Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (Canoas, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Localização:Canoas - Rio Grande do Sul
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Curso
O mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática fornece elementos conceituais e metodológicos para a formação de profissionais com perfil de pesquisador, aptos a seguir carreira acadêmica, bem como formar professores capazes de serem "formadores de formadores" indo, dessa maneira, além de sua própria profissionalização.
Objetivos
O programa tem por objetivo promover e realizar pesquisas na Área de Ensino de Ciências e Matemática, qualificando e aperfeiçoando o pesquisador docente dos diversos níveis de ensino, de modo a desenvolver e fomentar um ensino de ciências e matemática consonante e alinhado com as necessidades contemporâneas.
Área de Concentração
Este programa visa promover a pesquisa para qualificar e aperfeiçoar o pesquisador docente no universo, na habilidade de desenvolver e fomentar um ensino de ciências e matemática consonante e alinhado com o suporte tecnológico atual e as necessidade educacionais.
O programa opta em concentrar suas atividades e iniciativas em torno dos seus objetivos focalizando sempre o ensino de ciências e matemática, entendido como um conjunto de proposta e projetos ligados ao ensino de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática no ensino fundamental, médio e superior. Está estruturado em quatro linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências e Matemática, Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável, Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências e Matemática, Formação de Professores para Ensino de Ciências e Matemática. As referidas linhas abarcam as pesquisas dos professores, as dissertações dos mestrandos e doutorandos incluindo, também, os grupos de pesquisa da Instituição, já estruturados e aderentes à proposta do programa. Esta inclusão vem dar solidez ao programa na Instituição e garantir a continuidade e aprofundamento no que já está sendo realizado na ULBRA nesta área.
Público-Alvo
Professores das áreas de:
Biologia
Física
Matemática
Química
Professores de Matemática, Física, Biologia e Química que atuam nos diversos níveis de ensino bem como profissionais de outras áreas afins que queiram se dedicar à pesquisa em ensino de Ciências e Matemática.
Reconhecimento
Área de Ensino de Ciências e Matemática
Esta área foi criada na CAPES em setembro de 2000. O primeiro curso aprovado pela área, em outubro de 2000, foi o mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana.
A Comissão da área, nesta oportunidade, era constituída pelos professores pesquisadores Eduardo Mortimer, Oto Néri Borges, Rômulo Lins, Frederico S. de Sousa Cruz, Roque Moraes, Terezinha Valim Gonçalves, Tânia M. M. Campos, Adelaide Falijoni-Alario, Nélio Bizzo e o representante da Área, Marco Antônio Moreira.
Ao longo dos meses de abril e maio do ano de 2000, a Universidade foi atendida pela área em várias consultas no sentido de criar o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Teve sucesso com o seu projeto em 2001, com o parecer favorável à recomendação. A área de Ensino de Ciências e Matemática possui uma profunda preocupação em jamais abrir mão de rigorosos critérios de qualidade. Neste sentido, a qualificação do corpo docente, as atividades de pesquisa e as publicações em periódicos arbitrados, de nível nacional e internacional, estão entre os primeiros e mais importantes critérios a serem utilizados.
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
O programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática foi avaliado pela Comissão da Área, na reunião dos dias 19 a 23 de novembro de 2001 com parecer favorável à recomendação. Sendo recomendado pelo Conselho Técnico Científico - CTC na reunião de 13 e 14 dezembro de 2001, com conceito 3, com emissão do Ofício Nº Ref. CAA/CTC/276 de 17 de dezembro de 2001. Iniciou, oficialmente, suas atividades em março de 2002.
O mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática fornece elementos conceituais e metodológicos para a formação de profissionais com perfil de pesquisador, aptos a seguir carreira acadêmica, bem como formar professores capazes de serem "formadores de formadores" indo, dessa maneira, além de sua própria profissionalização.
Objetivos
O programa tem por objetivo promover e realizar pesquisas na Área de Ensino de Ciências e Matemática, qualificando e aperfeiçoando o pesquisador docente dos diversos níveis de ensino, de modo a desenvolver e fomentar um ensino de ciências e matemática consonante e alinhado com as necessidades contemporâneas.
Área de Concentração
Este programa visa promover a pesquisa para qualificar e aperfeiçoar o pesquisador docente no universo, na habilidade de desenvolver e fomentar um ensino de ciências e matemática consonante e alinhado com o suporte tecnológico atual e as necessidade educacionais.
