas ou projetos de caráter sócio-educativo; na produção de conhecimentos acerca da realidade social nos vários campos nos quais atua; na gestão de políticas de pessoal em empresas, sindicatos, instituições ou organizações públicas e privadas e nos movimentos sociais.
Nesta linha, o curso de Serviço Social da Faculdade Redentor pretende formar profissionais críticos, criativos e comprometidos, permitindo a estes a compreensão da questão social, elaboração de propostas, bem como o domínio de um conjunto de métodos e técnicas de ação nesses processos sociais.
DFP_