Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática (Santa Maria, Rio Grande do Sul)
Centro Universitário Franciscano
DFP_
Localização:Santa Maria - Rio Grande do Sul
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Curso tem objetivos que contemplam tanto a apropriação de conteúdos curriculares, como a apropriação objetiva dos métodos de ensino e de pesquisa, adequados ao ensino de Física e de Matemática, e visa habilitar os mestrandos para realizar pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação escolar e a fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da função docente no sentido de exercer de modo eficiente a sua profissão.
O Curso tem como público alvo Licenciados em Física ou Matemática (Licenciatura Plena) que estejam em plena atividade profissional na educação básica (níveis fundamental ou médio) no ensino de Física ou no ensino de Matemática e docentes do ensino superior que atuam nestas licenciaturas.
O Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano é recomendado pela CAPES desde 05/12/2003 com início das atividades em março de 2004.
Áreas de Concentração, Linhas de Pesquisa e Grupo de Pesquisa
Áreas de Concentração
O Curso está estruturado em duas áreas de concentração assim denominadas:
• Ensino de Física
• Ensino de Matemática
Linhas de Pesquisa
As duas áreas de concentração ofertadas pelo Curso são materializadas por meio de duas linhas de pesquisa:
• Trabalho Pedagógico e suas Repercussões no Ensino de Física
• Trabalho Pedagógico e suas Repercussões no Ensino de Matemática
Contribuir com estudos e pesquisas de cunho interdisciplinar sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no ensino de física e as suas repercussões no currículo escolar do ensino fundamental, médio e superior, objetivando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.
Linhas de Pesquisa Anteriores
Grupo de Pesquisa
Trabalho Pedagógico e suas repercussões no Ensino de Física e de Matemática.
Objetivos
Objetivos Gerais
• capacitar, em nível de pós-graduação stricto sensu, profissionais do ensino de Física e de Matemática que estejam em exercício nos sistemas de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior (licenciaturas);
• proporcionar condições de estudo e de pesquisa previamente estruturados, que visam a apropriação do fenômeno socioeducacional como uma categoria capaz de interferir política e culturalmente na sociedade objetivando superar concepções pedagógicas que reduzem a educação e o ensino de Física e de Matemática a uma questão meramente técnica;
• buscar no estudo do fenômeno socioeducacional sua correta dimensão de locus de luta por hegemonia, de colaboração com a formação da cidadania crítica e de fortalecimento intelectual, cultural e político,considerando a perspectiva multicultural da sociedade contemporânea;
• contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico que visa oferecer consistência política, pedagógica e científica à apreensão da problemática que hoje perpassa o ensino de Física e de Matemática e à produção de conhecimentos (teórico-práticos), considerando a delimitação definida por suas Linhas de Pesquisa;
• oportunizar aos docentes que atuam na educação básica (ensino fundamental e ensino médio) e nas licenciaturas de Física e de Matemática, aprofundamento de estudos, tendo como ponto de referência a realidade sociocultural e seus determinantes histórico-filosóficos, pedagógicos e científicos, com vistas a proposições alternativas para a melhoria da qualidade do ensino no contexto social de abrangência do Curso.
Objetivos Específicos
• oferecer aos licenciados em Física e Matemática oportunidade de realização de estudos e pesquisas aprofundados em relação aos conteúdos curriculares ministrados nos ensino fundamental e médio e nos cursos de licenciaturas das áreas das disciplinas em questão;
• contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica da prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional;
• oportunizar, através dos componentes curriculares do curso, formação profissional na área docente, buscando a integração entre conteúdos curriculares, teorias de aprendizagem, metodologias de ensino derivadas das novas tecnologias da informação e da comunicação, concepções e modalidades de avaliação da aprendizagem e métodos e técnicas de pesquisa, apropriados ao ensino de ensino de Física e de Matemática.
Público Alvo Poderão candidatar-se ao Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano, docentes Licenciados em Física ou Matemática (Licenciatura Plena) que estejam em plena atividade profissional na educação básica (ensino fundamental ou médio) no Ensino de Física ou de Matemática e docentes do ensino superior que atuam nestas Licenciaturas.
O Curso tem objetivos que contemplam tanto a apropriação de conteúdos curriculares, como a apropriação objetiva dos métodos de ensino e de pesquisa, adequados ao ensino de Física e de Matemática, e visa habilitar os mestrandos para realizar pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação escolar e a fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da função docente no sentido de exercer de modo eficiente a sua profissão.
