DFP_
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:18 Meses
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Proposta do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, responsável pelos Cursos de Mestrado e Doutorado, visa formar pesquisadores, docentes e outros profissionais na área.
Do ponto de vista acadêmico/pedagógico, desde 1997 a organização do Programa e suas atividades de ensino, pesquisa/orientação e extensão, no âmbito tanto do mestrado quanto do doutorado, orientam-se por dois eixos temáticos:
• Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos; e
• Política e História da Educação.
O primeiro privilegia o estudo das teorias de educação e os processos pedagógicos, especialmente a partir da análise da prática pedagógica e de suas tendências, dimensões e linguagens, no contexto histórico social, em termos amplos e na especificidade da instituição escolar. O segundo enfoca em especial a política, a gestão e a história da educação no Brasil, com seus desdobramentos práticos na organização e planejamento do sistema educacional em seus diferentes níveis.
Esses dois eixos temáticos são visualizados e entendidos na prática acadêmico/pedagógica do Programa como necessariamente integrados, mantendo-se sua distinção em termos didáticos para não se perderem de vista importantes dimensões do que em última instância constitui o grande eixo temático orientador do Programa: O PROCESSO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO, em toda a sua compreensão e extensão, desde seus condicionantes políticos, históricos e epistemológicos até seus aspectos teórico-práticos mais específicos.
À luz destes enunciados o Programa estrutura pedagogicamente em quatro Núcleos de Estudos e Pesquisas, a saber:
• Formação de Professores
• História e Filosofia da Educação
• Política e Gestão da Educação
• Práticas Educativas e rocessos de Interação
Os Núcleos de Estudos e Pesquisas constituem-se a partir da aglutinação, por afinidade de interesses temáticos, de um número mínimo de docentes e discentes do Programa, e respondem pela organização e desenvolvimento da produção acadêmico-científica, que compreende, entre outros, o desenvolvimento de linhas e projetos de pesquisa, a participação na oferta das disciplinas básicas obrigatórias, o oferecimento de três a quatro disciplinas “nucleares” anualmente, a coordenação das atividades supervisionadas, e a orientação de dissertações e teses. Além disso, os Núcleos trabalham sua especificidade na correlação com o(s) eixo(s) temático(s) e com os demais núcleos, de tal forma que o Programa assegure sua unidade na tensão do diferente.
A adoção desta estrutura organizacional pedagógica do Programa, deu-se após vários anos de reflexões sobre a experiência da estrutura em áreas de concentração, em especial quando se avaliava a implantação do Curso de Doutorado. Diversamente das Áreas de Concentração, os Núcleos de Estudos e Pesquisas são estruturas muito mais flexíveis e ricas de possibilidades organizacionais. São espaços que aglutinam e integram as atividades científico-acadêmicas de docentes e discentes, onde muito mais facilmente se podem dar a discussão e a incorporação de novos temas, subtemas de investigação e de novas abordagens teórico-metodológicas.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP (PPGE-UNIMEP) tem por finalidade:
• promover a formação científica e docente aprofundada de pesquisadores, professores e profissionais no campo da Educação;
• desenvolver estudos sistemáticos e pesquisa avançada sobre problemas da Educação em sentido amplo e da Educação relativa a diferentes esferas institucionais, em especial ao contexto escolar;
• estimular a produção científica, com base em projetos de seus docentes e alunos, bem como a elaboração de trabalhos resultantes de teses e dissertações;
• incentivar ações que propiciem o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais vinculadas à produção de conhecimentos e a projetos de atuação, bem como a integração com entidades e setores da comunidade, no sentido de contribuir com a melhoria da realidade educacional brasileira.
Histórico
O ensaio “PPGE/UNIMEP: ano 37”, escrito por Bruno Pucci, conta um pouco da história de nosso Programa, desde suas origens, 1972, até o final de 2009, as dificuldades de sua implantação nos anos de ditadura, seu credenciamento, em 1988, a criação do Doutorado, em 1992, os coordenadores e docentes, os orientadores, nossas secretárias, a crise de dezembro de 2006 e nosso maior estandarte: as 703 dissertações de mestrado e as 150 teses de doutorado defendidas nesse intenso período. Trata-se apenas de um ensaio, de uma tentativa de captar alguns elementos de sua história. Mas, durante esses 37 anos quantas pessoas se conheceram e se aproximaram, quantos professores e pesquisadores foram formados, quantos artigos, livros, textos didáticos foram elaborados! Como se vê, há ainda muito da história de nosso Programa para ser contada.
Núcleos de Estudo e Pesquisa
• Formação de Professores
Este Núcleo investiga a problemática de como aprender a ensinar e de como ensinar a ensinar na formação inicial e continuada de educadores, à luz da complexidade que caracteriza a ação docente.
As investigações do Núcleo abarcam desde a educação infantil até a formação de formadores (professores universitários), nas diversas áreas de conhecimento, considerando a diversidade cultural e social. As temáticas pesquisadas relacionam-se a práticas institucionais de formação, constituição e trabalho docente, cotidiano escolar e processos de ensino-aprendizagem como objetos de investigação.