O programa opta em concentrar suas atividades e iniciativas em torno dos seus objetivos focalizando sempre o ensino de ciências e matemática, entendido como um conjunto de proposta e projetos ligados ao ensino de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática no ensino fundamental, médio e superior. Está estruturado em quatro linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências e Matemática, Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável, Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências e Matemática, Formação de Professores para Ensino de Ciências e Matemática. As referidas linhas abarcam as pesquisas dos professores, as dissertações dos mestrandos e doutorandos incluindo, também, os grupos de pesquisa da Instituição, já estruturados e aderentes à proposta do programa. Esta inclusão vem dar solidez ao programa na Instituição e garantir a continuidade e aprofundamento no que já está sendo realizado na ULBRA nesta área.
Público-Alvo
Professores das áreas de:
Biologia
Física
Matemática
Química
Professores de Matemática, Física, Biologia e Química que atuam nos diversos níveis de ensino bem como profissionais de outras áreas afins que queiram se dedicar à pesquisa em ensino de Ciências e Matemática.
Reconhecimento
Área de Ensino de Ciências e Matemática
Esta área foi criada na CAPES em setembro de 2000. O primeiro curso aprovado pela área, em outubro de 2000, foi o mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana.
A Comissão da área, nesta oportunidade, era constituída pelos professores pesquisadores Eduardo Mortimer, Oto Néri Borges, Rômulo Lins, Frederico S. de Sousa Cruz, Roque Moraes, Terezinha Valim Gonçalves, Tânia M. M. Campos, Adelaide Falijoni-Alario, Nélio Bizzo e o representante da Área, Marco Antônio Moreira.
Ao longo dos meses de abril e maio do ano de 2000, a Universidade foi atendida pela área em várias consultas no sentido de criar o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Teve sucesso com o seu projeto em 2001, com o parecer favorável à recomendação. A área de Ensino de Ciências e Matemática possui uma profunda preocupação em jamais abrir mão de rigorosos critérios de qualidade. Neste sentido, a qualificação do corpo docente, as atividades de pesquisa e as publicações em periódicos arbitrados, de nível nacional e internacional, estão entre os primeiros e mais importantes critérios a serem utilizados.
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
O programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática foi avaliado pela Comissão da Área, na reunião dos dias 19 a 23 de novembro de 2001 com parecer favorável à recomendação. Sendo recomendado pelo Conselho Técnico Científico - CTC na reunião de 13 e 14 dezembro de 2001, com conceito 3, com emissão do Ofício Nº Ref. CAA/CTC/276 de 17 de dezembro de 2001. Iniciou, oficialmente, suas atividades em março de 2002.
Bloco Comum (obrigatório)
- História e Epistemologia para a Pesquisa em Ciências e Matemática.
- Perspectivas da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática I
- Teorias de Ensino e Aprendizagem para o Ensino de Ciências e Matemática
- Metodologia de Pesquisa para a Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
- Colóquios de Pesquisa I
- Seminário Científico I (Estudos avançados sobre Teorias de Aprendizagem)
Bloco Optativo por área
- Tópicos Avançados de Matemática - Cálculo e Modelagem
- Tópicos Avançados de Matemática - Teoria dos Números e Álgebra
- Tópicos Fundamentais de Química
- Tópicos Fundamentais de Física
- Tópicos Fundamentais em Teoria Quântica e Física Contemporânea
- Tópicos Avançados de Biologia
- Ciências para o Estudo do Ambiente
- Tópicos Avançados de Matemática - Geometria
Bloco Eletivo
- Educação para o Desenvolvimento Sustentável
-Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática
- Currículo: Concepções e Práticas Pedagógicas em Ciências e Matemática
- Currículo: Formação de Professores de Matemática e Ciências
- Perspectivas da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática II
- Educação inclusiva para a área de Ciências e Matemática
- História e Epistemologia para a Pesquisa em Ciências e Matemática.
- Perspectivas da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática I
- Teorias de Ensino e Aprendizagem para o Ensino de Ciências e Matemática
- Metodologia de Pesquisa para a Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
- Colóquios de Pesquisa I
- Seminário Científico I (Estudos avançados sobre Teorias de Aprendizagem)
Bloco Optativo por área
- Tópicos Avançados de Matemática - Cálculo e Modelagem
- Tópicos Avançados de Matemática - Teoria dos Números e Álgebra
- Tópicos Fundamentais de Química
- Tópicos Fundamentais de Física
- Tópicos Fundamentais em Teoria Quântica e Física Contemporânea
- Tópicos Avançados de Biologia
- Ciências para o Estudo do Ambiente
- Tópicos Avançados de Matemática - Geometria
Bloco Eletivo
- Educação para o Desenvolvimento Sustentável
-Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática
- Currículo: Concepções e Práticas Pedagógicas em Ciências e Matemática
- Currículo: Formação de Professores de Matemática e Ciências
- Perspectivas da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática II
- Educação inclusiva para a área de Ciências e Matemática
DFP_