Graduação em Teatro - Habilitação em Arte-Educação (Licenciatura) (Campinas, São Paulo)
Universidade de Sorocaba
DFP_
Diploma oferecido:Licenciado em Teatro com Habilitação em Arte-Educação
Localização:Campinas - São Paulo
Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
DFP_
O perfil do curso de Teatro, habilitação em Arte-Educação, está ligado aos estudos de expressão artística e à comunicação da linguagem cênica, a partir do conhecimento da noção do jogo teatral e a sua função simbólica, improvisação e interpretação do teatro-educação. Tais aprendizados buscam desenvolver a apreciação estética, o fazer teatral, a valorização das múltiplas linguagens, a sensibilidade e a interação com as outras artes (dança, artes visuais e a música) para a formação do professor-artista.
Campo de Atuação
Os profissionais de licenciatura em Teatro, habilitação em Arte-Educação, podem atuar como professores no componente Arte (antiga Educação Artística) do ensino fundamental e médio, da rede pública ou particular e, também, em outros espaços da educação não-formal, como educador social, em organizações não-governamentais (ONGs), hospitais, creches, centros esportivos, associações culturais, entre outros.
Diferencial
Pólo Arte na Escola UNISO - participa da Rede Arte na Escola. Desta rede participam 55 outras Universidades no país ( maioria Federais e estaduais).
O grupo BALAIO ( grupo de contação de histórias) recebeu o prêmio CIDADANIA SEM FRONTEIRAS, pelo projeto “Todos os trilhos”. (2007)
O pólo UNISO recebeu menção honrosa no prêmio Arte na Escola nos anos de 2006 e 2007.
INFRA-ESTRUTURA
Apresentação
Umas das estruturas mais importantes para um curso de Teatro é a sala de ensaio, pois é lá que será elaborada grande parte de seus trabalhos de pesquisa. O laboratório de teatro configura-se para a Universidade um espaço adequado à produção e reflexão da atividade cênica, para Sorocaba e Região.
Infra-estrutura
Sala multiuso com piso de EVA, com vários materiais cenográficos (mesas, cadeiras, instrumentos musicais, etc), indumentária (figurinos) e materiais para atividades circences (malabares, chicote, perna de pau, etc).
Produções
No laboratório de Teatro ocorrem as aulas práticas do curso de Teatro – Jogos Teatrais, Improvisação, Interpretação, Danças Populares, Teatro de Animação e Técnicas Circences. A sala, também, é um espaço para os ensaios dos alunos e para pequenas montagens alternativas para a comunidade.
Campo de Atuação
Os profissionais de licenciatura em Teatro, habilitação em Arte-Educação, podem atuar como professores no componente Arte (antiga Educação Artística) do ensino fundamental e médio, da rede pública ou particular e, também, em outros espaços da educação não-formal, como educador social, em organizações não-governamentais (ONGs), hospitais, creches, centros esportivos, associações culturais, entre outros.
Diferencial
Pólo Arte na Escola UNISO - participa da Rede Arte na Escola. Desta rede participam 55 outras Universidades no país ( maioria Federais e estaduais).
O grupo BALAIO ( grupo de contação de histórias) recebeu o prêmio CIDADANIA SEM FRONTEIRAS, pelo projeto “Todos os trilhos”. (2007)
O pólo UNISO recebeu menção honrosa no prêmio Arte na Escola nos anos de 2006 e 2007.
INFRA-ESTRUTURA
Apresentação
Umas das estruturas mais importantes para um curso de Teatro é a sala de ensaio, pois é lá que será elaborada grande parte de seus trabalhos de pesquisa. O laboratório de teatro configura-se para a Universidade um espaço adequado à produção e reflexão da atividade cênica, para Sorocaba e Região.
Infra-estrutura
Sala multiuso com piso de EVA, com vários materiais cenográficos (mesas, cadeiras, instrumentos musicais, etc), indumentária (figurinos) e materiais para atividades circences (malabares, chicote, perna de pau, etc).
Produções
No laboratório de Teatro ocorrem as aulas práticas do curso de Teatro – Jogos Teatrais, Improvisação, Interpretação, Danças Populares, Teatro de Animação e Técnicas Circences. A sala, também, é um espaço para os ensaios dos alunos e para pequenas montagens alternativas para a comunidade.
Componente Curricular
Arte e Educação
Arte e Sociedade
Canto Coral
Cenografia e Indumentária Teatral
Cultura, Religiosidade e Mudança Social
Danças Dramáticas
Didática para Multimídia
Didática: Teorias e Práticas
Dramaturgia
Encenação
Estágio Supervisionado em Teatro
Estética Teatral Comparada
Estudos da Performance
Expressão Vocal
Filosofia da Educação
História do Teatro
História do Teatro Brasileiro
Iluminação
Jogos Teatrais 1
Jogos Teatrais 2
Leitura e Crítica da Arte
Língua Brasileira de Sinais
Língua Portuguesa: Texto e Contexto
Linguagem e Cinema
Linguagem: Códigos da Arte 1
Linguagem: Códigos da Arte 2
Linguagem: Códigos Corporais
Outras Formas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Pedagogia do Teatro
Políticas e Legislação Educacionais
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
Prática de Pesquisa III
Psicologia da Educação
Semiologia da Arte
Teatro de Formas Animadas
Teatro Infantil e Juvenil
Teoria da Percepção da Arte
Arte e Educação
Arte e Sociedade
Canto Coral
Cenografia e Indumentária Teatral
Cultura, Religiosidade e Mudança Social
Danças Dramáticas
Didática para Multimídia
Didática: Teorias e Práticas
Dramaturgia
Encenação
Estágio Supervisionado em Teatro
Estética Teatral Comparada
Estudos da Performance
Expressão Vocal
Filosofia da Educação
História do Teatro
História do Teatro Brasileiro
Iluminação
Jogos Teatrais 1
Jogos Teatrais 2
Leitura e Crítica da Arte
Língua Brasileira de Sinais
Língua Portuguesa: Texto e Contexto
Linguagem e Cinema
Linguagem: Códigos da Arte 1
Linguagem: Códigos da Arte 2
Linguagem: Códigos Corporais
Outras Formas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Pedagogia do Teatro
Políticas e Legislação Educacionais
Prática de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
Prática de Pesquisa III
Psicologia da Educação
Semiologia da Arte
Teatro de Formas Animadas
Teatro Infantil e Juvenil
Teoria da Percepção da Arte
DFP_