O Curso tem como público alvo Licenciados em Física ou Matemática (Licenciatura Plena) que estejam em plena atividade profissional na educação básica (níveis fundamental ou médio) no ensino de Física ou no ensino de Matemática e docentes do ensino superior que atuam nestas licenciaturas.
O Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano é recomendado pela CAPES desde 05/12/2003 com início das atividades em março de 2004.
Áreas de Concentração, Linhas de Pesquisa e Grupo de Pesquisa
Áreas de Concentração
O Curso está estruturado em duas áreas de concentração assim denominadas:
• Ensino de Física
• Ensino de Matemática
Linhas de Pesquisa
As duas áreas de concentração ofertadas pelo Curso são materializadas por meio de duas linhas de pesquisa:
• Trabalho Pedagógico e suas Repercussões no Ensino de Física
• Trabalho Pedagógico e suas Repercussões no Ensino de Matemática
Contribuir com estudos e pesquisas de cunho interdisciplinar sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no ensino de física e as suas repercussões no currículo escolar do ensino fundamental, médio e superior, objetivando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.
Linhas de Pesquisa Anteriores
Grupo de Pesquisa
Trabalho Pedagógico e suas repercussões no Ensino de Física e de Matemática.
Objetivos
Objetivos Gerais
• capacitar, em nível de pós-graduação stricto sensu, profissionais do ensino de Física e de Matemática que estejam em exercício nos sistemas de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior (licenciaturas);
• proporcionar condições de estudo e de pesquisa previamente estruturados, que visam a apropriação do fenômeno socioeducacional como uma categoria capaz de interferir política e culturalmente na sociedade objetivando superar concepções pedagógicas que reduzem a educação e o ensino de Física e de Matemática a uma questão meramente técnica;
• buscar no estudo do fenômeno socioeducacional sua correta dimensão de locus de luta por hegemonia, de colaboração com a formação da cidadania crítica e de fortalecimento intelectual, cultural e político,considerando a perspectiva multicultural da sociedade contemporânea;
• contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico que visa oferecer consistência política, pedagógica e científica à apreensão da problemática que hoje perpassa o ensino de Física e de Matemática e à produção de conhecimentos (teórico-práticos), considerando a delimitação definida por suas Linhas de Pesquisa;
• oportunizar aos docentes que atuam na educação básica (ensino fundamental e ensino médio) e nas licenciaturas de Física e de Matemática, aprofundamento de estudos, tendo como ponto de referência a realidade sociocultural e seus determinantes histórico-filosóficos, pedagógicos e científicos, com vistas a proposições alternativas para a melhoria da qualidade do ensino no contexto social de abrangência do Curso.
Objetivos Específicos
• oferecer aos licenciados em Física e Matemática oportunidade de realização de estudos e pesquisas aprofundados em relação aos conteúdos curriculares ministrados nos ensino fundamental e médio e nos cursos de licenciaturas das áreas das disciplinas em questão;
• contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica da prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional;
• oportunizar, através dos componentes curriculares do curso, formação profissional na área docente, buscando a integração entre conteúdos curriculares, teorias de aprendizagem, metodologias de ensino derivadas das novas tecnologias da informação e da comunicação, concepções e modalidades de avaliação da aprendizagem e métodos e técnicas de pesquisa, apropriados ao ensino de ensino de Física e de Matemática.
Público Alvo Poderão candidatar-se ao Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano, docentes Licenciados em Física ou Matemática (Licenciatura Plena) que estejam em plena atividade profissional na educação básica (ensino fundamental ou médio) no Ensino de Física ou de Matemática e docentes do ensino superior que atuam nestas Licenciaturas.
