DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
Promover a formação de pesquisadores para responder cientificamente às necessidades da área;
Qualificar docentes para o ensino superior;
Atribuir o título de Mestre em Administração.
Histórico
Em 1997, a Universidade Paulista inaugurou o Programa de Mestrado em Administração e, desde então, vem mantendo investimentos constantes no sentido de melhorar sua qualidade e infraestrutura.
Em 2002, consolidou o Quadro de Docentes que passou a ser composto de dez professores em regime de dedicação integral.
Em 2003, novas e modernas instalações foram inauguradas.
Em 2005, o Programa obteve a recomendação da CAPES, que, já sinalizava a existência de aspectos positivos no seu projeto pedagógico, dentre os quais pode-se ressaltar: a coerência das linhas de pesquisa, a grade de disciplinas e a infraestrutura disponível.
Por sugestão da CAPES o nome da Área de Concentração foi alterado, passando de Alinhamento Organizacional para Estratégia e seus Formatos Organizacionais. Duas Linhas de Pesquisa foram definidas: Estratégia Empresarial e Gestão em Rede de Negócios, sendo concomitantemente criados dois Grupos de Pesquisa coerentes com essas Linhas.
Um Projeto Pedagógico coeso foi consolidado visando à formação de mestres em sintonia com as demandas de conhecimento advindas de problemas contemporâneos relacionados às novas formas de competição interempresarial.
Nos últimos anos inúmeras ações foram desenvolvidas no sentido de promover a coerência das atividades às Linhas de Pesquisa, o que refletiu num aumento substancial de publicações em congressos relevantes, como a Academy of Management e o Encontro Nacional da ANPAD. O resultado mais recente desses esforços foi a união de vários professores do Programa com especialistas de outras universidades na publicação do livro Rede de Negócios, um dos temas mais recentes da Administração.
Regularmente são realizados processos seletivos para ingressos de novos alunos, tendo o Programa de Mestrado em Administração da UNIP formado mais de sessenta Mestres.
Área
Administração
Área de Conhecimento
- Administração
- Administração de Empresas
- Estratégia
- Redes de Negócio
- Logística
- Marketing
- Negócios Internacionais
- Organizações Públicas
- Políticas Públicas
- Organizações não-Governamentais (ONGs)
Área de Concentração
Estratégia e seus Formatos Organizacionais
Linhas de Pesquisa:
Estratégia Empresarial
Aborda conceitos que formam a base de compreensão da formulação e implementação da estratégia competitiva. Examina as práticas de estratégias das empresas, de modo a privilegiar situações peculiares, buscando explicação teórica que melhor se ajuste à realidade.
Gestão em Redes de Negócio
Analisa, critica e amplia os conceitos de redes; desenvolve metodologias apropriadas à linha de pesquisa e propõe formas de identificar, acompanhar e avaliar o desempenho de redes de negócios no ambiente nacional.
Infraestrutura
Biblioteca Especializada
Biblioteca com acervos atualizados atendem às bibliografias recomendadas, além de assinaturas de periódicos e revistas. A biblioteca oferece salas de estudos anexas com condições de conforto que atendem às necessidades dos estudantes. Proporciona várias “bases de dados” de consultas aos interessados com os registros mais relevantes abrangendo os diversos aspectos da Odontologia e ciências da Saúde. A Biblioteca da UNIP está estruturada de forma a dar suporte ao ensino e à pesquisa, numa instituição que Estatutariamente tem organização multi-campi, apresentando, portanto, Bibliotecas Setoriais com uma unidade central de informações, interligando todos os campi da Capital, via intranet.
Salas de aulas e auditórios amplos, iluminados e ergonômicos
Salas para aulas teóricas e seminários: a UNIP disponibiliza na pós-graduação salas para aulas teóricas, climatizadas, com microcomputadores, datashows, DVDs, telas, mesas e cadeiras; sala de alunos e sala de professores, ambas climatizadas, com mesas, cadeiras, microcomputadores conectados à internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless, scanner e impressora; 2 salas para Qualificações e Defesas climatizadas, que contam com datashows, microcomputadores, telas, cadeiras estofadas, mesa de cinco lugares destinada à banca.
