DFP_
Localização:Americana - São Paulo
Duração:480 Horas
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas sobre a educação sociocomunitária a partir de duas linhas de pesquisa:
Linha 1
Análise histórica da práxis educativa nas experiências sociocomunitárias e institucionais.
: Descrição
Investigação e pesquisas de ordem teórico-metodológica e da práxis, centralizadas no reconhecimento das múltiplas contribuições históricas oferecidas pelas instituições educativas e a incidência dos projetos político pedagógicos por elas atuados nos seus contextos sócio-culturais. Esses estudos relativos às contribuições histórico-pedagógicas das experiências sociocomunitárias e institucionais têm por objetivo proporcionar subsídios que favoreçam a construção da autonomia e a transformação social.
Linha 2
A intervenção educativa sociocomunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis.
: Descrição
Investigação das ações e das formas de intervenção educativa sociocomunitária a partir das articulações das linguagens como construção do conhecimento, apreensão e transformação do mundo. A construção do discurso pedagógico na contemporaneidade, como crítica à coisificação do educando, como desenvolvimento de alteridade e autonomia. Os instrumentos de elaboração e interpretação das linguagens para compreensão e significação histórica da práxis educativa.
Linha 1
Análise histórica da práxis educativa nas experiências sociocomunitárias e institucionais.
: Descrição
Investigação e pesquisas de ordem teórico-metodológica e da práxis, centralizadas no reconhecimento das múltiplas contribuições históricas oferecidas pelas instituições educativas e a incidência dos projetos político pedagógicos por elas atuados nos seus contextos sócio-culturais. Esses estudos relativos às contribuições histórico-pedagógicas das experiências sociocomunitárias e institucionais têm por objetivo proporcionar subsídios que favoreçam a construção da autonomia e a transformação social.
Linha 2
A intervenção educativa sociocomunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis.
: Descrição
Investigação das ações e das formas de intervenção educativa sociocomunitária a partir das articulações das linguagens como construção do conhecimento, apreensão e transformação do mundo. A construção do discurso pedagógico na contemporaneidade, como crítica à coisificação do educando, como desenvolvimento de alteridade e autonomia. Os instrumentos de elaboração e interpretação das linguagens para compreensão e significação histórica da práxis educativa.
Disciplina Obrigatória
: Seminário de pesquisa
Disciplinas Eletivas>
(deverão ser cursadas, no mínimo, cinco disciplinas eletivas)
: Práxis social e práxis comunitária
: Metodologia da intervenção educativa sociocomunitária
: Planejamento e gestão da educação sociocomunitária
: Fundamentos filosóficos da educação
: Educação e sociedade
: Epistemologia e educação
: Psicologia social e comunitária
: Antropologia filosófica
: Educação social
: Educação e democracia na contemporaneidade
: Antropologia social
: História da educação brasileira
: Metodologia da história da educação
: História, historiografia e idéias pedagógicas
: História da educação religiosa
: Política educacional brasileira
: Filosofia, Cultura e Educação na Contemporaneidade
: Antropologia da linguagem
: Teorias psicopedagógicas da ação educativa
: Metodologia de ação para trabalho com grupos
: Psicodrama pedagógico
: Tecnologia e práticas educativas
: Tópicos especiais em educação
: Seminário de pesquisa
Disciplinas Eletivas>
(deverão ser cursadas, no mínimo, cinco disciplinas eletivas)
: Práxis social e práxis comunitária
: Metodologia da intervenção educativa sociocomunitária
: Planejamento e gestão da educação sociocomunitária
: Fundamentos filosóficos da educação
: Educação e sociedade
: Epistemologia e educação
: Psicologia social e comunitária
: Antropologia filosófica
: Educação social
: Educação e democracia na contemporaneidade
: Antropologia social
: História da educação brasileira
: Metodologia da história da educação
: História, historiografia e idéias pedagógicas
: História da educação religiosa
: Política educacional brasileira
: Filosofia, Cultura e Educação na Contemporaneidade
: Antropologia da linguagem
: Teorias psicopedagógicas da ação educativa
: Metodologia de ação para trabalho com grupos
: Psicodrama pedagógico
: Tecnologia e práticas educativas
: Tópicos especiais em educação
Graduados em diferentes áreas, mas principalmente nas ciências humanas e sociais; profissionais da educação e educadores sociais.
DFP_