Estrutura Curricular
Núcleo Comum
Teoria e Sistematização do Ensino
Metodologia da Pesquisa
Hipermídia na Educação: Courseware
Seminário Integrado I
Seminário Integrado II
Seminário Integrado III
Teorias de Aprendizagem e de Ensino
Ensino de Física
Física no Ensino Fundamental e Médio
Física Clássica I
Física clássica II
Optativa I
Optativa II
Ensino de Física - Orientação de Dissertação
Orientação de Dissertação I
Orientação de Dissertação II
Orientação de Dissertação III
Ensino de Matemática
Fundamentos de Matemática
Fundamentos de Álgebra
Fundamentos de Geometria
Optativa I
Optativa II
Ensino de Matemática - Orientação de Dissertação
Orientação de Dissertação I
Orientação de Dissertação II
Disciplinas Optativas - Núcleo Comum
História e Filosofia da Ciência
História do Currículo
Política Educacional e Currículo do Ensino Fundamental
Política Educacional e Currículo do Ensino Médio
Avaliação da Aprendizagem
Novas Tendências no Ensino da Física
Novas Tendências no Ensino da Matemática
Pesquisa em Ensino de Física
Pesquisa em Ensino de Matemática
Fundamentos de Educação Ambiental
Novos Paradigmas da Educação: Projetos Sala de Aula
Pedagogia da Comunicação: Relação Dialógica com Tecnologias
Ensino de Física - Elenco de Disciplinas Optativas
Tópicos de Física Moderna I
Tópicos de Física Moderna II
Tópicos de Física Moderna III
Tópicos de Física Nuclear
Ensino de Matemática - Elenco de Disciplinas Optativas
Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral
Fundamentos de Análise Combinatória
Fundamentos de Geometria Analítica e Álgebra
Modelagem Matemática
Fundamentos de Probabilidade e Estatística
Núcleo Comum
Teoria e Sistematização do Ensino
Metodologia da Pesquisa
Hipermídia na Educação: Courseware
Seminário Integrado I
Seminário Integrado II
Seminário Integrado III
Teorias de Aprendizagem e de Ensino
Ensino de Física
Física no Ensino Fundamental e Médio
Física Clássica I
Física clássica II
Optativa I
Optativa II
Ensino de Física - Orientação de Dissertação
Orientação de Dissertação I
Orientação de Dissertação II
Orientação de Dissertação III
Ensino de Matemática
Fundamentos de Matemática
Fundamentos de Álgebra
Fundamentos de Geometria
Optativa I
Optativa II
Ensino de Matemática - Orientação de Dissertação
Orientação de Dissertação I
Orientação de Dissertação II
Disciplinas Optativas - Núcleo Comum
História e Filosofia da Ciência
História do Currículo
Política Educacional e Currículo do Ensino Fundamental
Política Educacional e Currículo do Ensino Médio
Avaliação da Aprendizagem
Novas Tendências no Ensino da Física
Novas Tendências no Ensino da Matemática
Pesquisa em Ensino de Física
Pesquisa em Ensino de Matemática
Fundamentos de Educação Ambiental
Novos Paradigmas da Educação: Projetos Sala de Aula
Pedagogia da Comunicação: Relação Dialógica com Tecnologias
Ensino de Física - Elenco de Disciplinas Optativas
Tópicos de Física Moderna I
Tópicos de Física Moderna II
Tópicos de Física Moderna III
Tópicos de Física Nuclear
Ensino de Matemática - Elenco de Disciplinas Optativas
Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral
Fundamentos de Análise Combinatória
Fundamentos de Geometria Analítica e Álgebra
Modelagem Matemática
Fundamentos de Probabilidade e Estatística
Documentos para a Inscrição
diploma de Licenciatura Plena em Física ou Matemática e Histórico Escolar correspondente;
curriculum vitae;
cópias de documento de identidade e do CPF.
Procedimento para a Inscrição Os documentos necessários para a inscrição, a cópia da taxa de pagamento da inscrição e a ficha de inscrição podem ser remetidos pelo correio convencional ou entregues diretamente à secretaria do curso. A ficha de inscrição pode ser enviada pelo correio eletrônico.
Processo de Seleção
análise do curriculum vitae;
entrevista com a Comissão de Seleção (local, datas e horários a serem disponibilizados no site do Curso e no site da UNIFRA).
diploma de Licenciatura Plena em Física ou Matemática e Histórico Escolar correspondente;
curriculum vitae;
cópias de documento de identidade e do CPF.
Procedimento para a Inscrição Os documentos necessários para a inscrição, a cópia da taxa de pagamento da inscrição e a ficha de inscrição podem ser remetidos pelo correio convencional ou entregues diretamente à secretaria do curso. A ficha de inscrição pode ser enviada pelo correio eletrônico.
Processo de Seleção
análise do curriculum vitae;
entrevista com a Comissão de Seleção (local, datas e horários a serem disponibilizados no site do Curso e no site da UNIFRA).
DFP_