Secretaria de pós-graduação, que dá suporte aos alunos e professores do programa.
Auditórios: no prédio da pós-graduação existem três auditórios com capacidade de 50, 150 e 600 lugares, que contam com toda a infraestrutura para a realização de cursos e eventos.
Promover a formação de pesquisadores para responder cientificamente às necessidades da área;
Qualificar docentes para o ensino superior;
Atribuir o título de Mestre em Administração.
Histórico
Em 1997, a Universidade Paulista inaugurou o Programa de Mestrado em Administração e, desde então, vem mantendo investimentos constantes no sentido de melhorar sua qualidade e infraestrutura.
Em 2002, consolidou o Quadro de Docentes que passou a ser composto de dez professores em regime de dedicação integral.
Em 2003, novas e modernas instalações foram inauguradas.
Em 2005, o Programa obteve a recomendação da CAPES, que, já sinalizava a existência de aspectos positivos no seu projeto pedagógico, dentre os quais pode-se ressaltar: a coerência das linhas de pesquisa, a grade de disciplinas e a infraestrutura disponível.
Por sugestão da CAPES o nome da Área de Concentração foi alterado, passando de Alinhamento Organizacional para Estratégia e seus Formatos Organizacionais. Duas Linhas de Pesquisa foram definidas: Estratégia Empresarial e Gestão em Rede de Negócios, sendo concomitantemente criados dois Grupos de Pesquisa coerentes com essas Linhas.
Um Projeto Pedagógico coeso foi consolidado visando à formação de mestres em sintonia com as demandas de conhecimento advindas de problemas contemporâneos relacionados às novas formas de competição interempresarial.
Nos últimos anos inúmeras ações foram desenvolvidas no sentido de promover a coerência das atividades às Linhas de Pesquisa, o que refletiu num aumento substancial de publicações em congressos relevantes, como a Academy of Management e o Encontro Nacional da ANPAD. O resultado mais recente desses esforços foi a união de vários professores do Programa com especialistas de outras universidades na publicação do livro Rede de Negócios, um dos temas mais recentes da Administração.
Regularmente são realizados processos seletivos para ingressos de novos alunos, tendo o Programa de Mestrado em Administração da UNIP formado mais de sessenta Mestres.
Área
Administração
Área de Conhecimento
- Administração
- Administração de Empresas
- Estratégia
- Redes de Negócio
- Logística
- Marketing
- Negócios Internacionais
- Organizações Públicas
- Políticas Públicas
- Organizações não-Governamentais (ONGs)
Área de Concentração
Estratégia e seus Formatos Organizacionais
Linhas de Pesquisa:
Estratégia Empresarial
Aborda conceitos que formam a base de compreensão da formulação e implementação da estratégia competitiva. Examina as práticas de estratégias das empresas, de modo a privilegiar situações peculiares, buscando explicação teórica que melhor se ajuste à realidade.
Gestão em Redes de Negócio
Analisa, critica e amplia os conceitos de redes; desenvolve metodologias apropriadas à linha de pesquisa e propõe formas de identificar, acompanhar e avaliar o desempenho de redes de negócios no ambiente nacional.
Infraestrutura
Biblioteca Especializada
Biblioteca com acervos atualizados atendem às bibliografias recomendadas, além de assinaturas de periódicos e revistas. A biblioteca oferece salas de estudos anexas com condições de conforto que atendem às necessidades dos estudantes. Proporciona várias “bases de dados” de consultas aos interessados com os registros mais relevantes abrangendo os diversos aspectos da Odontologia e ciências da Saúde. A Biblioteca da UNIP está estruturada de forma a dar suporte ao ensino e à pesquisa, numa instituição que Estatutariamente tem organização multi-campi, apresentando, portanto, Bibliotecas Setoriais com uma unidade central de informações, interligando todos os campi da Capital, via intranet.