Professoras: Roseli Pacheco Schnetzler (Coordenadora), Maria Nazaré da Cruz e Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha.
• História e Filosofia da Educação
Este Núcleo tem por objetivo o estudo e a pesquisa da história da educação e das bases filosóficas das teorias e práticas educacionais. Constituem suas temáticas: educação protestante no Brasil; história das instituições escolares; educação, história e cultura; fundamentos históricos e filosóficos da educação; teoria crítica, novas tecnologias e educação.
Professores: Cesar Romero Amaral Vieira (Coordenador), Bruno Pucci , Elias Boaventura, José Maria de Paiva e Luzia Batista de Oliveira Silva.
• Política e Gestão da Educação
Este Núcleo tem por objetivo o estudo e a pesquisa sobre política e gestão da educação brasileira em seus diferentes níveis/modalidades, nos âmbitos nacional, estadual e municipal, e em diferentes períodos históricos. Os principais temas estudados são: educação e trabalho, educação superior; educação básica; reformas educacionais; descentralização e municipalização do ensino.
Professores: Cleiton de Oliveira (Coordenador), Raquel Pereira Chainho Gandini e Selma Borghi Venco
• Práticas Educativas e Processos de Interação
Este Núcleo propõe-se a estudar questões referentes à ação pedagógica e à formação do educando, focalizando práticas sociais das instituições educacionais, com ênfase na perspectiva histórico-cultural. O Núcleo assume três âmbitos preferenciais de investigação: processos de ensino-aprendizagem - educação infantil e ensino fundamental; práticas sociais relacionadas à inclusão social e à educação inclusiva; ações educativas em “ciência, tecnologia, sociedade e ambiente”.
Os principais temas de interesse são: desenvolvimento humano e educação; aquisição do conhecimento na escola e em espaços não escolares; interação educador-educando e trabalho pedagógico; relações entre cognição e linguagem na formação de conceitos.
Professoras: Anna Maria Lunardi Padilha (Coordenadora), Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Maria Guiomar Carneiro Tomazello e Maria Inês Bacellar Monteiro.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, responsável pelos Cursos de Mestrado e Doutorado, visa formar pesquisadores, docentes e outros profissionais na área.
Do ponto de vista acadêmico/pedagógico, desde 1997 a organização do Programa e suas atividades de ensino, pesquisa/orientação e extensão, no âmbito tanto do mestrado quanto do doutorado, orientam-se por dois eixos temáticos:
• Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos; e
• Política e História da Educação.
O primeiro privilegia o estudo das teorias de educação e os processos pedagógicos, especialmente a partir da análise da prática pedagógica e de suas tendências, dimensões e linguagens, no contexto histórico social, em termos amplos e na especificidade da instituição escolar. O segundo enfoca em especial a política, a gestão e a história da educação no Brasil, com seus desdobramentos práticos na organização e planejamento do sistema educacional em seus diferentes níveis.
Esses dois eixos temáticos são visualizados e entendidos na prática acadêmico/pedagógica do Programa como necessariamente integrados, mantendo-se sua distinção em termos didáticos para não se perderem de vista importantes dimensões do que em última instância constitui o grande eixo temático orientador do Programa: O PROCESSO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO, em toda a sua compreensão e extensão, desde seus condicionantes políticos, históricos e epistemológicos até seus aspectos teórico-práticos mais específicos.
À luz destes enunciados o Programa estrutura pedagogicamente em quatro Núcleos de Estudos e Pesquisas, a saber:
• Formação de Professores
• História e Filosofia da Educação
• Política e Gestão da Educação
• Práticas Educativas e rocessos de Interação
Os Núcleos de Estudos e Pesquisas constituem-se a partir da aglutinação, por afinidade de interesses temáticos, de um número mínimo de docentes e discentes do Programa, e respondem pela organização e desenvolvimento da produção acadêmico-científica, que compreende, entre outros, o desenvolvimento de linhas e projetos de pesquisa, a participação na oferta das disciplinas básicas obrigatórias, o oferecimento de três a quatro disciplinas “nucleares” anualmente, a coordenação das atividades supervisionadas, e a orientação de dissertações e teses. Além disso, os Núcleos trabalham sua especificidade na correlação com o(s) eixo(s) temático(s) e com os demais núcleos, de tal forma que o Programa assegure sua unidade na tensão do diferente.
A adoção desta estrutura organizacional pedagógica do Programa, deu-se após vários anos de reflexões sobre a experiência da estrutura em áreas de concentração, em especial quando se avaliava a implantação do Curso de Doutorado. Diversamente das Áreas de Concentração, os Núcleos de Estudos e Pesquisas são estruturas muito mais flexíveis e ricas de possibilidades organizacionais. São espaços que aglutinam e integram as atividades científico-acadêmicas de docentes e discentes, onde muito mais facilmente se podem dar a discussão e a incorporação de novos temas, subtemas de investigação e de novas abordagens teórico-metodológicas.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP (PPGE-UNIMEP) tem por finalidade:
• promover a formação científica e docente aprofundada de pesquisadores, professores e profissionais no campo da Educação;
• desenvolver estudos sistemáticos e pesquisa avançada sobre problemas da Educação em sentido amplo e da Educação relativa a diferentes esferas institucionais, em especial ao contexto escolar;
• estimular a produção científica, com base em projetos de seus docentes e alunos, bem como a elaboração de trabalhos resultantes de teses e dissertações;
• incentivar ações que propiciem o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais vinculadas à produção de conhecimentos e a projetos de atuação, bem como a integração com entidades e setores da comunidade, no sentido de contribuir com a melhoria da realidade educacional brasileira.
