Objetivo
De modo geral, o curso pretende ser um instrumento que permita, através da realização de atividades teórico-práticas, fazer da arte um instrumento reabilitador de problemas na educação, na saúde e em relacionamentos socioculturais.Para tal, busca fornecer informações sobre a utilização dos conceitos e técnicas de Arte como método facilitador terapêutico nas áreas de educação e saúde, observando e experimentando o despertar do potencial criativo do ser humano. Ao longo do curso, é adotada uma abordagem que valorize a sensibilidade e o autoconhecimento através de recursos expressivos com materiais artísticos.
Disciplinas
1 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.
2 - NEUROCIÊNCIA DO CONHECIMENTO
OBJETIVO: Compreender os papéis gerais do funcionamento do sistema nervoso na recepção de informações, nas suas interpretações e na elaboração das respostas. Adquirir noções da fisiologia do encéfalo e estabelecer relações com os fatores bio-psico-sociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano tais como: o cognitivo, o afetivo, o emocional e o relacional. Facilitar a (re)organização e o (re)equilíbrio do sujeito ao ambiente, orientando a busca de um acompanhamento efetivo, promovendo, assim, uma vida mais saudável e feliz. EMENTA: Sistema nervoso: neurônios - nossa galáxia interna; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso; Neurobiologia na construção da inteligência e da afetividade.
3 - CRIATIVIDADE
OBJETIVO: Ressaltar a importância da criatividade, apresentando diversas formas de se trabalhar o processo criativo. Destacar a importância da criatividade no ambiente escolar, entre outros aspectos relevantes a criatividade. Entender este processo e a importância da motivação interna e externa irá facilitar a sua atuação na construção da escola criativa. EMENTA: O que é criatividade; A pessoa criativa; Processo do pensamento criativo; O ambiente criativo; Educação emocional e a personalidade criativa; Atividades práticas I E II.
4 - LINGUAGENS EXPRESSIVAS
OBJETIVO: Demonstrar as diferentes linguagens expressivas, entrando em contato com dinâmicas e conteúdos das linguagens expressivas. Apresentar as diversas formas expressivas em sintonia com o corpo e o movimento. EMENTA: Corpo e expressão; Linguagens literárias; Música; Dança; Teatro; Fotografia.
5 - HISTÓRIA DA ARTE
OBJETIVO: Proporcionar um conhecimento mais aprofundado da arte universal; Demonstrar as inter-relações da arte com o contexto social em que estão inseridas as diversas manifestações culturais; Possibilitar um despertar para o prazer de conhecer, fruir e fazer arte; Instrumentalizar o profissional em Educação e em Saúde com conteúdos que possam enriquecer seu trabalho. EMENTA: Pré-história e antiguidade; Da idade média ao rococó; Século XIX; Século XX; Arte brasileira; Arte oriental e africana.
6 - LINGUAGEM DOS MATERIAIS
OBJETIVO: Demonstrar os diferentes materiais e suas técnicas reconhecendo mais sobre a importância da linguagem específica de cada material e sua aplicação na educação e na saúde, além de aprender a manipular todos esses diferentes materiais, explorando suas qualidades expressivas. EMENTA: Os materiais gráficos; As tintas; As massas; Materiais duros; As colas e a colagem; Materiais alternativos.
7 - FUNDAMENTOS DA ARTE EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
OBJETIVO: Discutir sobre os significados de uma obra de arte; Conhecer as teorias da percepção; Refletir sobre a imaginação e suas funções sobre os olhares de Freud e Bachelard; Demonstrar a relação de Jung com a arte; Discutir sobre o que é arte terapia; Discutir sobre arte-educação; Descrever a história do ensino da arte no Brasil. EMENTA: Filosofia da Arte - os significados da obra de arte; Teorias da percepção; A imaginação e suas funções: Freud e Bachelard; Jung e a Arte; Arteterapia e Arte-educação; História do ensino da Arte no Brasil
8 - OFICINA DE ARTES VISUAIS
OBJETIVO: Reconhecer a importância da linguagem visual e de seus elementos na arte; Demonstrar o manejo e os recursos dos diferentes elementos visuais, explorando suas qualidades expressivas e afetivas; Reconhecer a conjugação dos elementos visuais na construção de efeitos especiais na composição artística. EMENTA: O ponto; a linha; a forma; a cor; a textura; a composição.
9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
1 foto 3x4 atual