DFP_
Localização:Pedro Leopoldo - Minas Gerais
Duração:2 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
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As últimas duas décadas revelaram um impressionante aumento na importância das transações reais internacionais sobre o valor da produção brasileira, tendo o coeficiente de abertura da economia brasileira (soma do valor das exportações e importações como proporção do PIB) passado de algo em torno de 11% em 1990 para mais de 25% no ano de 2007. Evoluímos de US$ 60,3 bilhões exportados em 2.002 para US$ 118,3 bilhões em 2005. A previsão para os 12 meses de 2007 é de que sejam exportados US$ 152 bilhões, com crescimento de cerca de 11% em relação a 2006, quando o país exportou US$ 137 bilhões.
Estes dados revelam uma tendência vigorosa de inserção do Brasil na economia internacional que por sua vez se torna cada vez mais globalizada. Com isto a demanda por profissionais qualificados na área de comércio exterior aumenta a cada dia.
Em especial a região norte da grande Belo Horizonte está sendo beneficiada com a reativação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. A revitalização do aeroporto dentro dos moldes de aeroporto indústria, com um tratamento fiscal diferenciado para importações e exportações, tem atraído diversos empreendimentos. As empresas ali instaladas terão tratamento tributário diferenciado, tanto para a importação de componentes como para a exportação de produtos acabados de alto valor agregado, montados no espaço do aeroporto industrial. Três empresas já estão sendo instaladas na área do aeroporto: Maxtrack, Clamper e VMI, fabricantes de produtos eletroeletrônicos de avançada tecnologia e a recém-anunciada First Wave, empresa americana do mercado aeroespacial que, segundo divulgado, deverá gerar 200 empregos diretos e outros 200 indiretos.
Alinhados a estas tendências, os profissionais formados pelo Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Tecnologia em Logística serão profissionais capazes de:
* Planejar e organizar sistemas de informação sobre países e blocos econômicos;
* Analisar o comportamento do consumidor de diferentes partes do mundo;
* Formular e implementar estratégias do composto mercadológico para o comércio internacional: produtos e serviços, comunicação, preço e distribuição;
* Definir, avaliar e monitorar o mix de produtos e serviços oferecidos e praticados no mercado internacional;
* Analisar estratégias de comunicação para o mercado internacional;
* Desenvolver estratégias de canais e implementar logísticas de distribuição;
* Analisar e implementar estratégias de distribuição global;
* Desenvolver a logística para a distribuição internacional;
* Desenvolver estratégias de preços para mercados internacionais;
* Identificar e interpretar a legislação que regula as atividades do comércio exterior;
* Identificar estratégias e técnicas de negociações com clientes e parceiros internacionais;
* Formular e implementar estratégias e planos de Marketing para os vários tipos de mercados internacionais.
O Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior, com duração 2 anos, oferece aos participantes o diploma de Curso de Graduação e ainda duas certificações intermediárias de competência, respectivamente de Assistente em Procedimentos de Exportação e Importação e de Assistente em Distribuição e Logística.
1º Módulo
Cenários Contemporâneos
Métodos Quantitativos
Comunicação Organizacional
Inglês Instrumental
Modelos de Gestão
Pesquisa Aplicada em Comércio Exterior
2º Módulo
Legislação Aplicada ao Comércio Exterior
Processos de Exportação e Importação
Regimes Aduaneiros
Mecanismos de Financiamento
Inglês Aplicado às Rotinas Aduaneiras
Projeto Aplicado às Rotinas de EXP e IMP
3º Módulo
Estratégias de Distribuição e Intermodalidade
Logística e Gerência da Cadeia de Suprimentos
Movimentação e Armazenagem (Aeroportuária)
Sistemas de Gestão da Qualidade
Sistema de Informações Aplicado à Com. Exterior.
Projeto Aplicado à Distribuição e Logística
4º Módulo
Técnicas de Negociação Internacionais
Economia Internacional (Preços e Custos)
Estratégias de Marketing Internacional
Gestão da Comunicação
Diversidade Cultural no Mercado Internacional
Projeto Aplicado ao Marketing Internacional
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