Histórico
O ensaio “PPGE/UNIMEP: ano 37”, escrito por Bruno Pucci, conta um pouco da história de nosso Programa, desde suas origens, 1972, até o final de 2009, as dificuldades de sua implantação nos anos de ditadura, seu credenciamento, em 1988, a criação do Doutorado, em 1992, os coordenadores e docentes, os orientadores, nossas secretárias, a crise de dezembro de 2006 e nosso maior estandarte: as 703 dissertações de mestrado e as 150 teses de doutorado defendidas nesse intenso período. Trata-se apenas de um ensaio, de uma tentativa de captar alguns elementos de sua história. Mas, durante esses 37 anos quantas pessoas se conheceram e se aproximaram, quantos professores e pesquisadores foram formados, quantos artigos, livros, textos didáticos foram elaborados! Como se vê, há ainda muito da história de nosso Programa para ser contada.
Núcleos de Estudo e Pesquisa
• Formação de Professores
Este Núcleo investiga a problemática de como aprender a ensinar e de como ensinar a ensinar na formação inicial e continuada de educadores, à luz da complexidade que caracteriza a ação docente.
As investigações do Núcleo abarcam desde a educação infantil até a formação de formadores (professores universitários), nas diversas áreas de conhecimento, considerando a diversidade cultural e social. As temáticas pesquisadas relacionam-se a práticas institucionais de formação, constituição e trabalho docente, cotidiano escolar e processos de ensino-aprendizagem como objetos de investigação.
Professoras: Roseli Pacheco Schnetzler (Coordenadora), Maria Nazaré da Cruz e Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha.
• História e Filosofia da Educação
Este Núcleo tem por objetivo o estudo e a pesquisa da história da educação e das bases filosóficas das teorias e práticas educacionais. Constituem suas temáticas: educação protestante no Brasil; história das instituições escolares; educação, história e cultura; fundamentos históricos e filosóficos da educação; teoria crítica, novas tecnologias e educação.
Professores: Cesar Romero Amaral Vieira (Coordenador), Bruno Pucci , Elias Boaventura, José Maria de Paiva e Luzia Batista de Oliveira Silva.
• Política e Gestão da Educação
Este Núcleo tem por objetivo o estudo e a pesquisa sobre política e gestão da educação brasileira em seus diferentes níveis/modalidades, nos âmbitos nacional, estadual e municipal, e em diferentes períodos históricos. Os principais temas estudados são: educação e trabalho, educação superior; educação básica; reformas educacionais; descentralização e municipalização do ensino.
Professores: Cleiton de Oliveira (Coordenador), Raquel Pereira Chainho Gandini e Selma Borghi Venco
• Práticas Educativas e Processos de Interação
Este Núcleo propõe-se a estudar questões referentes à ação pedagógica e à formação do educando, focalizando práticas sociais das instituições educacionais, com ênfase na perspectiva histórico-cultural. O Núcleo assume três âmbitos preferenciais de investigação: processos de ensino-aprendizagem - educação infantil e ensino fundamental; práticas sociais relacionadas à inclusão social e à educação inclusiva; ações educativas em “ciência, tecnologia, sociedade e ambiente”.
Os principais temas de interesse são: desenvolvimento humano e educação; aquisição do conhecimento na escola e em espaços não escolares; interação educador-educando e trabalho pedagógico; relações entre cognição e linguagem na formação de conceitos.
Professoras: Anna Maria Lunardi Padilha (Coordenadora), Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Maria Guiomar Carneiro Tomazello e Maria Inês Bacellar Monteiro.
Disciplinas
Educação e Pesquisa I
Educação e Pesquisa II
Seminários de Pesquisa I
Seminários de Pesquisa II
Seminários de Pesquisa III
Disciplinas optativas (três de 03 créditos cada)
Atividades Supervisionadas
Elaboração de Dissertação
Educação e Pesquisa I
Educação e Pesquisa II
Seminários de Pesquisa I
Seminários de Pesquisa II
Seminários de Pesquisa III
Disciplinas optativas (três de 03 créditos cada)
Atividades Supervisionadas
Elaboração de Dissertação
Documentação:
• requerimento especificando a disciplina;
• Curriculum Vitae resumido;
• fotocópias do diploma de graduação, da ficha de inscrição, do CPF e do RG;
• uma (1) foto ¾.
• requerimento especificando a disciplina;
• Curriculum Vitae resumido;
• fotocópias do diploma de graduação, da ficha de inscrição, do CPF e do RG;
• uma (1) foto ¾.
DFP_