Localização:Corumbá - Mato Grosso do Sul
Duração:16 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
As tecnologias educacionais têm permitido à sociedade contemporânea usufruir de novas possibilidades de produção e socialização do conhecimento. Desde o século XX, a educação brasileira abriga experiências diversificadas que se utilizam dos recursos tecnológicos, o que exigiu a regulamentação da educação a distância como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996. Nesse cenário, as faculdades e universidades iniciaram um movimento de criação e oferta de cursos a distância ou semipresenciais, de natureza diversa, com o objetivo de atender às demandas sociais. Com a inclusão dos 20% não-presenciais nas propostas curriculares de cursos até então exclusivamente presenciais, surgiu e se consolidou a demanda por uma docência que necessita utilizar os recursos tecnológicos para atender uma exigência legal e pedagógica. Assim, a educação a distância e as ferramentas proporcionadas pelas novas tecnologias tornaram-se uma realidade no processo pedagógico dos docentes e alunos. Nesse contexto, existe uma necessidade de formação dos docentes, pois não basta reproduzir no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) as práticas pedagógicas da escola tradicional, em que o falar/ditar do mestre prevalece em detrimento da aprendizagem colaborativa, da pesquisa e da interação.
OBJETIVO GERAL
Incluir nas práticas pedagógicas dos professores ferramentas tecnológicas que possibilitem a interação e a aprendizagem colaborativa dos atores educacionais, reconhecendo que a tecnologia é uma realidade atual a serviço do magistério.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre a utilização de recursos tecnológicos no ambiente escolar.
Perceber a importância da presença do profissional da educação diante dos recursos tecnológicos.
Apresentar ferramentas e possibilidades de práticas com recursos tecnológicos.
PÚBLICO-ALVO
Professores em exercício, diretores de escola, equipe gestora e dirigentes dos sistemas públicos e privados de educação constituem-se em público-alvo prioritário. O curso é dirigido aos portadores de diploma de curso Superior e aberto a profissionais de formações diversas áreas administradores, administradores, profissionais liberais e consultores, entre outros que preferem ter a mobilidade e flexibilidade para cursar uma pós-graduação de alta qualidade e prestígio sem precisar se deslocar constantemente para uma sala de aula ou que não tem disponível em sua cidade cursos de pós-graduação de alta qualidade na área.