Salas de aulas e auditórios amplos, iluminados e ergonômicos
Salas para aulas teóricas e seminários: a UNIP disponibiliza na pós-graduação salas para aulas teóricas, climatizadas, com microcomputadores, datashows, DVDs, telas, mesas e cadeiras; sala de alunos e sala de professores, ambas climatizadas, com mesas, cadeiras, microcomputadores conectados à internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless, scanner e impressora; 2 salas para Qualificações e Defesas climatizadas, que contam com datashows, microcomputadores, telas, cadeiras estofadas, mesa de cinco lugares destinada à banca.
Secretaria de pós-graduação, que dá suporte aos alunos e professores do programa.
Auditórios: no prédio da pós-graduação existem três auditórios com capacidade de 50, 150 e 600 lugares, que contam com toda a infraestrutura para a realização de cursos e eventos.
Disciplinas
Alinhamento Organizacional
Comportamento e Mudança Organizacional
Didática do Ensino Superior
Estratégia Competitiva
Estratégia Empresarial
Estratégia de Redes de Negócios
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão Estratégica do Desempenho
Marketing, Estratégia e Redes
Marketing e Imagem Organizacional
Metodologia da Pesquisa
Métodos Quantitativos
Métodos Qualitativos de Pesquisa
Seminários de Dissertação I
Seminários de Dissertação II
Teoria das Organizações
Teoria das Organizações II
Tópicos Especiais em Estratégia
Tópicos Especiais em Redes de Negócios
Alinhamento Organizacional
Comportamento e Mudança Organizacional
Didática do Ensino Superior
Estratégia Competitiva
Estratégia Empresarial
Estratégia de Redes de Negócios
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão Estratégica do Desempenho
Marketing, Estratégia e Redes
Marketing e Imagem Organizacional
Metodologia da Pesquisa
Métodos Quantitativos
Métodos Qualitativos de Pesquisa
Seminários de Dissertação I
Seminários de Dissertação II
Teoria das Organizações
Teoria das Organizações II
Tópicos Especiais em Estratégia
Tópicos Especiais em Redes de Negócios
O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
Cópia frente e verso do Diploma do Curso de Graduação, registrado; *
Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação; *
Cópia da Carteira de Identidade; *
Cópia do CPF;*
Documento comprobatório do resultado obtido pelo candidato no Teste ANPAD (o
candidato pode apresentar qualquer resultado dos anos de 2009 e 2010);
Uma fotografia 3x4 (recentes);
Curriculum vitae documentado (de preferência Lattes);
Proposta de um possível projeto de dissertação de mestrado;
O projeto de pesquisa deverá ter no máximo 15 (quinze) páginas impressas (espaço 2, corpo 12 Times New Roman) observando-se a seguinte estrutura:
título;
objetivos;
justificativa;
revisão teórica
breve descrição dos procedimentos metodológicos;
referências bibliográficas.
Taxa de Inscrição.**
Cópia do comprovante de inscrição, disponibilizado no término da inscrição on-line;
Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
(*) Cópia autenticada ou cópia simples com apresentação do documento original.
(**) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
O boleto bancário não poderá ser pago na tesouraria da UNIP.
Não serão aceitas inscrições que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.
Cópia frente e verso do Diploma do Curso de Graduação, registrado; *
Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação; *
Cópia da Carteira de Identidade; *
Cópia do CPF;*
Documento comprobatório do resultado obtido pelo candidato no Teste ANPAD (o
candidato pode apresentar qualquer resultado dos anos de 2009 e 2010);
Uma fotografia 3x4 (recentes);
Curriculum vitae documentado (de preferência Lattes);
Proposta de um possível projeto de dissertação de mestrado;
O projeto de pesquisa deverá ter no máximo 15 (quinze) páginas impressas (espaço 2, corpo 12 Times New Roman) observando-se a seguinte estrutura:
título;
objetivos;
justificativa;
revisão teórica
breve descrição dos procedimentos metodológicos;
referências bibliográficas.
Taxa de Inscrição.**
Cópia do comprovante de inscrição, disponibilizado no término da inscrição on-line;
Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
(*) Cópia autenticada ou cópia simples com apresentação do documento original.
(**) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
O boleto bancário não poderá ser pago na tesouraria da UNIP.
Não serão aceitas inscrições que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.
DFP_